- Back to Home »
- atropela cr7 , cristiano ronaldo , Facebook , Internet , pepsi , Redes sociais »
- Campanha da Pepsi com a mensagem "Pepsi "atropela" CR7" gera revolta da net...actualizada (com contra resposta)
Campanha da Pepsi com a mensagem "Pepsi "atropela" CR7" gera revolta da net...actualizada (com contra resposta)
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
A Pepsi sueca decidiu criar uma campanha com um boneco de voodoo a imitar Cristiano Ronaldo. A "brincadeira" espalhou-se pelas redes sociais e está a custar seguidores à marca.
O futebol tem destas coisas... e as campanhas de publicidade locais, num mundo constantemente conectado, nunca se ficam pelo país de origem. Duas lições que a Pepsi certamente aprendeu hoje, terça-feira, com uma campanha onde utiliza um boneco de voodoo a representar Cristiano Ronaldo, exibida na página sueca da marca no Facebook.
Na página da Pepsi sueca, uma campanha original foi montada para os jogos entre a equipa sueca e a portuguesa: nas diversas imagens disponibilizadas, é possível ver um boneco de voodoo vestido com o equipamento do grupo das "Quinas" e o número 7, de Cristiano Ronaldo.
Numa primeira fase, a marca incitou os utilizadores suecos a colocarem "gosto" na fotografia disponibilizada do boneco, prometendo enfiar uma agulha no mesmo por cada "like" que recebessem. Na seguinte, o boneco aparece completamente cravado de agulhas. Quando a estratégia não resultou (a Suécia perdeu em Portugal, no primeiro jogo), a marca prometeu (com uma imagem em que o boneco aparece com a "cara" esmagada por uma lata de Pepsi Max) voltar a tentar "em casa", esta terça-feira, dirigindo-se diretamente ao capitão da seleção portuguesa.
Hoje, no entanto, a polémica ganhou nova dimensão, com a partilha de uma imagem em que o boneco de Cristiano Ronaldo aparece atado e prostrado numa linha férrea. A "brincadeira" não foi bem recebida pelos adeptos portugueses, que prometem boicotar a marca em Portugal.
A resposta não se fez esperar, sob diversas formas, nas redes sociais. Várias páginas de boicote à marca foram criadas nas últimas horas, sendo que uma delas,"Nunca Mais Vou Beber Pepsi", já conta com 14 mil fãs. Também a página geral da marca foi invadida por comentários negativos e insultos, fenómeno que se repete por praticamente todas as páginas temáticas da Pepsi no Facebook.
As próprias imagens utilizadas na campanha original estão a ser agora utilizadas como veículo de chacota da marca, com mensagens como "não se metam com o Ronaldo" (onde aparece um comboio descarrilado) ou "Brasil, aqui vou eu" (em sueco).
A Pepsi portuguesa já veio pedir desculpas pela atitude da administração da página sueca, garantindo que as imagens já foram retiradas. A publicação, feita há menos de uma hora, já reune mais de mil comentários.
Mais:
Mais:
A página da Pepsi no Facebook foi invadida por comentários, vídeos e animações de internautas portugueses que decidiram desforrar-se do anúncio que tinha colocado Cristiano Ronaldo em versão de boneco de vudu à beira de ser atropelado por um comboio
Ontem, por volta da hora do jogo Suécia-Portugal, a Pepsi emitiu um pedido de desculpas a Cristiano Ronaldo, na sequência das várias de manifestações de desagrado de portugueses contra uma campanha publicitária que tinha por protagonista uma versão de boneco de vudu de Cristiano Ronaldo.
A campanha continha três imagens pouco agradáveis para os adeptos da Seleção e do prodígio madeirense: uma em que CR7 estava amarrado a uma linha de comboio; outra em que estava coberto de alfinetes; e uma terceira em que uma lata de Pepsi esmagava o rosto do jogador do Real Madrid.
No pedido de desculpas emitido ontem, a Pepsi admitiu que os responsáveis pelo marketing da sucursal sueca foram longe de mais e reiterou que as imagens foram retiradas. O pedido de desculpas já não terá ido a tempo de evitar as manifestações de desagrado que começaram a circular nas redes sociais. No Facebook, houve mesmo quem tenha criado a página «Nunca mais vou beber Pepsi» (mais de 25 mil gostos).
A página que a Pepsi portuguesa mantém no Facebook também não escapou à fúria dos adeptos portugueses. Centenas de posts, com textos, montagens, vídeos e fotos foram publicados nas últimas horas criticando a campanha e fazendo juras pessoais de boicote à Pepsi. Em alguns casos, o desagrado assumiu contornos de palavrão e noutros deu vivas à histórica rival da Pepsi.
Para a história fica o resultado do Suécia-Portugal: 2-3; com três golos de Cristiano Ronaldo. Não há relatos de que tenham aparecido no campo bonecos de vudu, comboios, anúncios publicitários ou posts de Facebook.