10 coisas que precisa saber sobre o novo OS da Google!
Antes de dar continuidade a este review do Lollipop, preciso dizer que esta análise foi feita em cima da versão prévia do Android 5.0 para o Nexus 5 e algumas funções podem mudar até a chegada da versão final do OS. Da mesma forma, erros e instabilidades apresentadas durante este teste não devem ser encarados como bugs da nova versão.
Dito isso, é preciso salientar que aquilo que havíamos relatado anteriormente sobre o então chamado "Android L" sofreu modificações, tanto em relação ao UI quanto aos recursos do novo OS. Existem pequenas mudanças em todos os lugares e, quando combinadas com algumas das características principais e aplicativos que passaram por uma reformulação mais profunda, a experiência de uso é completamente nova. Quando pensamos nas características do Android KitKat então, as mudança são ainda mais óbvias. Logo percebemos que se trata de um software completamente diferente do anterior, neste caso o Android 4.4.
É claro que a maioria dos recursos que amamos no Android ainda fazem parte do sistema operacional, mas as mudanças de design dão um novo visual ao OS. As novas diretrizes visuais adicionadas com o Material Design são mais que apenas algumas novas cores e um visual flat , desde a mudança dos ícones nas especificações às novas animações trazem características mais ricas e consistentes ao software como um todo. Abaixo, relato as mudanças mais significativas entre novos recursos, serviços otimizados e mudanças de design. Vamos nessa?
1. Android 5.0 Lollipop oferece mais opções nas primeiras configurações
Já nas primeiras configurações percebemos os novos ícones na barra de status, a nova opção de cores e o design mais plano. Quando o Nexus 5 foi anunciado, em 2013, lembro de ter escrito o artigo mostrando as primeiras configurações com o aparelho e, olhando para o design do OS do Android 4.4, a diferença é gritante. Agora, o tema escuro foi deixado de lado e tudo está muito mais colorido.
Nas primeiras configurações já temos novos recursos, como a possibilidade de migrar dados via NFC!
O que mais chamou a minha atenção, no entanto, não foi a integração completa do sistema com as diretrizes de design do Material, mas dois serviço bastante atraentes. A partir da versão 5.0 Lollipop, já é possível fazer a migração de dados das suas contas do Google, backups de apps e dados através do recurso NFC. Outra coisa que me agradou também é que recuperação de dados e aplicativos agora podem ser feitas de acordo com os dispositivos que você usa. Como tenho uma lista razoavelmente grande de dispositivos, foi uma mão na roda poder recuperar os aplicativos que realmente me interessavam de determinado aparelho - especialmente porque meu Xperia Z2 foi roubada há uma semana (todos os apps foram reinstalados com sucesso).
2. Android 5.0 Lollipop oferece a possibilidade de "Fixação de ecrã"
Outro novo recurso é a possibilidade de fixar a tela em um determinado aplicativo. Assim, se seu amigo quiser ver os artigos lançados no app do AndroidPIT usando o seu smartphone, pode escolher ativar o serviço acessando Configurações > Segurança > Fixação de tela. Desta forma, é possível evitar que terceiros tenham acesso às suas conversas do WhatsApp, por exemplo. O único problema é que se a pessoa em questão resolver sair do ecrã em questão, o próprio sistema oferece uma explicação de como ela pode acessar outras páginas pressionando ao mesmo tempo os botões "voltar" e "recentes". Isso é meio frustrante!
Android 5.0 Lollipop oferece a possibilidade de "Fixação do ecrã( Tela)"!
3. Android 5.0 Lollipop tem easter egg com clone do Flappy Bird
Assim como as demais versões do OS da Google, os desenvolvedores nos brindam com pequenas surpresas. No caso do Android 5.0 Lollipop tivemos uma espécie de homenagem a um dos aplicativos mais populares do ano, o "Flappy Bird". Enquanto não temos o vídeo review desta versão, abaixo você confere uma captura de tela mostrando como o easter egg do Lollipop se parece. Por muito tempo joguei o Flappy Bird e, por isso, posso garantir que o easter egg da Google é muito mais difícil de superar.
