- Back to Home »
- dicas , football manager 2014 , jogo , treinador »
- Football Manager 2014 - dicas de como se tornar um grande treinador como Mourinho
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Football Manager 2014 é o mais novo game da popular série que simula a carreira de um treinador/gerente de futebol. Uma lista com algumas dicas que podem lhe ajudar a ter um desempenho para dar inveja em Pep Guardiola ou José Mourinho. Confira:
Conheça cada jogador do elenco (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Conheça o plantel
Essa é a dica mais importante do jogo. Não saia contratando qualquer um e nem mandando um monte de gente ir embora. Conheça seu elenco. Utilize a página de navegação de jogadores e veja em que cada um é bom e ruim. Explore até seu equipa de reservas e, principalmente, os jovens. Só então comece a planear transferências e táticas de jogo.
Forme a sua própria tática
Na Internet, há uma série de táticas prontas para todo FM. Se quiser praticidade, procure uma e instale-a. No entanto, uma das maiores diversões do jogo é justamente dizer a sua equipa como jogar.
Arrumar a formação da equipa de acordo com seu plantel é muito interessante – e também fundamental na hora dos resultados. Afinal, há muitas variações de posições e funções no FM. Por isso, passa a ser crucial, primeiro, conhecer o plantel, e depois posicionar os atletas de forma certa.
Crie seu padrão de jogo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Dê atenção aos conselhos
Nada melhor para ajudar nestas duas primeiras dicas do que os conselhos da sua comissão técnica. Leia-os com calma e leve os consideração. Além disso, é fundamental ter um staff de qualidade. Procure pelos profissionais com o maior nível que puder em todas as áreas. Esta estrutura faz bastante diferença. E peça sempre relatórios do seu clube e dos adversários para se preparar melhor.
Varie suas táticas
Não tenha apenas um modo de jogar. Depois que sua equipa treinar bastante uma tática (na pré-temporada, deixe os treinos em “Tática” com a intensidade “Muito Alta”), ensine outra. Assim, terá maneiras diferentes de encarar os rivais de acordo com as características de cada um.
Além disso, configure seus treinos sempre de acordo com o adversário (em casa contra uma equipa fraca, movimentação ofensiva, e fora de casa contra equipas fortes, posicionamento defensivo, por exemplo).
Boa relação com o grupo
Um jogador insatisfeito pode contaminar todo o grupo. Esta é uma máxima do futebol e se faz presente no FM. Por isso, procure falar com os atletas sempre em tom “calmo” ou “cauteloso” quando for reclamar de alguma coisa. Faça tudo o que puder para manter todos felizes. Elogie as boas atuações e, principalmente, evite se comprometer com algo que não poderá cumprir, como garantir que um clube mediano vai lutar pelo título só para ganhar mais dinheiro de transferências da diretoria.
Tente motivar o time (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Use os seus olheiros
A rede de olheiros é fundamental no FM 2014. Contrate os que têm melhores atributos de descoberta de potencial – Newton Motta é uma boa dica para quem joga no Brasil, pois é excelente e está sem contrato no início do jogo.
Depois, use seus profissionais não só para emitir relatórios do seu clube, dos adversários e de quem já tem como alvo, mas também para fazerem prospecção de novos jogadores, de jovens talentos. Isso é fundamental em um jogo a longo prazo.
Olheiros são fundamentais (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Converse com a diretoria
As diretorias dos clubes têm modos de diferentes de agir, mas todas elas não resistem a um pedido feito por um técnico que está mandando bem. Por isso, se quiser alguma coisa do que está disponível nas conversas com a diretoria, faça uma boa campanha, aguarde uma sequência de vitórias e tente fazer a solicitação, seja de dinheiro para transferências ou expansão de estádio. Pode ajudar muito.
Procure “barganhas”
Assim como na vida real, contratar não é fácil no FM 2014 – mas é bem mais fácil do que no FM 2013, quando era praticamente impossível, especialmente com clubes pequenos. Por isso, procure barganhas.
Jogadores livres (como Adriano), que estejam na lista de empréstimos (por exemplo, Anderson, do Manchester United) ou disponíveis para a transferência, se seu clube tiver dinheiro. Use e abuse dos empréstimos de promessas e contrate experientes sem contrato se estiver em uma equipa pequena.
Há jogadores livres bons para compor elenco (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Negocie os contratos
Nunca aceite, de primeira, uma proposta. Sempre tente ganhar um pouquinho mais e gastar um pouquinho menos. Seja para vender ou comprar, nunca ache que o negócio está imperdível quando ele vier da máquina. Sempre dá para ganhar uma vantagem, mesmo que pequena, se você negociar os contratos.
Personalize o jogo
Esta é uma dica mais para aumentar o realismo do jogo. O FM é um game que não tem licenças de muitos clubes e ligas. Por isso, eles ficam sem escudo, uniforme e faces de jogadores. Nos brasileiros, por exemplo, acontece isso. Se quiser, é possível fazer o download de arquivos e colocá-los no game.
Coloque escudos e uniformes no game (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Com estas dicas, certamente terá um desempenho melhor no Football Manager. A lista tem “toques” bem básicos, porém importantes, e que, caso passem despercebidos podem fazer a diferença entre uma carreira bem sucedida e o fracasso.