- Back to Home »
- Apple , comparação , google , macbook pro , nexus 9 , pc , potente , tablet »
- Nexus 9 é tão potente como um MacBook Pro de 2013
Comparação feita recorrendo aos resultados do benchmark Geekbench, em single-core.
A Google apresentou esta semana o novo Nexus 9, um tablet da HTC com ecrã de 8.9″ que se situa numa dimensão intermédia relativamente aos já existentes Nexus 7 e Nexus 10.
A grande novidade neste tablet, tendo em conta a concorrência, é a inclusão do SoC Nvidia Tegra K1 que se distancia largamente dos actuais SoCs ARM. Na prática, estamos perante um verdadeiro computador vendido como entrada de linha da Apple em 2012.
O Nexus 9 será distribuído apenas a partir do dia 3 de Novembro mas já surgiram resultados benchmark que descrevem as suas capacidades. Já era esperado que tivesse um desempenho de topo e pelo ranking do Geekbench é possível concluir que a pontuação de 1903 marks do Nexus 9 (referido como HTC Volantis) corresponde à existente em computadores bastante competentes para trabalhos que exigem já uma capacidade considerável.
O Nvidia Tegra Kepler K1 é um SoC (System-on-a-chip), referido como o primeiro processador ARM a 64-bit para Android (eventualmente a par com o Qualcomm Snapdragon 410). Oficialmente, com dois CPUs Denver 64-bit a 2.3 GHz, o benchmark apresentado foi realizado a uma frequência de 2.5 GHz, sendo assim esse um pormenor ainda por confirmar.
Mas há sempre algo a ter em conta: os benchmarks não são tudo e, concretamente em relação ao Geekbench, é feito um teste completo que inclui várias tarefas de processamento pesadas e testes de memória, mas é sempre necessária alguma cautela na sua caracterização, principalmente quando se trata de comparar arquitecturas x86 com ARM. Seja como for, trata-se de um meio de comparação plausível entre plataformas.
Considerando o computador referido como comparação, o MacBook Pro de 2013, uma máquina concebida para desempenhar árduas tarefas, o resultado de comparação de single-core é bastante equivalente com o obtido no Nexus 9. Deixo 3 exemplos:
MacBook Pro (13-inch Mid 2012)
MacBook Pro (13-inch Retina Late 2013)
MacBook Pro (15-inch Retina Late 2013)
Como comparação com o anterior Nexus 10, equipado com um SoC Samsung Exynos 5250, a sua pontuação é de 879. Já comparando com o iPad Air, que obtém 1085 marks, o Nexus 9 quase duplica com os seus já referidos 1903 marks.
Tudo isto não passa de uma referência que pode ter contornos diferentes mediante tarefas específicas. Em caso de necessidade, e se for um programador que necessite de elevada capacidade de processamento, o Tegra K1 abre uma nova série de processadores que pode revolucionar, mais uma vez, o mercado dos dispositivos móveis. Não apenas considerando multi-tarefa, streaming de vídeo ou jogos com gráficos impressionantes, mas também para tarefas mais avançadas até agora apenas possíveis em computadores, como edição de vídeo e processamento de fotografia avançados.
Começa agora a verdadeira colisão dos tablets ARM com os computadores.
Via Gizmodo