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- Hook - a rede social para desenvolver os seus négócios
domingo, 3 de novembro de 2013
Apresentado há dias, o Hook é um projeto português com objetivos globais. Esta rede social empresarial, de utilização gratuita, que quer juntar empresas com serviços para oferecer a empresas interessadas em encontrar novos fornecedores.
O projeto estará em fase de lançamento até final do ano, com todas as funcionalidades da plataforma acessíveis a quem se registar. Terminada esta fase de lançamento passará a contar com uma versão premium que limitará o acesso a algumas funcionalidades, mas a filosofia do acesso universal ao serviço vai manter-se, com qualquer empresa a poder solicitar propostas ou responder-lhes.
Ricardo Oitavén, founding partner do projeto, explica que o Hook tem como grande objetivo ajudar as empresas a otimizarem o esforço de angariação de clientes, criando uma alternativa às estratégias de "atuação a 360º que desperdiçam recursos".
À semelhança do que já fazem os marketplaces online B2B, o Hook quer juntar empresas que precisam de determinado serviço, àquelas que podem oferecê-los, mas Ricardo Oitaven garante que as semelhanças acabam aí, porque o conceito do Hook é diferente.
A plataforma assenta num modelo de rede social, "que permite toda a interação entre os stakeholders" em todas as fases do negócio. Também se distingue do conceito tradicional de marketplace por assentar num modelo de acesso gratuito.
As empresas que se registem na fase de lançamento da plataforma e que contribuam para o aperfeiçoamento do produto, com ideias e sugestões, garantem acesso a um ano de subscrição premium.
Nesta modalidade de subscrição paga, os utilizadores da plataforma garantem acesso a serviços de pesquisa melhorada e outras funcionalidades que os promotores ainda não revelam. O custo associado à versão premium variará entre os 20 e os 90 euros, antecipa Ricardo Oitavén.
A expectativa do fundador do projeto, que é também CEO da OpenSolutions, passa pela angariação de 15 mil empresas no primeiro ano. No segundo ano de vida do Hook o objetivo é ter 50 mil empresas e no quinto ascender a 750 mil empresas a fazer negócio na rede social.
A internacionalização, já a partir dos próximos meses, deverá contribuir para alcançar a estimativa. A Holanda será o primeiro país de internacionalização da plataforma, que já está disponível também em inglês, francês e espanhol, para além do português e do holandês.
Ricardo Oitavén, founding partner do projeto, explica que o Hook tem como grande objetivo ajudar as empresas a otimizarem o esforço de angariação de clientes, criando uma alternativa às estratégias de "atuação a 360º que desperdiçam recursos".
À semelhança do que já fazem os marketplaces online B2B, o Hook quer juntar empresas que precisam de determinado serviço, àquelas que podem oferecê-los, mas Ricardo Oitaven garante que as semelhanças acabam aí, porque o conceito do Hook é diferente.
A plataforma assenta num modelo de rede social, "que permite toda a interação entre os stakeholders" em todas as fases do negócio. Também se distingue do conceito tradicional de marketplace por assentar num modelo de acesso gratuito.
As empresas que se registem na fase de lançamento da plataforma e que contribuam para o aperfeiçoamento do produto, com ideias e sugestões, garantem acesso a um ano de subscrição premium.
Nesta modalidade de subscrição paga, os utilizadores da plataforma garantem acesso a serviços de pesquisa melhorada e outras funcionalidades que os promotores ainda não revelam. O custo associado à versão premium variará entre os 20 e os 90 euros, antecipa Ricardo Oitavén.
A expectativa do fundador do projeto, que é também CEO da OpenSolutions, passa pela angariação de 15 mil empresas no primeiro ano. No segundo ano de vida do Hook o objetivo é ter 50 mil empresas e no quinto ascender a 750 mil empresas a fazer negócio na rede social.
A internacionalização, já a partir dos próximos meses, deverá contribuir para alcançar a estimativa. A Holanda será o primeiro país de internacionalização da plataforma, que já está disponível também em inglês, francês e espanhol, para além do português e do holandês.