A Motorola anunciou recentemente que o Moto G foi o dispositivo mais vendido da empresa e que vai dar continuidade ao projeto de colocar smartphones de qualidade no mercado a um preço justo. Agora, é a vez das fabricantes Sony e Samsung desenvolverem dispositivos para concorrer diretamente com o mid-range de sucesso da Motorola.
Sony
Nesta semana, a Sony colocou no mercado nacional o seu dispositivo premium, o Xperia Z2. E ao que tudo indica, a Sony vem para cima da concorrência. De acordo com os últimos rumores sobre novos dispositivos da empresa, um benchmark da GFXBench mostrou que a Sony está trabalhando em um aparelho que chega para bater de frente com o Moto G, da Motorola.
Com codinome D2403, o novo smartphone da Sony possui um hardware muito similar ao Xperia M2, mas trará uma tela menor, de 4,4 polegadas com resolução QHD de 540x960 pixels - o M2 possui 5 polegadas de tela.
De acordo com os dados de benchmark, o D2403 será embalado por um processador Qualcomm Snapdragon quad-core de 1.2 GHz, com GPU Adreno 305. Além disso, terá memória RAM de 1 GB, armazenamento interno de 16GB, câmera traseira terá 8 MP e frontal de 0.3 MP.
Com estas especificações, a Sony estaria planejando colocar no mercado um dispositivo com hardware muito similar ao do Moto G. Porém, o que mais chama a atenção no mid-range da Motorola é a experiência com um software puro, será que a Sony iria deixar de lado a sua skin para abocanhar mais usuários? Acredito que não. O Sony D2403 supostamente rodaria Android 4.4 KitKat.
Samsung
Outra fabricante que está de olho no mercado "aberto" pela Motorola é a Samsung. Em recente vazamento, o site SamMobile divulgou que a fabricante sul-coreana está preparando um novo smartphone low-end que sairá de fábrica rodando com Android 4.4 KitKat.
O aparelho até o momento conhecido como SM-G350E, teria suporte para dois chips, um ecrã de 4,3 polegadas, processador dual-core de 1,2 GHz, 1 GB de memória RAM, 8 GB de armazenamento interno, câmera traseira de 5 megapixels e câmeras frontal VGA.
O mais interessante é que este dispositivo chegaria ao mercado por 103 dólares, um pouco mais barato que o Moto G, mas mais caro que o Moto E, por exemplo. Mas aqui mais uma vez chamo a atenção para o fato de que o software viria carregado de características da UI da Samsung.
Será que teremos uma boa briga entre as OEM's pela busca do smartphone com melhor custo/benefício em 2014?