domingo, 19 de janeiro de 2014


Quarterback San Francisco 49ers 'Colin Kaepernick aperta a mão de Seattle Seahawks quarterback Russell Wilson depois de um jogo do ano passado. Foto: Reuters / USA Today Sports
Foi chamado o "Nerd Bowl", porque as equipes vêm de cidades de oi-tech de San Francisco e Seattle . Mas - com exceção, talvez, para as líderes de torcida - o confronto de domingo entre o San Francisco 49ers e os Seattle Seahawks por um lugar no próximo mês de Super Bowl será uma demonstração de brutalidade instintiva.
Stoked por uma rivalidade que remonta à corrida do ouro, o jogo está definido para jogar fora uma disputa regional mais contemporânea: os Seahawks são de propriedade de Paul Allen e desenhar o apoio da Microsoft, a empresa que ele co-fundou, e da gigante mundial de compras Amazon , os 49ers têm raízes estabelecidas não só em San Francisco, mas cada vez mais no Vale do Silício, onde a Apple, Facebook, Google e Twitter têm a sua sede.
Presidente O 49ers ', Gideon Yu, é um ex-executivo do Facebook, que está trazendo executivos de oi-tech em sua gestão como a equipe se prepara para se deslocar de Candlestick Park para um novo estádio em Santa Clara, próximo ao famoso vale.
O jogo de hoje, dizem os comentaristas desportivos, é de uma oportunidade para acertar as contas. Nos últimos anos, San Francisco Seattle superou em termos de internet e inovação de média social. Após a guerra dos navegadores dos anos 90, a Apple de Steve Jobs veio de trás para trucidar Microsoft com gerações de desejável magia consumidor tecnologia.
O 49ers também tem uma história brilhante de sucesso no Super Bowl, com cinco vitórias, mas no campo que a dominância não é agora tão claramente definidas. Allen, que comprou os Seahawks em 1997, financiou a criação de uma equipe formidável. Enquanto cada um ganhou uma partida contra o outro nesta temporada, o Seahawks bateram o 49ers pelo placar combinado de 71-16 em suas duas últimas partidas em casa. Ainda assim, enquanto ambos jogam em um estilo similar, ofensa 49ers 'foi mais forte no final da temporada.
"É uma rivalidade neurótica porque as cidades são tão semelhantes", diz Al Saracevic, editor de esportes do San Francisco Chronicle . "Eles são as duas cidades liberais na costa oeste, o café-obcecado, tecnologia obcecado e claramente futebol obcecado".
A disputa, dizem os comentaristas, não é apenas encenação para a televisão. "Eu não conheço ninguém aqui que gosta de alguém sobre os Seahawks. Se você encontrar um, me avise", insiste San Francisco atacante Alex Boone.
O desagrado, ao que parece, é mútuo e para a competitividade entre as equipes e seus fãs tem sido exagerada por uma rivalidade entre seus treinadores cabeça-dura, Jim Harbaugh dos 49ers e Pete Carroll. "Os dois são bons treinadores e eles construíram, indiscutivelmente, os melhores times do país", diz Saracevic. "Agora eles estão ambos olhando para o Super Bowl - o maior prémio em cima da mesa."
Mas se a tecnologia rivalidade significa pouco para os jogadores no campo, é mais real nas duas regiões. Seattle orgulha-se de habilidades de engenharia e empresas que buscam estabelecer relações com os seus clientes, dispensando contribuições recentes tecnologia do Vale do Silício como software de média social destinados a recolher dados dos usuários para vender aos anunciantes.
Mas os números são claramente a favor de São Francisco. Nos primeiros nove meses de 2013, a startups da área da baía atraiu US $ 8.8bn de empresas de capital de risco. Startups Seattle, informa o Wall Street Journal , levantou US $ 409m de investidores no mesmo período.
No fundo, diz Seattle Times colunista Danny Westneat, a insegurança é real. São Francisco corrida do ouro veio 50 anos antes de Seattle tornou-se o lugar de partida para o Yukon. Mesmo na próspera cidade de Seattle de hoje, a cidade continua com inveja da riqueza de San Francisco, artes, arquitetura, tecnologia, cultura e política. "Por mais de 100 anos de Seattle tem desempenhado cão vadio alfa de San Francisco", diz Westneat.
Mas, para Allen, 60, cuja fortuna de bilhões de dólares decorre escrever código inicial da Microsoft, enquanto o mais conhecido Bill Gates fez os negócios, um título do Super Bowl equivaleria a vindicação significativo.
Depois que ele deixou a Microsoft em 1983, o nativo de Seattle perdeu biliões em tecnologia e de televisão por cabo investimentos inoportunas. Um ventilador de Jimi Hendrix apaixonado, ele faz planos que vão desde a busca de vida alienígena para empreendimentos espaço de carga (ele é o principal financiador da empresa fazendo o espaço do veículo de turismo de Richard Branson). Mas muitos dos empreendimentos subseqüentes de Allen provou previdente. A US $ 200 milhões de investimento oleoduto energia retornou 2,25 biliões de dólares, ele vendeu recentemente 11 edifícios em Seattle para a Amazon por US $ 1.16bn.
Primeira equipe de esportes de Allen foi o time de basquete Portland Trail Blazers NBA, comprado logo depois que ele saiu da Microsoft.Cerca de 15 anos depois, ele comprou os Seahawks por US $ 194m depois do estado de Washington governador apelou para ele como um filho da terra. Em seguida, ele gastou US $ 140 milhões a construção de um dos melhores estádios em os EUA (os fãs de Seattle estabeleceu um recorde de ruído em seu estádio quando Seattle vencer o 49ers em Setembro).
Graças a um boom no patrocínio esportivo e as somas astronômicas redes de TV estão preparados para pagar por direitos de transmissão de esportes, os Seahawks estão agora valorizado bem mais de US $ 1 bilião. No final da temporada de 2005, Seattle chegou ao Super Bowl pela primeira vez, perdendo para Pittsburgh. Uma vitória no jogo grande (sobre o Denver Broncos ou New England Patriots) em 2 de fevereiro poderia aumentar consideravelmente essa avaliação. "Se eu entrou na NBA por paixão, fui chamado para a Liga Nacional de Futebol de dever cívico", diz Allen em seu livro de memórias.
Vinte anos atrás, a Microsoft quase deixou a Apple para morrer, agora a Apple é a empresa dominante, aponta Saracevic. "Ninguém poderia ter previsto isso." Mas, ele acrescenta: "Eu quase posso garantir ninguém nas equipes vão estar pensando em tecnologia -, mas ecos da rivalidade será sentida." Ele prevê o 49ers triunfará. "Os Seahawks deve ganhar este jogo, mas o 49ers parecem estar em um rolo. Se eu fosse um capitalista de risco, eu colocaria meu dinheiro em 49ers."

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © TECHonLLINE, noticias de tecnologia!no mundo online... - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -