- Back to Home »
- ameaças , ataque , bomba , sony »
- Sony alvo de nova tentativa de ataque com ameaça de bomba à mistura
O serviço online da PlayStation foi alvo de uma nova tentativa de ataque, mas a empresa garante que não houve consequências, nem para clientes nem para o presidente, que foi alvo de uma ameaça de bomba do mesmo grupo hacker.
O ataque aos serviços da PlayStation Network terá tido lugar este fim de semana, deixando a plataforma inacessível durante algumas horas e foi entretanto reconhecido pela Sony. A empresa explicou ter-se tratado de uma sobrecarga nos acessos à plataforma (ataque DDoS) que acabou por gerar dificuldades de acesso ao serviço.
A empresa assegurou, no entanto, que o ataque não permitiu aceder aos dados dos utilizadores, que continuam protegidos e a salvo de terceiros.
Numa nota no Twitter, o grupo @LizardSquad reivindicou o ataque e explicou que a sua ação foi uma forma de protesto relativamente aos reduzidos investimentos da Sony em segurança, um motivo que já foi usado por outros grupos no passado para dirigir ataques à dona da PlayStation.
A Sony tem aliás sido fortemente visada por ataques hackers, alguns com consequências sérias para a empresa e para os próprios clientes, que viram os seus dados pessoais expostos.
Neste caso concreto, os @LizardSquad são o grupo mais citado pela autoria do ataque, porque foram o primeiro a reivindicá-lo e porque têm colocado várias imagens no Twitter para provar a autoria. Mas não são os únicos a chamar a si a autoria do ataque, que também envolveu uma ameaça de bomba.
O alvo foi o avião onde seguia o presidente da Sony Entertainment. O alerta terá provocado alterações no plano de voo e uma troca de aeronave por questões de segurança num voo da American Airlines.