Todo smartphone Android vem pelo menos com um navegador de fábrica para disponibilizar o acesso à internet. Nem sempre, contudo, o browser nativo atende às suas necessidades, e a Play Store conta com várias opções, cada uma com um ponto forte. Confira a nossa lista com os melhores navegadores para Android.
Opera - o mais intuitivo
Vamos começar pelo Opera. Este é um navegador muito rápido, que mostra a sua qualidade logo após ser baixado. O ponto forte aqui é a simplicidade da interface de usuário, o design agradável e o uso intuitivo das suas funções. Por exemplo: clicando no menu do logotipo (a letra O), visualiza o histórico de navegação, a página inicial, seus downloads e as configurações do browser, entre outros. Além disso, a troca de página se dá de maneira bem ágil, bastando clicar no ícone de janelas ao lado do logo. Por fim, ativando o modo Off-Road facilita a navegação em situações de conexão instável.
Este aplicativo é uma evolução do navegador Dolphin, e oferece um modo privado bem mais evoluído do que o dos outros browsers. Ao sair dele, todos os seus dados pessoais são apagados, e o pequeno símbolo da máquina que destrói documentos deixa isso bem claro. Além disso, o Dolphin Zero usa a ferramenta de busca-padrão o DuckDuckGo, conhecido também pela sua proteção aos dados do usuário. Isso não impede, contudo, que busque coisas pelo Google ou Bing. Por apagar tudo de maneira automática, o Dolphin Zero não traz opções de favoritos, histórico, etc, e a sua interface é a mais simples possível. Ideal para quem valoriza a privacidade.
O UC para Android oferece uma experiência de navegação bem veloz. Com esse aplicativo, os usuários podem personalizar o aspecto do próprio browser com o acréscimo de diversos temas e papéis de parede. Dessa forma, pode dar o seu toque à experiência de navegação. Esse navegador merece destaque por seu gerenciamento dos vídeos. Os botões para regular a luminosidade e o volume são simples e muito úteis. Outra vantagem é a opção Cloud Sync, que permite a sincronização de favoritos e históricos em vários dispositivos, utilizando-se o Google ou o Facebook. A sua versão mini reduz as funções, mas aumenta a velocidade de navegação. Por sua vez, a versão HD melhora os gráficos e a reprodução de multimídia. Decide a versão adequada ao seu uso.
Entramos agora em terra de gigantes. O Firefox é um dos navegadores mais famosos para PC, e a versão para Android não deixa a desejar. O ponto forte deste navegador é oferecer, além das clássicas funções de favoritos, histórico, etc., vários outros complementos ou add-ons, que podem ser instalados de acordo com a sua necessidade.Isso deixa o navegador o mais enxuto possível e melhora muita a experiência de uso. Destaque vai também para o Modo Convidado, em que outra pessoa pode navegar com o seu dispositivo sem ver o seu histórico ou favoritos. Por fim, o Firefox é o navegador mais próximo da comunidade de usuários, contando com uma versão Beta que pode ser testada e cujos bugs podem ser relatados.
Claro, não poderia ser diferente: se o mesmo desenvolvedor do sistema operacional também criou o navegador, obviamente ele funcionará de maneira fluida e bem integrada às funções do dispositivo como um todo. Mas nem sempre foi assim. O Chrome para Android foi um “parto tardio”, e por muito tempo contamos apenas com a versão Beta do app. Bem melhor agora, a versão “pronta” traz a possibilidade de conexão com a maioria dos serviços do Google, notadamente oChrome Remote Desktop, em que controla seu computador à distância com o Android.
Outra sugestão CM Browser. Com apenas 1,7 MB, o ele é um dos navegadores mais leves da Play Store. E não é só isso: ele reage aos comandos de maneira bem rápida, o que torna a experiência de uso ágil e dinâmica. Sua inteface é simples e muito colorida, baseada em quadrados de cores diferentes na página inicial para os seus endereços mais acessados. Entre suas funções mais interessantes estão os atalhos para apps perto da barra de endereços (possibilitando uma navegação mais rápida), a opção de perfil anónimo, para navegar sem deixar rastros, a busca simplificada por palavras na página e o modo de tela inteira.