- Back to Home »
- Apps , ephemera , startups »
- Ephemera- app que permite comunicar com todas as pessoas a 500 m de distância
quinta-feira, 28 de agosto de 2014
Todos os seres humanos têm um círculo de relações, mas poucos têm um círculo da Ephemera. E há uma boa razão para isso: a Ephemera é uma app ainda em fase de finalização que deverá estrear em breve nas lojas de apps para Android. Para que serve esta nova app? Resposta de Tomás Dias, um dos criadores da nova solução: «A Ephemera é a única app que permite enviar mensagens em tempo real para pessoas que estão nas redondezas, fornecendo a localização, mas mantendo sempre o anonimato dessas pessoas».
Cada círculo da Ephemera tem um raio de 500 metros. À medida que o utilizador se vai deslocando, o círculo move-se e passa a abranger novos utilizadores e abandona outros que deixam de ficar no raio de alcance. Todos os utilizadores que estejam a menos de 500 metros de distância podem enviar mensagens públicas e anónimas que desencadeiam alertas no telemóvel – e que têm de ser lidas nos 30 segundos que se seguem (na versão experimental optou-se por uma duração de dois minutos). Terminado o “prazo de validade”, a mensagem é, irremediavelmente, eliminada.
Atualmente a operar a partir da incubadora Startup Lisboa, a Ephemera tem em vista chegar ao mercado no final de agosto com uma versão gratuita – mas os mentores do novo serviço que faz da localização e do anonimato as duas características principais, já desenharam um modelo de negócios. «Estamos a pensar cobrar pela disponibilização de funcionalidades complementares ao serviço gratuito», refere Tomás Dias.
Aumento da duração de cada mensagem; alargamento do raio de alcance; pedidos de revelação da identidade (só com autorização do utilizador) são algumas das funcionalidades já pensadas que poderão vir a ter um custo na Ephemera.
O sistema de localização da Ephemera é suportado pelos dados recolhidos através de redes 3G, Wi-FI, coordenadas GPS e ainda os mapas da Google. O sistema está desenhado para indicar as distâncias entre utilizadores em metros.
Tomás Dias, Cláudia Penetra e Filipe Barroso acreditam que o sistema de comunicação possa ser usado para lançar campanhas de publicidade e marketing em salas de concertos, estádios de futebol, estações de metro, festivais, centros comerciais ou ruas movimentadas.
O anonimato das mensagens será sempre preservado, desde que o utilizador queira. «Quisemos criar uma solução que garante o anonimato, porque promove a liberdade de expressão e evita os constrangimentos que por vezes existem nas redes sociais», remata Tomás Dias.