- Back to Home »
- automóveis , ford edge concept , hyundai elantra sport , hyundai veloster r-spec , jaguar f-type , kia k900 , mini cooper , nissan sentra nismo , porsche macan , ranger rover autobiography , salão de los angeles »
- 10 carros apresentados no Salão de Los Angeles
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Começou para o público a edição de 2013 do Salão de Los Angeles. O evento acontece na cidade californiana até o dia primeiro de dezembro deste ano.
Segundo a organização, o evento terá 50 lançamentos de carros, entre estreias globais e locais. Entre os destaques está o projeto do novo Ford Edge, que deverá ser vendido pela empresa nos próximos anos.
Outro destaque é o Porsche Macan.
Agora confira alguns dos principais modelos que foram lançados pelas marcas, durante os dois dias que o evento esteve aberto para imprensa.
Porsche Macan S
A Porsche finalmente apresentou a sua aposta para o segmento de utilitários-esportivos compactos. Bastante parecido com o Cayenne, o Macan é 14,6 centímetros mais curto, 1,6 centímetro mais estreito e 8,2 centímetro mais baixo que o modelo pioneiro da marca.
O Macan chega às concessionárias alemãs a partir de abril com três opções de motorização. As versões S e S Diesel serão oferecias por 57.930 euros, enquanto a Turbo custará 79.826 euros.
Ford Edge Concept
Modelo é a grande estrela da empresa no Salão de Los Angeles. Exibido na forma de carro-conceito, ele antecipa o modelo que será vendido globalmente nos próximos anos.
O design lembra bastante o Fusion, embora seja bastante parecido com o Hyundai Santa Fe, especialmente no desenho da grade frontal hexagonal. De traseira, ele é um pouco mais original, remetendo mais ao sedã médio-grande da Ford. Os LEDs marcam presença tanto nos faróis quanto nas lanternas.
É na tecnologia embarcada que o Edge chama atenção. Um dos sistemas mais inovadores é o sistema de estacionamento 100% autónomo, que realiza a baliza sem interferência alguma do motorista.
A manobra, aliás, pode ser realizada por um simples toque no botão da chave, que ativa sensores ultrassônicos responsáveis por fazer a leitura da vaga perpendicular. Trata-se do mesmo princípio de sensores utilizados para desviar o veículo de um obstáculo à frente.
A Ford não revelou detalhes de motorizações do Edge, mas é praticamente certo que ele usará a nova família de motores EcoBoost.
Range Rover Autobiography
A Land Rover não foi nada humilde, apresentando um SUV de 5,2 metros de comprimento. O Range Rover Autobiography Black LWB tem 20 centímetros a mais para os passageiros do banco do que o modelo convencional. A chegada ao mercado global está prevista para março de 2014.
A versão de topo de linha, com entre-eixos estendido, tem comprimento total de 5,20 metros, 20 cm a mais do que o modelo convencional.
Na prática, são 14 cm a mais para os passageiros do banco traseiro.
O acabamento interno da versão também é refinado, com revestimento em couro precisamente aplicado, dois lugares individuais na traseira, com mesinhas elétricas também em couro, nova iluminação, tomadas USB, entre outros itens.
A chegada do Range Rover Autobiography Black LWB ao mercado global está prevista para março de 2014.
Jaguar F-Type
Desfilando um design refinado, a Jaguar apresentou o F-Type Coupé. Mas muito além da beleza, carro é bastante agressivo. O modelo usa o motor V6 do roadster: com 340 cv, ele leva apenas 5,1 segundos para chegar aos 100 km/h e vai até os 275 km/h.
Seu lançamento está agendado para o primeiro trimestre de 2014.
MINI Cooper 2014
O MINI Cooper voltou no tempo, e foi apresentado com um visual bastante retrô no Salão de Los Angeles. A terceira geração do modelo visivelmente mais gordo, e com um estilo retrô atualizado. Os faróis redondos ficaram maiores e trazem iluminação de LEDs, acompanhados por uma grade frontal mais larga e esguia. A frente ficou mais pronunciada, com para-brisa nitidamente mais inclinado. Na traseira, as lanternas preservaram o formato, mas ficaram maiores.
O interior conserva o mostrador circular central, embora agora mostre apenas o sistema multimídia. O velocímetro fica no lugar de sempre, atrás do volante.
A terceira geração do Cooper foi revelada dias antes de sua dupla estreia mundial, nos Salões de Los Angeles e Tóquio. Visivelmente mais parrudo, o hatch tem 3,82 metros de comprimento, 1,72 metro de largura e 1,41 metro de altura, sendo 9,8 centímetros mais longo, 4,4 centímetros mais largo e 7 milímetros mais alto que seu antecessor.
Sua distância entre-eixos é de 2,49 metros, sendo 4,2 centímetros mais longo. O crescimento se traduz em mais espaço para ocupantes e bagagem.
O estilo retrô foi conservado, ou melhor, atualizado. Os faróis redondos ficaram maiores e trazem iluminação de LEDs, acompanhados por uma grade frontal mais larga e esguia. A frente ficou mais pronunciada, com para-brisa nitidamente mais inclinado. Na traseira, as lanternas preservaram o formato, mas ficaram maiores.
Já o interior conservou o chamativo mostrador circular central, embora ele mostre apenas o sistema multimídia. O velocímetro está no lugar "tradicional", ou seja, atrás do volante. No geral, o novo MINI parece uma atualização em vez de uma nova geração.
Serão oferecidas três opções de motorização: duas de 1,5 litro, movidas a gasolina e a diesel, e uma 2.0 a gasolina, esta reservada ao Cooper S. Todas contam com auxílio do turbocompressor e trazem sistema start-stop. Segundo a MINI, além de mais potentes, os motores reduziram as emissões de poluentes em até 27%.
O motor 1.5 a gasolina entrega 134 cv e torque máximo de 22,3 mkgf, emitindo 105 gramas de CO2 por quilómetro rodado. O Cooper D tem 114 cv e 27,5 mkgf de torque máximo, enquanto o Cooper S rende 189 cv e oferece torque máximo de 28,4 mkgf.
Novas motorizações serão lançadas futuramente, tanto nas versões mais baratas (como a One) quanto nas mais esportivas, inclusive aquelas preparadas pela John Cooper Works.
O carro será vendido com três opções de transmissão nos modelos com tração dianteira: a caixa manual de seis marchas equipa todas as versões, sendo que o câmbio automático de seis velocidades é opcional. Esta transmissão automática, aliás, também tem uma calibragem mais esportiva, com trocas de marcha mais rápidas, borboletas atrás do volante e controle de RPM nas reduções.
O uso abundante de alumínio e metais de alta resistência na suspensão reduziram o peso (1.085 quilos na versão Cooper) e melhoraram a rigidez do veículo.
A extensa lista de equipamentos inclui, pela primeira vez, o Controle Variável dos Amortecedores, permitindo escolher entre um ajuste mais confortável e outro que valoriza a esportividade.
O novo Cooper utiliza uma nova plataforma de tração chamada UKL1, que será aproveitada em toda a gama MINI e nos modelos com a tração dianteira da BMW, incluindo uma inédita variação minivan do Série 2, que será lançada na Europa em março, logo após o Salão de Genebra.
Hyundai Elantra Sport
Versão lançada pela empresa coreana é um pouco mais encorpada do sedã. Modelo apresentou modificações nos faróis, grade frontal (cromada escura) e um aerofólio traseiro, bem como rodas de liga-leve de 17 polegadas em dois tons.
Quanto à motorização, a versão passa a ser equipada com um bloco 2.0 GDI, entregando 173 cavalos de potência e 21,2 kgfm de torque.
Hyundai Veloster R-Spec
A Hyundai já havia revelado o Veloster 2014 no Salão de Los Angeles, mas aproveitou para exibir também a versão R-Spec. Versão é baseada no Veloster Turbo, mas com alguns itens de série a mais. A produção do Veloster R-Spec começará ainda em 2013, mas sua chegada ao mercado norte-americano ocorrerá apenas em fevereiro do próximo ano.
O Veloster R-Spec tem suspensão revisada, câmbio manual de seis marchas com manopla exclusiva, detalhes vermelhos na carroceria, bancos desportivos em preto e vermelho, insígnia especial da versão em vários pontos, incluindo nos tapetes, entre outros itens.
Não há modificações na motorização, de modo que o bloco que equipa a versão é o 1.6 turbo de injeção direta, que entrega 201 cavalos de potência e 26,9 kgfm de torque.
A produção do Veloster R-Spec começará ainda em 2013, mas sua chegada ao mercado norte-americano ocorrerá apenas em fevereiro do próximo ano.
Nissan Sentra Nismo
Já imaginou um Nissan Sentra de 243 cavalos de potência? A montadora mostrou a prévia de uma versão de alto desempenho do modelo, com conceito preparado pela Nismo.
Essa versão mais poderosa do Sentra conta com o exterior inspirado nas corridas, e com um motor 1.8 turbo de quatro cilindros com injeção direta a gasolina. O veículo foi equipado também com rodas de liga leve de 19 polegadas e pneus Michelin Super Sport Performance 225/35 R19.
Kia K900
Para o Salão, a Kia apresentou o K900. O sedã de luxo com tração traseira chega com objetivo de rivalizar com modelos de marcas alemãs. O espaço interno é uma das principais atrações, com pouco mais de 3 metros de comprimento. Modelo é bastante parecido com o Cadenza, mas com um aspecto mais premium.