- Back to Home »
- Microsoft , sistemas operacionais , Software , windows 8.1 »
- Windows 8.1 - as 3 grandes novidades da nova versão do software da Microsoft
domingo, 20 de outubro de 2013
Windows 8.1: 3 grandes novidades da nova versão do sistema da Microsoft
Além de apresentar novos recursos, a atualização marca o início de uma postura de desenvolvimento rápido da companhia
Nesta semana, a nova versão do sistema operacional da Microsoft foi liberada para download — e, sim, nós estamos falando do já famoso Windows 8.1. Para quem estava utilizando a edição 8, o update pode ser feito de maneira gratuita através da loja digital da empresa.
Com a chegada da novidade às lojas de todo o país, uma quantidade bastante considerável de pessoas está se perguntando o que o sistema operacional tem de novo e se isso justifica o investimento ou a atualização. Para auxiliar nesta tomada de decisão, preparou uma lista com os novos recursos do programa.
Apenas um parêntese...
Além de ser um lançamento de peso para a Microsoft, o Windows 8.1 também mostra que o comportamento da companhia em relação aos seus sistemas operacionais está mudando. Antigamente, ela lançava um programa totalmente novo a cada três anos, sendo que, agora, ela está adotando um padrão de desenvolvimento rápido, baseado em updates.
Ainda não há como saber se a empresa de Bill Gates vai continuar a atuar dessa maneira, mas isso mostra que ela está preocupada com as tendências atuais de mercado, já que outras grandes companhias trabalham assim.
Vamos ao que interessa
1. A volta do Botão Iniciar
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Assim como a Microsoft já havia anunciado há algum tempo, o botão Iniciar vai estar presente na atualização do Windows 8. No entanto, ele talvez não seja o que muita gente estava esperando — afinal de contas, ele pode ser retirado da Barra de Tarefas e serve apenas como um atalho para a polémica Tela Iniciar.
No entanto, pode incluir atalhos em um menu avançado, de maneira que o botão pode abrigar diversas ferramentas e alternativas de trabalho, como acesso ao Painel de Controle, por exemplo. Além de tudo isso, caso realmente não goste da ecrã Iniciar, também é possível configurar o sistema para iniciar diretamente no desktop.
2. Os seus aplicativos
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Com o Windows 8.1, diferentes novidades surgiram relacionadas aos aplicativos que trabalham dentro do sistema. Em primeiro lugar, a Windows Store foi atualizada, com uma interface quem tem o objetivo de ser mais bonita e organizada do que a anterior — algo que foi criticado por algumas pessoas.
Outra novidade é o fato de que o recurso multitarefas foi melhorado, possibilitando o trabalho com até quatro softwares ao mesmo tempo. E, caso você queira, há a possibilidade de atualizar os aplicativos automaticamente (sem precisar acionar a loja para isso) e baixar programas que funcionam com comandos por gestos.
3. Pesquisando...
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Na versão anterior, quando pesquisava algum documento, programa ou função, o sistema exibia diferentes alternativas de diretórios para que v achasse o objeto de busca, o que não era tão eficiente assim. Agora, algumas mudanças surgiram na tentativa de tornar o processo mais prático.
Dessa maneira, sempre que usar um termo em uma pesquisa, o sistema vai mostrar todos os prováveis resultados — sem importar a “divisão” do PC em que eles estão. Também tem a alternativa de conferir outros arquivos e softwares que se relacionam com a sua busca de qualquer maneira.
Rodada-bónus
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Assim como já acontece em outros sistemas operacionais, o Windows 8.1 é capaz de trabalhar com a integração com o SkyDrive. Com isso, é capaz de programar para que o upload de arquivos seja feito de forma automática — sendo que uma das possiblidades de trabalho é a sincronização entre várias máquinas, de modo que todos os dados sejam salvos na mesma conta.
Caso você seja uma pessoa que realmente curte alternativas de personalização, saiba que a tela de bloqueio da nova versão do sistema da Microsoft pode usar apresentações de slides, diferentes imagens de fundo e até mesmo tem suporte para abrigar mais aplicativos, como o Skype, app de câmeras e redes sociais.
....
É claro que o Windows 8.1 conta com várias outras atualizações menores, por assim dizer, de modo que não há como listar todas elas.