- Back to Home »
- análise , barato , caros , galaxy s5 , melhor , moto e , motorola , Samsung , smartphones »
- O barato smartphone Moto E é melhor que o caro Galaxy S5
Análise Moto E vs Galaxy S5
No segmento dos smarthones é muito comum comparar equipamentos, especialmente os da mesma gama. Seria de certa forma injusto proceder à comparação de um equipamento “barato” com um “caro”, até porque, numa primeira análise, saberíamos, tendo em conta as especificações, que o equipamento de gama alta ganharia em todos os aspectos.
Mas será bem assim? Não poderá um equipamento barato superar um equipamento caro?
A demonstração em vídeo que está disponível online põe lado a lado o potente Samsung Galaxy S5 com o“básico” e recente Moto E da Motorola.
Smartphone Samsung Galaxy S5
O flagship da Samsung, o Samsung Galaxy S5, é considerado actualmente como um dos mais potentes do segmento Android. Apesar de seguir o design dos seus antecessores, o novo S5 vem com um sensor biométrico, um sensor para avaliar os batimentos cardíacos entre muitas outras características interessantes que serviram para conquistar os utilizadores em todo o mundo tendo a marca informado que foram vendidos 10 milhões de equipamentos em apenas 25 dias.
Resumo das especificações Samsung S5
- Ecrã: Super AMOLED 5.1″, resolução FullHD 1080×1920 (432ppp), Corning Gorilla Glass 3
- Processador/SoC: Qualcomm MSM8974AC Snapdragon 801 Quad-core @ 2.5GHz (GPU Adreno 330) RAM: 2GB
- Memória interna: 16GB/32GB
- Câmara traseira: 16MP, Flash LED, vídeo 2160p@30fps / 1080p
- Câmara frontal: 2MP, vídeo 1080p@30fps @60fps
- Sistema Operativo: Android 4.4.2 KitKat
Smartphone Moto E
O novo Moto E destaca-se pelo preço e pelo conjunto de especificações. O equipamento vem com um ecrã Gorilla Glass 3 de 4,3 polegadas, que oferece uma resolução de 960×540 e traz um processador de 1.2 GHz Qualcomm Snapdragon dual-core. O equipamento vem também com um 1 GB de RAM, 4 GB de memória interna (expansível através de cartão micoSD) e tem suporte para Dual SIM.
Resumo das especificações do Moto E
- Ecrã Gorilla Glass 3 de 4,3 polegadas (anti-dedada)
- Processador de 1.2 GHz Qualcomm Snapdragon 200 dual-core
- RAM: 1 GB
- Memória de armazenamento: 4 GB
- Câmara traseira:4 Mpx (2592 х 1944 pixeis)
- Bateria: 1980 mAh
- Dual SIM
- Sistema Operativo: Android 4.4.2 (KitKat)
Samsung Galaxy S5 vs Moto E
Tendo em conta as característica, facilmente apostaríamos o Samsung Galaxy S5 para vencedor num teste de performance. Ao nível do CPU/SOC, o Galaxy S5 vem com um quad-core a 2,5 Ghz enquanto o Moto E vem apenas com um Dual-Core a 1.2 GHz. Além disso há também a destacar o dobro de memória RAM do S5 comparativamente ao Moto E.
Além do hardware, há uma grande diferença relativamente ao software e a surpresa passa por aqui. O S5 vem com a “pesada” e artilhada interface TouchWiz enquanto o Moto E adoptou por uma interface mais simples, leve, com poucas modificações relativamente ao “Android puro”, mas que oferece uma desempenho fantástico.
Para perceber toda a diferença, basta que vejam a comparação apresentada no seguinte vídeo:
Nota: Para quem não quiser ver o vídeo todo, pode posicionar no minuto 2:20 onde começa a verdadeira comparação.
Como vimos, o software tem muita influência na performance do sistema. Tal comparativo não quer dizer que Moto E é superior ao Galaxy S5, mas a verdade é que neste aspecto as vantagens de ter um sistema Android quase puro marcam a diferença. Não será esta o caminho que a Google quer seguir adoptando o programaAndroid Silver?
Via | 9to5Google