- Back to Home »
- happy , irão , Mais , música , pharrell williams , preso , Redes sociais , vídeo , youtube »
- Foram presos os jovens iranianos que fizeram vídeo de 'Happy'
quarta-feira, 21 de maio de 2014
"É para lá de triste que estes jovens tenham sido detidos por tentar espalhar a felicidade", escreveu Williams na sua conta na rede social Twitter.
O vídeo mostra três homens e três mulheres, sem véu, a cantar a dançar nas ruas e nos telhados de Teerão ao som da música do cantor norte-americano.No final, lê-se numa mensagem que o vídeo foi gravado em oito horas por fãs de Pharrell Williams com um iPhone5S: "'Happy' foi uma desculpa pare ser feliz. Apreciámos todos os segundos que demorámos a fazê-lo. Esperamos que ponha um sorriso na vossa cara."
O vídeo foi criticado pelos meios conservadores iranianos, que consideram que essa é uma prova de que os jovens estão a virar as costas aos valores islâmicos, favorecendo um estilo de vida mais ocidental.
A lei islâmica, em vigor no Irão desde 1979, obriga as mulheres a cobrir-se da cabeça aos pés. Para verificar que as mulheres respeitam essas regras, foi criada uma unidade de "moralidade" dentro da polícia, que não hesita em passar multas ou até deter quem viola essas leis.
"Após a difusão de um vídeo degradante que feriu a castidade do público na Internet, a polícia decidiu identificar os envolvidos", afirmou a chefe da polícia de Teerão, Hossein Sajedinia, citado pela agência Isna.
"Três homens e três mulheres foram detidas" e confessaram "o seu ato criminoso", explicou Sajeninia.