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- Como cancelar uma compra e ser reembolsado na Google Play
terça-feira, 11 de março de 2014
Nem sempre as aplicações que compra na Google Play correspondem às expectativas. Mas nem tudo está perdido - pode pedir um reembolso. Saiba como
Apesar da variedade de aplicações gratuitas existentes para Android, existem algumas opções que só são acessíveis mediante a sua compra. Só que, ao contrário de uma aplicação gratuita, comprar uma app para Android exige especial ponderação por parte dos seus utilizadores - e nem no mercado digital nos livramos de realizar más compras.
Só que, ao contrário de uma loja física mais convencional, o processo de ser reembolsado pela compra de uma aplicação não é do conhecimento de todos os utilizadores.
Existem dois métodos distintos para cancelar uma compra e ser reembolsado pela aquisição de uma aplicação ou jogo da Google Play. O primeiro é relativamente simples, mas é desconhecido por boa parte dos utilizadores do sistema operativo da Google: após comprar uma app/jogo, tem à sua disposição 15 minutos para decidir se quer voltar atrás na sua decisão. A confirmar-se o retrocesso na sua opinião, pode simplesmente dirigir-se à página onde descarregou a aplicação e seleccionar "Refund" ou "Reembolsar". Note-se que estes 15 minutos começam a contar logo após a instalação da aplicação no seu dispositivo.
1) Após a instalação da aplicação/jogo que acabou de comprar, sugerimos que teste primeiro o terreno para comprovar se a aplicação corresponde às suas expectativas
2) Esteja atento ao tempo que gasta na utilização da aplicação caso pretenda realmente ser reembolsado. Neste contexto, ao dirigir-se novamente à página da aplicação irá encontrar duas opções: Open (Abrir) ou Refund (Reembolsar)
3) Será questionado sobre se tem a certeza de querer ser reembolsado. Carregue em "sim"
4) A aplicação irá desaparecer do seu dispositivo e tudo indica que a sua conta bancária irá retomar ao nível em que se encontrava antes da aplicação.
2) Esteja atento ao tempo que gasta na utilização da aplicação caso pretenda realmente ser reembolsado. Neste contexto, ao dirigir-se novamente à página da aplicação irá encontrar duas opções: Open (Abrir) ou Refund (Reembolsar)
3) Será questionado sobre se tem a certeza de querer ser reembolsado. Carregue em "sim"
4) A aplicação irá desaparecer do seu dispositivo e tudo indica que a sua conta bancária irá retomar ao nível em que se encontrava antes da aplicação.
E no que ao primeiro processo diz respeito, são apenas estes 4 passos. Algumas notas que deve ter em consideração: se optar por comprar novamente a mesma aplicação, não terá direito a um novo reembolso.
1) Aceder à sua conta na Google Play > As minhas encomendas ou vá directamente à página da aplicação que adquiriu
2) Seleccionar a aplicação que pretende devolver. De seguida deve aceder às opções e seleccionar o campo "Comunicar um Problema" (nota: este processo deve ser feito na página da aplicação que adquiriu)
3) Vai ter à sua disposição uma opção de reembolso. Seleccione-a e enumere o motivo para ser reembolsado. Clique em Enviar
2) Seleccionar a aplicação que pretende devolver. De seguida deve aceder às opções e seleccionar o campo "Comunicar um Problema" (nota: este processo deve ser feito na página da aplicação que adquiriu)
3) Vai ter à sua disposição uma opção de reembolso. Seleccione-a e enumere o motivo para ser reembolsado. Clique em Enviar
Produtos da Google Play que possam ser pré-visualizados antes da sua compra, tais como toques ou fundos de ecrã, não são reembolsáveis. As aplicações, uma vez que não podem ser pré-visualizadas ou testadas pelo utilizador, não se enquadram neste contexto.
É importante referir que neste segundo processo não existem garantias de que será realmente reembolsado, ou seja, convém ter um motivo válido para ser reembolsado. Geralmente argumentar que a aplicação não correspondeu às expectativas nem àquilo que foi publicitado pode ser um bom argumento, mas é necessário conseguir suportá-lo.