- Back to Home »
- acidente , automóveis , desporto , formula 1 , michael schumacher »
- "Schumacher está a lutar pela vida"
segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
AFIRMA O MÉDICO JEAN-FRANCOIS PAYEN
"Schumacher está a lutar pela vida"
Realizou-se esta segunda-feira uma conferência de imprensa na qual foi abordado o estado do alemão Michael Schumacher, tendo o médico Jean-Francois Payen confirmado que o campeão do mundo está a lutar pela vida e que a situação é muito grave.
"Schumacher está a lutar pela sua vida. Ele está numa situação muito grave. Não podemos dizer o que vai acontecer. A sua situação é avaliada hora após hora, mas é muito cedo para dizer o que pode acontecer. Tudo o que poderíamos fazer já foi feito e acho que não será preciso uma segunda operação", afirmou Jean-Francois Payen.
"Ele sofreu um traumatismo grave no lado direito da cabeça, apesar do capacete. Aliás, se não tivesse o capacete, não teria sobrevivido ao impacto. Inicialmente ele foi transportado para o hospital de Moûtiers. Chegou muito agitado e piorou muito rapidamente. Entrou depois em coma e quando aqui chegou [a Grenoble, para onde foi levado de helicóptero] já estava numa situação grave de coma", frisaram.
"Ainda assim, e apesar de termos feito tudo o que podíamos para tratar a situação, Schumacher sofre ainda de hipertensão intracraniana, hematomas e contusões cerebrais e um um edema cerebral", foi explicado
Michael Schumacher continua em "estado crítico", a lutar pela vida, num hospital, em França."Não podemos pronunciar-nos sobre o futuro", dizem os médicos, que negam ter feito uma segunda operação ao antigo campeão do Mundo de Fórmula 1, que foi colocado em coma induzido.
foto JEFF PACHOUD/AFP |
Schumacher foi transferido de helicóptero para o hospital de Grenoble |
O antigo piloto de Fórmula 1 continua "em estado crítico" e com prognóstico reservado, disse Jean-François Payen, médico do hospital de Grenoble. "Não podemos pronunciar-nos sobre o futuro de Michael Schumacher", adiantou o hospital, numa comunicação pública, às 11 horas desta segunda-feira (10 horas em Portugal continental).
De acordo com o boletim clínico desta segunda-feira, o antigo campeão do Mundo de Fórmula 1 sofreu lesões "graves e difusas", apesar de usar capacete, ao bater com a cabeça numa rocha, quando caiu fora de pista, num acidente de esqui na estância de Méribel, nos Alpes franceses. "Se não tivesse capacete, já não estaria aqui", disse Jean-François Payen.
Segundo, os "media" franceses e alemães, o antigo campeão do Mundo de Fórmula 1 foi operado uma segunda vez, depois de domingo ter sido submetido a um a intervenção cirúrgica de urgência. Uma informação desmentida, esta manhã, pelo neurocirurgião Stephan Chabardes.
"Não está prevista uma segunda operação", esclareceu, desmentindo a notícia que havia sido avançada pelo diário Le Dauphiné Liberé e pela estação televisiva BFM TV.
Michael Schumacher foi colocado em coma induzido, a uma temperatura entre os 34 e os 37 graus centígrados, de forma "a reduzir os estímulos naturais e reduzir o consumo de oxigénio", explicou Payen.
Michael Schumacher foi transferido de helicóptero da estância alpina de Méribel para Grenoble, quando se percebeu que o seu estado era mais grave do que se pensava de início.
O antigo piloto, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, sofreu na manhã de domingo um acidente de esqui, quando chocou com a cabeça contra uma rocha, numa altura em que esquiava fora da pista da estância de Méribel.
Schumacher foi inicialmente hospitalizado em Moutiers, mas foi transferido para Grenoble, de forma a realizar mais exames, ao concluir-se que o seu estado poderia ser mais grave do que inicialmente parecia.
O neurocirurgião Gerard Saillant, amigo pessoal de Schumacher, viajou de Paris para Grenoble para acompanhar diretamente o processo.
Michael Schumacher sofre grave acidente nos Alpes
O ex-piloto de Fórmula 1 estava a esquiar quando sofreu um grave acidente, do qual terá resultado um traumatismo craniano.
O ex-piloto alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão Mundial de Fórmula 1, sofreu um grave acidente de esqui na estância de Méribel, Alpes franceses, revelou neste domingo a rádio francesa Europe 1.
Ainda segundo aquela emissora, Schumacher terá sido vítima de um traumatismo craniano e foi transportado para um hospital.
Méribel é uma das estâncias que compõem os "Três Vales", um dos centros mais conhecidos dos Alpes franceses.