- Back to Home »
- análise , galaxy tab s , Samsung , tablet »
- Samsung Galaxy Tab S... análise
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
Os dispositivos móveis estão cada vez mais surpreendentes, é visível o cuidado que as grandes marcas têm vindo a ter com a harmonia dos equipamentos que lançam no mercado e o Galaxy Tab S da Samsung é um caso real disso mesmo.
Especificações completas
Ecrã
- Super AMOLED de 10.5″, resolução 2560 x 1600 píxeis (288 ppp)
Processador
- Exynos 5420 (Quad-core 1.9GHz Cortex-A15 & quad-core 1.3 GHz Cortex-A7)
- GPU Mali-T628 MP6
Sistema Operativo
- Android 4.4.2 (KitKat)
- Samsung TouchWiz UI
Memória
- Memória RAM: 3GB
- Memória interna: 16GB/32GB
- Memória externa: cartão microSD até 128GB
Câmara
- Principal (traseira): 8 MP, 3264 x 2448 píxies, Flash LED, foco automático, geo refenciação, dual-câmara, panorama e HDR
- Secundária (frontal): 2.1 MP
Vídeo
- Gravação: FullHD (1080p@30fps)
Funcionalidades adicionais
- Hancom Office Viewer
- Biblioteca: Google Play Music e Google Play Books
- Gestos: silenciar/ pausa; passar a mão para capturar ecrã
- Samsung Hub, ChatON (chamada de voz/vídeo, partilha de ecrã, chamada em 3 vias), Samsung WatchON
- S Travel (conselheiro de viagem), S Voice™ Drive, S Health
- Ecrã especiais com Widgets especiais: Office, calendário, e-mail; Flipboard e; Samsung WatchON
Sensores
- Acelerómetro, giroscópio, bússola, impressão digital
Dimensões e peso
- 247.3 x 177.3 x 6.6 mm, 467 g
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, DLNA, Wi-Fi hotspot
- GPS / GLONASS / Beidou
- Bluetooth® 4.0 (LE)
- IR LED (controle remoto)
- USB: microUSB v2.0
Bateria
- 7900 mAh Li-Ion
Cores
- Dazzling White, Titanium Bronze
O Galaxy Tab S chegou ao mercado em Julho e é sem dúvida um dos grandes gadgets da Samsung este ano, entre os muitos que a marca foi lançando.
A elegância nele inscrita, a excelente qualidade do ecrã, o desempenho e a autonomia são factores de excelência neste equipamento.
1 – Características Gerais
O Samsung Galaxy Tab S em análise tem 10.5 polegadas, mas a marca lançou simultaneamente um outro tablet de 8.4 polegadas, com algumas características diferentes, até em termos de design.
Este Galaxy vem equipado com um SoC composto por um Exynos 5420 com um Quad-core 1.9 GHz Cortex-A15 & Quad-core 1.3 GHz Cortex-A7. O GPU é o Mali-T628 MP6.
O ecrã Super AMOLED de 10.5″ tem uma resolução de 2560 x 1600 píxeis com uma densidade aproximada de 288 pontos por polegada, que lhe confere uma qualidade de imagem de excelência. A experiência em visualização de vídeo e fotos de alta resolução é simplesmente fantástica.
Conta com duas câmaras, a principal de 8 megapíxeis com Flash LED e a secundária de 2.1 megapíxeis. Tal como o Galaxy S5, também este vem equipado com leitor de impressões digitais.
Dentro da embalagem disponibilizada para análise, além do tablet de cor bronze, vem ainda o cabo USB/microUSB, o carregador e o manual de instruções rápidas.
2 – Hardware e Design
Este tablet está muito bem concebido. Além da proporção em termos de peso e medidas, já que conta apenas com 6,6 milímetros de espessura e 467 gramas, é esteticamente muito atraente.
As laterais são revestidas por uma moldura metálica dourada, tom que acompanha o rebordo do botão Home. A traseira, em bronze, tem o mesmo aspecto e textura do Galaxy S5.
