quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
Os scammers viram na morte prematura do jogo viral uma oportunidade, e começaram o ataque.
Desde a morte do popular jogo, já apareceram inúmeros clones e até sites quereproduzem a experiência de jogo do Flappy Bird. Agora, os
consumidores podem contar com mais um tipo de tributo: o dos scammers.
O The Next Web indica que a Sophos encontrou versões infetadas do Flappy Bird em lojas alternativas para Android. Uma destas versões pede ao utilizador que envie uma SMS para um número de valor acrescentado, impedindo que a app seja fechada enquanto não for feito o pagamento.
A Trend Micro também encontrou umas apps falsas, sendo que o problema está a crescer particularmente depressa na Rússia e Vietname. Apesar de estas versões não obrigarem os consumidores a gastar dinheiro em SMS, liga-se sub-repticiamente a servidores que permitem aos hackers levar a cabo uma série de tarefas, como enviar SMS e esconder as notificações, entre outros.
Apesar de, para já, as ameaças serem relativamente básicas, o problema pode crescer de tom se o interesse em descarregar apps de lojas não oficiais se mantiver. Como sempre, recorra ao bom senso antes de instalar programas de origem dúbia no seu terminal Android.