Android 5.0 Lollipop tem easter egg com clone do Flappy Bird!
Na versão dos desenvolvedores do Android, em vez de canos temos pirulitos e o personagem usado é o robozinho verde. O game pode ser acessado por um atalho no menu de configurações do sistema, clicando várias vezes sobre o número da versão do Android e depois pressionando a imagem do pirulito que aparece na página seguinte.
4. Android 5.0 Lollipop traz múltiplos usuários para os smartphones
Finalmente temos um sistema consistente de usuários múltiplos para smartphones Android. A configuração das contas é bastante simples e alternar entre elas não será um problema. Este recurso é excelente para quem quer dividir perfis, como "trabalho" e "privado". Cada usuário poderá configurar o seu próprio espaço.
Android 5.0 Lollipop traz múltiplos usuários para os smartphones!
5. Android 5.0 Lollipop muda o plano de fundo do "Relógio" de acordo com o horário do dia
Embora o aplicativo de relógio no Android 5.0 Lollipop não tenha mudado radicalmente como os outros aplicativos do sistema, também recebeu um detalhe que deixou ele mais fixe. Agora, o aplicativo de relógio possui diferentes perfis de cores que o vão sendo usados pelo app automaticamente de acordo com o horário do dia. Ou seja, no início do dia temos cores mais vivas como azul claro, passando pelo lilás até chegar no mais escuro de todos na parte da noite.
Plano de fundo do "Relógio" se ajusta de acordo com o horário do dia!
6. Android 5.0 Lollipop facilita adição da imagem do proprietário personalizada
Não sei v, mas aqui no AndroidPIT volta e meia adiciono minha conta privada nos smartphones que testo e sempre me incomodou o fato de ter que ter uma conta no Google+ com a minha foto para que o sistema reconheça como usuário. Desta forma, para ter um review com a minha imagem como usuária do aparelho, acabava adicionando minha conta pessoal do G+. Depois, com o KitKat, a customização deste perfil se dava nos contatos. Porém, alguém pensou na equipe do Android e, finalmente, resolveu facilitar a personalização para os usuários do OS. Assim, com o Lollipop, poderá escolher a sua imagem do perfil a partir da barra de status, bem como o nome de usuário de forma rápida, prática e fácil!
Adição da imagem do proprietário personalizada!
7. Android 5.0 Lollipop tem transições e animações de acordo com o aplicativo usado no momento
Como já sabíamos desde a primeira versão prévia do Android Lollipop para programadores(desenvolvedores), o novo OS está cheio de novas animações/efeitos e transições. Infelizmente, é difícil mostrar tais características com imagens estáticas, mas ainda nesta semana vou publicar um vídeo review sobre as novidades disponibilizadas neste update. Contudo, vale dizer que as notificações ativas a a partir da tela de bloqueio e os atalhos deixaram a experiência de uso do Android muito melhor, mais intuitivas e com respostas mais rápidas.
As notificações na tela ativa e os atalhos deixam a experiência com o OS mais intuitiva no Android 5.0! /
Com relação ao Material Design é preciso dizer que o sistema está bem mais integrado, visto que muitos aplicativos já foram otimizados para a nova diretriz de design do Android. Tivemos algumas mudanças sutis no que diz respeito ao discador, que veio em um azul mais claro e alguns ícones de aplicativos redesenhados, com um visual mais plano.
As cores do discador ficaram mais suaves em relação à versão prévia anterior.
8. Android 5.0 Lollipop oferece escolha de prioridades para volume e notificações
Com o Android 5.0 Lollipop, ao configurar o volume do dispositivo, também pode escolher rapidamente por perfis de interrupções. Assim, será possível identificar quais chamadas e notificações receber, algo que me lembrou o Assist da Motorola. Para acessar o serviço basta usar os botões de volume e clicar nas opções "Nenhum", "Prioridade" e "Tudo". Quando estiver em "Prioridade", uma estrela aparece na barra de status identificando tal configuração.
