terça-feira, 15 de outubro de 2013
Fotos mostram iPad 5 com sensor Touch ID
O iPad 5, que a Apple deve anunciar na semana que vem, deverá trazer o sensor de impressões digitais Touch ID, que estreou no iPhone 5s, sugerem fotos
Uma foto divulgada no site chinês C Technology mostra um tablet descrito como sendo o iPad 5, que a Apple deve anunciar na semana que vem. Nele, vê-se o sensor de impressões digitais Touch ID, que estreou no iPhone 5s.
Aqui, valem as ressalvas habituais em rumores desse tipo. Não há como ter certeza de que a foto é legítima. Mas certamente faz sentido a Apple incorporar o Touch ID ao iPad 5, e também ao iPad mini 2, que deve ser apresentado junto com o modelo maior.
Outros smartphones com sensor de impressões digitais já apareceram no passado, mas não fizeram muito sucesso. O Motorola Atrix, de 2011, é um deles. Mas quem testou o iPhone 5s diz que, no aparelho da Apple, o sensor de impressões digitais é prático e funcional o bastante para popularizar essa tecnologia.
O Touch ID fica embutido no botão Home (o único botão na parte frontal do iPhone e do iPad). Basta tocá-lo para que a pessoa seja identificada de forma quase instantânea. Assim, não é preciso digitar uma senha para desbloquear o aparelho.
Com o tempo, esse leitor biométrico deverá ganhar mais aplicações, facilitando o acesso a sites da web e reduzindo a necessidade de memorizar e digitar senhas.
Há duas semanas, Lewis Hilsenteger, do programa Unbox Therapy, demonstrou que o sensor de impressões digitais do iPhone 5s se encaixa perfeitamente num suposto painel frontal do iPad 5.
E mais: o botão Home dos modelos atuais do iPad não serve nesse painel. Supondo que o painel frontal obtido por Hilsenteger seja mesmo do iPad 5 (não há certeza), isso já seria um forte indício de que o novo tablet da Apple terá Touch ID.
Ainda não surgiram fotos de um iPad mini completo com Touch ID. Mas seria natural a Apple incorporar esse recurso também ao modelo de 7,9 polegadas. Espera-se, também, que tanto o iPad 5 como o iPad mini 2 venham com o processador A7, que também estreou no iPhone 5s, ou com uma variante dele (talvez chamada A7X).
O iPad 5 deve ser menor e mais leve que o iPad 4, com moldura mais estreita em torno da tela. Já o iPad mini 2 pode trazer a tela Retina, de alta resolução, como principal novidade. Mas as notícias sobre a produção dessas telas, vindas da Ásia, são confusas. Vamos ter de esperar mais uma semana para ter certeza.
Confira o vídeo do Unbox Therapy mostrando o encaixe do sensor Touch ID do iPhone 5s num suposto painel frontal do iPad 5: