quarta-feira, 19 de março de 2014

O Projeto Morpheus deu mais um passo rumo à realidade virtual. A Sony anunciou ontem que iniciou a distribuição do capacete de realidade virtual para programadores de jogos da Playstation 4 (PS4).


Já não restam muitas dúvidas: a Sony está mesmo apostada em avançar com headsets de realidade virtual para a PS4. A data de um eventual lançamento comercial ainda se mantém no segredo dos deuses, mas os programadores já podem solicitar um destes dispositivos que cobrem os olhos com um ecrã permite que o jogador “mergulhe” num ambiente de um videojogo que está a correr na consola.
No blogue da PlayStation, Shu Yoshida, Presidente da Sony Computer Entertainment, dá uma descrição reveladora do que este protótipo do Project Morpheus pode vir a fazer pela próxima geração de jogos: «Esta nova tecnologia permite sentir que estamos num local (virtual), levando o jogador a ter a sensação de que está dentro de um jogo e a tornar mais intensas as emoções (que decorrem desse jogo)».
No que toca a tecnologia, o responsável pela Sony Computer Entertainment revela que o capacete de realidade virtual reproduz vídeos de alta resolução (1080p) e permite ter um campo de visão de 90 graus. O dispositivo está equipado com um acelerómetro, um giroscópio e uma câmara que garantem que os movimentos da cabeça do utilizador são replicados, de modo equivalente, no ambiente virtual que tem à frente dos olhos.
O protótipo da Sony também pretende expandir a realidade virtual aos ouvidos dos utilizadores: o capacete de realidade virtual vai estar equipado com tecnologia de áudio tridimensional, que permite replicar sons com diferentes proveniências e orientações e que tem em conta os movimentos que o jogador leva a cabo no ambiente virtual.
Na ficha técnica do capacete de realidade virtual da PS4, destaque ainda para a inclusão do controlador Dualshock 4 e da tecnologia PlayStation Move, que prometem aumentar o grau de interatividade entre jogador e ambiente do jogo.


Morpheus será lançado até março de 2015

Chamada: Mais uma vez, informantes mencionam que preço deve ficar entre US$ 250 e US$ 299
Rumor: Morpheus será lançado até março de 2015

Na indústria, um dos assuntos do momento é oMorpheus, óculos de realidade virtual da Sony revelado ao mundo durante a Game Developers Conference 2014. Algumas informações já foram divulgadas, e um usuário do Reddit conhecido como PS4VR publicou mais detalhes recebidos de fontes ligadas ao projeto. 
Segundo os informantes do usuário do site Reddit, o acessório da Sony está previsto para chegar às lojas antes do fim do atual ano fiscal da empresa, que se encerra em 31 de março de 2015. Também foi mencionado mais uma vez que o seu preço estaria em algum lugar na casa entre US$ 250 e US$ 299, e o valor alto estaria relacionado ao montante gasto pela Sony em pesquisas nos últimos anos. 
Sobre o nome, como em qualquer projeto que é apresentado com um codinome, haverá mudanças até o lançamento. Entre os funcionários da Sony, uma alcunha bastante mencionada é View, e outros já considerados são Focus, See, Experience, Imagine, Live e Immerse.
Rumor: Morpheus será lançado até março de 2015(Fonte da imagem: Reprodução/Sussu World)

Jogos e experiências

Após o anúncio do Morpheus, muitos começaram a imaginar como ficariam os jogos ao utilizar o acessório. O usuário do Reddit menciona que estúdios da Sony já estariam trabalhando em meios de incluir a experiência com os óculos em títulos como The Last of Us, God of War eDriveClub (curiosamente, Shuhei Yoshida, da Sony Worldwide Studios mencionou em entrevista ao site GameSpot que a produtora “não estava trabalhando” com ele).
Segundo o informante, esses seriam games capazes de dar uma prova do poder do Morpheus e de atrair a atenção do público, mas que também há a necessidade de novas experiências associadas a esse produto. Por conta disso, a Guerrilla Games estaria trabalhando em um RPG de ação em primeira pessoa construído desde o início para trabalhar em conjunto com os óculos de realidade virtual. A Sucker Punch foi outra produtora mencionada e que aparentemente já desenvolve algo voltado para o item.
Foi dito ainda que a Sony estaria trabalhando em algumas experiências capazes de mostrar o poder dos óculos de realidade virtual e que não possuem associação com jogos. Uma delas seria uma espécie de turismo virtual por várias eras da história da humanidade, bem como possibilidades de exploração espacial e marítima.
Outras informações indicam que, ao menos inicialmente, o Morpheus não será compatível com o PC, e que a arquitetura do PlayStation 4, bem como a PlayStation Camera e o DualShock 4, foram criados com o Morpheus em mente.
Rumor: Morpheus será lançado até março de 2015(Fonte da imagem: Reprodução/BGR)

Por que não lançar em 2014?

Para o informante do usuário do site Reddit, uma das razões pelas quais a Sony não quis lançar o Morpheus ainda em 2014 está associada ao aumento da presença do PlayStation 4 nas casas dos consumidores. Também foi dito que a empresa tem planos de apresentá-lo o quanto antes para o maior número de estúdios independentes antes de disponibilizá-lo no mercado.
Foi dito ainda que, caso os usuários vejam que o preço cobrado pelo acessório é muito alto, há a possibilidade de produzir uma versão mais barata, porém oferecendo qualidade mais baixa. Para saber qual o rumo certo a ser tomado, a companhia manterá contato com o público por meio do Facebook, Twitter, Reddit e NeoGAF.
Curiosamente, também foi dito que o PlayStation 4 é capaz de rodar games a 1440p e 90 fps sem grandes problemas com o auxílio do Morpheus. Disponibilizar um acessório com essas configurações seria uma opção caso a experiência se mostre mais imersiva que na configuração 1080p e 60fps (ainda que isso elevasse o preço para US$ 399).
Vale lembrar que até o momento a Sony não confirmou nenhuma dessas informações, que devem ser tratadas como rumores.

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