sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014


Jolla, a nova fabricante de telefones ao redor do bloco composto por ex-funcionários da Nokia, anunciou o lançamento do Sailfish OS 1.0. A atualização é um marco importante na vida do sistema operacional móvel, pois é o primeiro lançamento comercial pronto (até agora a plataforma estava em beta).
Há uma série de recursos e melhorias que a última atualização introduz. Além do melhor desempenho, Sailfish OS 1.0 traz uma série de pequenas melhorias visuais, suporte paisagem estendida, novas configurações gerais e funcionalidade da câmera.
Enquanto isso, Jolla também anunciou que está expandindo a disponibilidade de seu smartphone para Hong Kong, Índia e Rússia. Atualmente, o telefone Jolla é vendido principalmente na Finlândia, através de lojas de DNA da operadora local. O phonemaker assegura que está em negociações com mais parceiros europeus para a expansão potencial.
No entanto, o telefone Jolla também está disponível para todos os usuários na União Europeia através da loja oficial da empresa para € 399.
O Sailfish OS 1.0 será empurrado para o smartphone Jolla, no início de março.
                       

Smartphone Jolla garante dezenas de reservas em Portugal


Parece que o sistema operativo Sailfish OS despertou algum interesse junto dos portugueses. No dia em que foi anunciada a disponibilidade do telemóvel em Portugal o número de reservas ascendeu às dezenas.

Os números não são concretos e dão azo à imaginação. Mas para um mercado como o português e para um dispositivo que é um caso isolado no segmento dos smartphones, "dezenas de reservas" é uma medida com algum significado.

Em Portugal o Jolla é vendido pela SmarTeki9, um representante português de produtos e serviços tecnológicos de várias marcas, que desde o dia em que abriu as pré-reservas do smartphone tem recebido várias encomendas.

"Desde o primeiro dia que as reservas têm vindo a crescer", o diretor de marketing da Smarteki9, Pedro Marques. O sucesso também é medido pela grande curiosidade que tem sido mostrada pelas pessoas e por profissionais, "o que tem resultado em inúmeros pedidos de informação e para a realização de testes". 



Pedro Marques considera que o interesse registado é um reflexo da necessidade de competição no mercado dos smartphones: "as opiniões recebidas foram bastantes positivas, uma vez que se trata de uma verdadeira alternativa aos sistemas operativos dominantes".

O primeiro trimestre de 2014 continua a ser a data avançada para a chegada do telemóvel a Portugal.O Jolla custa 399 euros e também está à venda através da loja online da empresa. 

O Jolla vem equipado com o Sailfish OS, um software que "bebe" muito do falecido MeeGo da Nokia. Além de apresentar um interface próprio, baseado na utilização através de gestos, o sistema operativo garante ainda acesso a mais de cem mil aplicações do Android - incluindo nomes grandes como YouTube, Twitter, Skype, WhatsApp e Spotify. 

Mas existem outros elementos diferenciadores que na opinião do responsável de marketing ajuda a diferenciar o equipamento, como "o facto de ter um sistema operativo verdadeiramente multitasking" e de "as suas tampas inteligentes permitirem uma personalização do smartphone de uma forma até agora nunca feita". 



Estas capas inteligentes vêm equipadas com tecnologia NFC. Imagine uma capa azul - assim que colocada no telemóvel o interface do telemóvel transforma-se, ficando o wallpaper azul, mudando os ícones e acrescentado até novos sons. 

A Jolla disponibiliza ainda uma API que permite que os programadores possam personalizar as definições de cada capa.



Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © TECHonLLINE, noticias de tecnologia!no mundo online... - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -