- Back to Home »
- fusão , oi , pt , telecomunicações , zeinal bava »
- PT e Oi anunciam a fusão
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
A Portugal Telecom informou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) da existência de um memorando de entendimentos que propõe a fusão entre a PT e a Oi. A avançar, Zeinal Bava vai ficar como Presidente Executivo da nova empresa.
Já há algum tempo que se especulava sobre a fusão da PT com a Oi. Agora, um comunicado do operador de telecomunicações português enviado à CMVM confirma a intenção da união com a brasileira Oi.
Desde 2010 que as empresas têm uma aliança e, caso o negócio seja aprovado pela regulação e pelos acionistas, a sede da empresa saída da fusão vai ser no Brasil e Zeinal Bava vai assumir o cargo de CEO. Segundo o Diário Económico, o processo de fusão deverá estar concluído no primeiro semestre do próximo ano.
Mais:
A operadora nacional chegou a subir mais de 22% após o anúncio de fusão com a Oi, mas acabou por moderar os ganhos ao longo da sessão. Ainda assim, trocaram de mãos 72,29 milhões de acções da PT, o valor mais elevado desde Fevereiro de 2007.
A Portugal Telecom e a Oi anunciaram esta quarta-feira, ainda antes da abertura da bolsa, que celebraram um acordo com vista à fusão das duas companhias e que criará um novo operador luso-brasileiro de telecomunicações. Uma notícia bem recebida pelos investidores, já que a operadora chegou a disparar 22,79% para os 4,175 euros (máximos de 15 de Março deste ano).
Também a liquidez desde logo se acentuou. Pelas 12h, já o volume negociado estava tão elevado quanto em Setembro de 2009, fechando em níveis máximos desde que a Portugal Telecom rejeitou a OPA da Sonaecom, ou seja desde Fevereiro de 2007, com 72,29 milhões de títulos negociados.
Quanto à valorização, a Portugal Telecom acabou por encerrar a subir 6,50% para os 3,621 euros. Isto representa a maior valorização de fecho desde dia 4 de Junho deste ano e a cotação (também de fecho) mais elevada desde Maio deste ano.
Em média, costumam ser transaccionadas 6 milhões de acções por sessão (número que tem como base os últimos seis meses).
Um entusiasmo que foi extensível ao restante sector, já que a Zon Optimus subiu 3,22% para os 4,676 euros e a Sonaecom apreciou 1,25% para os 2,106 euros.
As acções da Oi também estão a registar uma subida acentuada, valorizando 11,14% para 4,69 reais.