terça-feira, 11 de março de 2014

Uma mãe de um pequeno aficionado do jogo Marvel Run Jump Smash! apresentou queixa num tribunal contra a Google, devido à cobrança de 68,95 euros em funcionalidades freemium.


Llana Imber-Gluck é uma desconhecida no mundo das tecnologias – mas pode muito bem fazer história no modelo de negócio seguido pelas lojas de apps. A cidadã nova iorquina apresentou uma queixa em tribunal com o objetivo de obrigar a Google a pôr fim à cobrança pelo uso de funcionalidades de valor acrescentado que costumam ser disponibilizadas em apps que são distribuídas gratuitamente.
Na origem do caso, está uma conta menos agradável que deu entrada nas finanças pessoais de Llana Imber-Gluck, depois do respetivo filho gastar o equivalente a 68,95 dólares numa moeda virtual que é usada no jogo Marvel Run Jump Smash!.
«A Google tem lucrado de forma injusta com jogos para crianças que são anunciados como sendo grátis ou de custo reduzido, e permitem acumular vários custos, numa moeda virtual que só tem valor dentro do jogo, sem que seja aplicado qualquer sistema de controlo ou exigida uma password», reitera Shanon J. Carson, do gabinete de advogados que encaminhou o caso para o tribunal em nome de Llana Imber-Gluck, quando questionada pelo Guardian.
Com este caso, a Google poderá ser obrigada a rever as políticas de uso que dispensa a inserção de passwords na meia hora subsequente à última vez em que foi inserida. Mas este até nem será o pior receio da gigante de Mountain View. Na memória dos responsáveis da Google estará um caso similar que levou a Apple a aceitar um acordo que previa a criação de um fundo de 100 milhões de dólares para a compensação de utilizadores que descarregam inadvertidamente funcionalidades comercializadas dentro de uma app

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