- Back to Home »
- look up , Mais , poema , Redes sociais , vídeos , viral »
- Look Up ....Poema anti-redes sociais torna-se viral
terça-feira, 6 de maio de 2014
Na era das redes sociais surge o vídeo 'Look Up' como uma chamada de atenção para a vida real e para o perigo do isolamento de uma geração que parece não saber viver sem Facebook, Twitter, Instragram e tantas outras redes sociais. Por ironia o vídeo tornou-se viral na web e conta com cerca de 20 milhões de visualizações.
A mensagem resume-se a isto: "This media we call social is anything but, when we open our computers and it"s our doors we shut" que significa numa tradução livre "as redes sociais são alguma coisa mas, quando abrimos os nossos computadores é as nossas portas que fechamos".
Apelando ao bom senso o vídeo leva o utilizador a pensar sobre a obsessão com os smartphones, tablets e afins em prejuízo da interação com os outros.
Recorda os tempos em que as crianças brincavam na rua, nos jardins, trepavam às árvores e andavam de baloiço. No fundo, lembra a importância do amigo real em detrimento do amigo virtual que não conhecemos e que não nos conhece.
O vídeo refere ainda a perda de capacidade para conversar fora das redes, por parte da geração "online", que se sente mais confortável escondida atrás das mensagens escritas.
Tudo isto num tempo em que os especialistas alertam para a incapacidade de concentração, fora da rede. Hoje a capacidade de atenção para ler romances ou artigos longos é menor do que 20 minutos. Em contrapartida, na rede, a atenção ao percorrer os feeds de notícias nos sites de notícias ditas cor-de-rosa raramente se dispersa.
Nesta linha o vídeo reforça a importância de colocar os gadgets de lado e "olhar para cima" no sentido de ver o mundo à volta, fora dos ecrãs iluminados.
Esta iniciativa para "uma geração online" pode ler-se no "The Online Citizen". O vídeo de Gary Turk está no YouTube. Ironicamente tornou-se viral e conta com cerca de 20 milhões de visualizações.
História de amor....
Conta uma história de amor, num mundo onde procuramos novas formas de contactar o próximo, dispensando a mais simples: olhar para cima e perceber que há pessoas à nossa volta.
Não deixa de ser paradoxal um facto: ‘Look Up’ tornou-se viral nas redes sociais que tanto critica. É assustador, no sentido em que a mensagem que transmite é acatada. Mas as pessoas que parecem compreendê-lo não deixam de usar essas redes sociais para o partilhar.