Escolha de prioridades para volume e notificações!
9. Android 5.0 Lollipop traz uso da bateria otimizado e modo de economia de bateria invasivo
Como dito logo no início deste artigo, este review foi feito em cima da versão prévia do Android 5.0 Lollipop para o Nexus 5, por isso, algumas mudanças e instabilidades do sistema podem ocorrer. Isso ocorreu com relação ao consumo da bateria do aparelho. Como sabem, a versão oficial ainda não está disponível para a linha Nexus, por isso eu fiz o flash da nova imagem de fábrica para o aparelho e, depois de quatro horas, notei que o consumo estava acima do normal.
Entretanto, depois de alguns wipes e de carregar o aparelho a 100%, ao reiniciar o mesmo notei que o consumo de energia está mais baixo e, com um uso médio do Nexus 5, depois das primeiras 24 horas de carregamento, ainda tenho 43% da energia. O que é surpreendente se levarmos em consideração os problemas do aparelho com a energia.
Uso da bateria otimizado e modo de economia de bateria invasivo!
Porém, como nem tudo são flores, apesar do novo OS trazer um modo de economia de energia de forma nativa, ao ativá-lo, as barras de status e navegação ficam laranjas, em conformidade com o Material Design, visto que este app/serviço está em uso. Essa característica me causou estranhamento, pois muda de forma automática as cores da UI do aparelho. Porém, fazendo uma pesquisa, ao que tudo indica essa é a forma do sistema informar o usuário que ele está com o uso de dados limitado.
10. Android 5.0 Lollipop vem com um Google Now mais inteligente
O Google Now, o assistente de voz do Android, passou por algumas mudanças de design e funcionalidades. Para começar, agora a barra de pesquisa é fixa, ou seja, fica obrigatoriamente acessível a partir de qualquer tela. Mais que isso, agora a caixa de pesquisa também é o menu de configurações quando usada no ecrã do Google Now:
A barra de pesquisas é fixa e pode ser acessad de qualquer ecrã, inclusive quando pesquisamos os apps abertos recentemente (esquerda) e também serve como o menu de configurações do Google Now!
De tudo, o que mais me agradou foi o fato de poder usar a hotword "Ok, Google" a partir de qualquer tela, com o sistema em português, com exceção do ecrã de bloqueio. As respostas para as perguntas estão mais precisas e rápidas, além disso, a pesquisa dentro do sistema - por aplicativos, por exemplo - foi otimizada. Porém, ainda não se compara ao uso da Cortana, um dos assistentes de voz mais inteligentes que já testei.
Veredito preliminar
Bom, essa é uma análise preliminar da nova versão do Android 5.0 Lollipop, com base naquilo que foi liberado pela gigante das buscas até o momento. Estou usando o novo OS no Nexus 5 há pouco mais de 24 horas e minha experiência até o momento tem sido bastante rica. Confesso que a otimização e introdução de recursos é o que mais me agradou até o momento, não gosto muito do desenho plano e colorido introduzido com o Material Design, mas o novo sistema de notificações e atalhos rápidos é muito prático.
Quando a LG apresentou o LG G3 e as novidades da sua mais recente interface de usuário, com linhas flat e cores básicas, não gostei nenhum pouco da experiência com a skin da fabricante por achar tudo muito infantil. Acontece que agora esta também é a postura da programadora do software, ou seja, da própria Google. Não sei se ainda não consegui entender tal tendência, mas ao que tudo indica, veio para ficar e teremos que nos acostumar com ela. No fim, o Lollipop trouxe as mudanças já tão aguardadas pelos usuários e isso por si só já vale este update!
Via Androidpit
Your post really cool and interesting. Thanks very much.
ResponderEliminarSony Laptops