Nas laterais vêm incluídos os altifalantes que transmitem com grande qualidade o som em stereo. Do lado direito encontram-se a ficha microUSB e o slot para o cartão microSD. Do lado esquerdo existe apenas a entrada para os auscultadores. Em cima, vêm os botões de Power e Volume e o LED de infravermelhos. O microfone encontra-se na lateral inferior do tablet.
Na traseira encontra-se a câmara principal, o flash LED e os encaixes para acoplar uma capa concebida para este tablet. Na frente, em cima, a câmara de 2.1 MP, o sensor de luminosidade e, em baixo, os botões habituais dos dispositivos Samsung: Menu, Home e Retroceder.
Todos estes elementos parecem estar muito bem colocados à excepção dos botões de Menu e de Retroceder, já que se encontram um pouco afastados do botão Home e em situações com pouca luz torna-se difícil acertar com eles, quando a sua iluminação está desligada.
3 – O poder do Android 4.4 e do TouchWiz da Samsung
Este é um dos factores mais controversos, existe um enorme número de pessoas que “odeia” a interface dos dispositivos da Samsung. Os argumentos são vários, desde o espaço que ocupa na ROM do dispositivo, ao consumo de energia que exige da bateria, passando pelo próprio layout da interface e das aplicações Samsung.
Mas, muitas vezes, esses argumentos não são de todo válidos. Neste caso, estamos perante um equipamento com um excelente desempenho, que não apresentou bloqueios durante a utilização, bastante fluido, à excepção de quando estão muitas aplicações abertas em segundo plano. Já as aplicações e widgets adaptam-se na perfeição a cada diferente tipo de utilizadores.
Aplicações e Funcionalidades
Começando pelo ecrã de bloqueio, que pode estar protegido com impressão digital, poderão ser encontradas uma série de informações úteis. Além da hora e data, o utilizador pode ainda ver toda a barra de notificações, sem a poder expandir, caso o equipamento tenha activa alguma forma de protecção. Poderá ver as previsões meteorológicas, as tarefas ou compromissos agendados no calendário e ainda ter acesso aos principais títulos de notícias dos vários favoritos agregados ao Flipboard.
No ecrã principal há obviamente a possibilidade de o personalizar com as apps e widgets favoritos, mas a Samsung escolheu alguns bastante atractivos. Em concreto falo do widget da app de meteorologia, um dos melhores widgets do género integrado numa interface, e o de visualização directa de vídeos. Depois há ainda o widget da biblioteca de vídeos, música e livros, integrado com a Play Store.
Tal como no Galaxy S5, o utilizador tem acesso a uma série de aplicações “oferecidas” pela Samsung, através do Galaxy Gifts, com aplicações como A Bola, Cut de Rope 2, NYTimes, PayPal, entre muitas outras. Além do mais, através do Galaxy Essentials o utilizador vai ainda encontrar aplicações que a Samsung sugere como essenciais para ter num Galaxy.
Nos ecrãs especiais, que se encontram ao lado esquerdo do ecrã principal, há alguns outros widgets com os quais o utilizador pode ter uma interacção muito mais organizada, nomeadamente com aplicações de gestão pessoal, redes sociais ou notícias.
Para quem está familiarizado com a interface do Galaxy S5, ao expandir a barrar de Notificações não vai encontrar qualquer novidade, contudo, as Definições estão organizadas de uma forma muito mais intuitiva e prática, tal como o estava no Galaxy S4.
Ao deslizar com o dedo a partir do lado direito do ecrã surge o menu multi-janela que permite escolher, de entre várias aplicações, duas para trabalhar em simultâneo e no mesmo ecrã.
Relativamente às aplicações incluídas, vale a pena destacar a Hancom Office Viewer que permite visualizar, seleccionar texto, pesquisar palavras no dicionário e ainda converter o texto em voz de documentos nos formatos de Office que conhecemos. Esta aplicação permite ainda acesso directo ao download do Hancom Office Hword, Hcell e Hshow.
O tablet tem também disponível a app Remote PC que permite aceder e controlar remotamente o computador através da Internet e a Samsung WatchON que permite controlar os canais da TV com a vantagem, para quem tem uma Smart TV Samsung, de fazer emparelhamento e poder assistir aos programas favoritos através do tablet.
O Galaxy Tab S está também ele preparado para receber as crianças, incluindo o Modo de Crianças que a Samsung desenhou para os seus equipamentos, que está muito mais optimizado desde a análise ao Galaxy S5, e ainda a aplicação Ding Dong Tap, uma aplicação musical, com instrumentos e ritmos para entreter os mais pequenos.
4 – Câmara
O Galaxy Tab S vem equipado com duas câmaras com um desempenho bastante positivo.
A câmara principal traseira conta com 8 megapíxeis, com o auxílio do flash LED, do foco automático e de todos os modos disponíveis para a câmara da Samsung. Esta câmara capta fotografias até 3264 x 2448 píxeis e grava em Full HD. A gravação de som em vídeo é bastante límpida mesmo em ambientes com algum ruído.
A câmara frontal de 2.1 megapíxeis fotografa com um resolução máxima de 1920 x 1080 píxeis.
Na galeria abaixo é possível ver alguns exemplos de fotos capturadas com o Samsung Galaxy Tab S, com resultados bastante satisfatórios.
5 – Autonomia
Este tablet tem uma bateria de 7900 mAh e o carregador fornecido é de 2A o que lhe confere um carregamento bastante mais lento do que o desejado, totalizando cerca de 3,5 horas. Contudo, a boa autonomia é um ponto forte deste tablet.
Com uma utilização moderada, que não implique mais do que uma/duas horas de utilização diária, o tablet tem autonomia para quase uma semana, cerca de 9 horas, no total. Em termos práticos, em visualização de vídeos, com o brilho e som no máximo, tem uma autonomia para 6,8 horas. Com o ecrã ligado com o brilho no máximo, sem qualquer interacção onde apenas é mostrado o homescreen, a autonomia atinge as 12 horas, o que revela excelente desempenho para quem pretende utilizar este tablet como um e-reader. Em navegação no browser, nesta situação extrema, a autonomia atinge as 8,25 horas.
Para quem necessita de poupar energia da bateria pode activar o modo de economia ultra, que passa todo o tablet para uma escala de cinzentos.
6 – Veredicto
Para quem estiver disposto a investir uma média de 500 euros num tablet, este poderá ser uma fantástica opção. A elegância do seu porte adapta-se perfeitamente a qualquer ambiente empresarial e o seu desempenho e produtividade estão garantidos. No comparador de preços KuantoKusta, o preço mais baixo para este tablet é de 439,00€ e o mais elevado é de 552,51€.
A qualidade do ecrã é excelente, a definição, as cores, o brilho e até mesmo na exposição à luz solar, não existindo qualquer ponto negativo a destacar. Ainda assim, quando comparado lado a lado com o Galaxy S5, é perceptível alguma diferença na reprodução de cores, onde o Galaxy Tab S fica um pouco atrás.
O sensor biométrico é algo que neste caso em específico tem ainda menos utilidade do que no Galaxy S5. Obviamente que é uma forma segura de proteger o seu equipamento contra “intrusos” mas, dada a dimensão do equipamento, por vezes nem sempre dá jeito estar a passar o dedo pelo sensor.
Também já referi como aspecto negativo a posição dos botões Menu e Retroceder, principalmente quando se está num local escuro, como as teclas estão normalmente desligadas e só ligam quando são pressionadas, muitas vezes não se encontram no imediato.
Quando estão muitas aplicações abertas em simultâneo em segundo plano, o desempenho fluido do Galaxy Tab S começa a perder-se e isso prejudica um pouco a excelente experiência de utilização.
Aspectos positivos
Ecrã
Elegância do equipamento (design, peso e espessura)
Aplicações e funcionalidades dedicadas ao Galaxy Tab S
Câmara
Aspectos negativos
Posição dos botões tácteis
Desempenho pouco fluido com várias aplicações abertas em segundo plano