terça-feira, 11 de março de 2014

Nem sempre as aplicações que compra na Google Play correspondem às expectativas. Mas nem tudo está perdido - pode pedir um reembolso. Saiba como

Como cancelar uma compra e ser reembolsado na Google Play


Apesar da variedade de aplicações gratuitas existentes para Android, existem algumas opções que só são acessíveis mediante a sua compra. Só que, ao contrário de uma aplicação gratuita, comprar uma app para Android exige especial ponderação por parte dos seus utilizadores - e nem no mercado digital nos livramos de realizar más compras.

 
Só que, ao contrário de uma loja física mais convencional, o processo de ser reembolsado pela compra de uma aplicação não é do conhecimento de todos os utilizadores.

Existem dois métodos distintos para cancelar uma compra e ser reembolsado pela aquisição de uma aplicação ou jogo da Google Play. O primeiro é relativamente simples, mas é desconhecido por boa parte dos utilizadores do sistema operativo da Google: após comprar uma app/jogo, tem à sua disposição 15 minutos para decidir se quer voltar atrás na sua decisão. A confirmar-se o retrocesso na sua opinião, pode simplesmente dirigir-se à página onde descarregou a aplicação e seleccionar "Refund" ou "Reembolsar". Note-se que estes 15 minutos começam a contar logo após a instalação da aplicação no seu dispositivo.
1) Após a instalação da aplicação/jogo que acabou de comprar, sugerimos que teste primeiro o terreno para comprovar se a aplicação corresponde às suas expectativas
2) Esteja atento ao tempo que gasta na utilização da aplicação caso pretenda realmente ser reembolsado. Neste contexto, ao dirigir-se novamente à página da aplicação irá encontrar duas opções: Open (Abrir) ou Refund (Reembolsar)
3) Será questionado sobre se tem a certeza de querer ser reembolsado. Carregue em "sim"
4) A aplicação irá desaparecer do seu dispositivo e tudo indica que a sua conta bancária irá retomar ao nível em que se encontrava antes da aplicação.
E no que ao primeiro processo diz respeito, são apenas estes 4 passos. Algumas notas que deve ter em consideração: se optar por comprar novamente a mesma aplicação, não terá direito a um novo reembolso.


Existe, contudo, um segundo processo de reembolso que é mais complexo e que oferece menos garantias. No caso de ter comprado uma aplicação que não tenha correspondido às suas expectativas, e de ter ultrapassado os 15 minutos de tolerância iniciais, terá ainda um total de 48 horas para reivindicar o seu dinheiro de volta. Neste cenário tem que:
1) Aceder à sua conta na Google Play > As minhas encomendas ou vá directamente à página da aplicação que adquiriu
2) Seleccionar a aplicação que pretende devolver. De seguida deve aceder às opções e seleccionar o campo "Comunicar um Problema" (nota: este processo deve ser feito na página da aplicação que adquiriu)
3) Vai ter à sua disposição uma opção de reembolso. Seleccione-a e enumere o motivo para ser reembolsado. Clique em Enviar
Produtos da Google Play que possam ser pré-visualizados antes da sua compra, tais como toques ou fundos de ecrã, não são reembolsáveis. As aplicações, uma vez que não podem ser pré-visualizadas ou testadas pelo utilizador, não se enquadram neste contexto.
É importante referir que neste segundo processo não existem garantias de que será realmente reembolsado, ou seja, convém ter um motivo válido para ser reembolsado. Geralmente argumentar que a aplicação não correspondeu às expectativas nem àquilo que foi publicitado pode ser um bom argumento, mas é necessário conseguir suportá-lo.

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