- Back to Home »
- Google começou a atualizar com Android 5.1 os seus smartphones
terça-feira, 10 de março de 2015
Era só uma questão de tempo até a Google o terminasse e o lançasse para os seus equipamentos.
O único dado que faltava era mesmo só a data de lançamento desta nova versão do Android. Mas tudo ficou agora esclarecido! O Android 5.1 está já a ser disponibilizado para os dispositivos da Google.
A notícia da disponibilização da versão 5.1 para os dispositivos Nexus foi apresentada hoje pela própria Google que anunciou que o lançamento da próxima versão do Lollipop tinha começado.
Esta nova versão, segundo a Google, pretende melhorar a usabilidade geral do Android, com a correcção de alguns bugs que surgiram desde o lançamento da primeira versão.
Mas a Google não se limitou a limar arestas e a nova versão do Android traz algumas novidades, também tal como já se sabia.
A primeira novidade é o suporte do Android Lollipop para equipamentos com dois cartões SIM. Antes desta versão chegar o Android já o suportava e agora com também o Lollipop já o suporta.
Como a segurança é uma preocupação constante da Google, esta nova versão do Android tem agora disponível o Device Protection, uma protecção que impede um telefone de ser desbloqueado sem que seja colocada a password da conta Google associada.
Esta nova funcionalidade impede a utilização do equipamento mesmo que este veja as definições de fábrica serem aplicadas.
Existe agora também o suporte para Voice HD, que dará às chamadas telefónicas uma muito melhor qualidade no que toca ao som.
O HD Voice está apenas disponível entre equipamentos que o suportem e requer também que a rede onde os equipamentos se ligam tenham a capacidade de o oferecer.
Por fim temos pequenas alterações no que toca à ligação a redes wifi e a outros dispositivos bluetooth. A partir das Definições Rápidas passa a ser possível gerir essas ligações.
Espera-se que nos próximos dias esta actualização do Android Lollipop comece a surgir nos dispositivos Nexus, abrindo assim a porta à massificação desta nova versão.
Os fabricantes que estavam a preparar a migração dos seus equipamentos para o Lollipop vão também poder preparar esta nova actualização e assim deixar os seus dispositivos com a mais recente versão do Android