- Back to Home »
- concurso , logotipo , yahoo »
- Nova logo da Yahoo
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
30 logos da Yahoo depois, o vencedor é…
Há um mês atrás a Yahoo! anunciou que ia mudar o seu logo a curto prazo e que mostraria diferentes versões nos dias seguintes. Em qualquer dos casos, o ponto de exclamação ficava. E assim foi.
De início ficou igualmente assente que a cor também era para manter, assim como a linha “divertida, vibrante e acolhedora” da marca. Ao todo foram 30 propostas diferentes, apresentadas ao longo de 30 dias, em que a última foi a escolhida.
A adoção de um novo logótipo quis marcar um ponto de viragem na estratégia da Yahoo, refletindo as mudanças de que foi alvo o seu negócio nos últimos meses, desde a entrada de Marissa Mayer como CEO, no verão de 2012.
A mudança não será tão ousada como alguns poderiam esperar, um facto que se adivinhava pelas 29 versões que antecederam a derradeira, e que puderam ser acompanhadas numapágina dedicada ao assunto.
As ideias ficaram, com certeza, aquém da maior parte das propostas que surgiram numconcurso promovido pela 99designs, a propósito do anúncio da Yahoo.
Mas poderá julgar as diferenças entre “velho” e “novo” por si próprio. Há 30 dias atrás o logo da Yahoo era assim:
A adoção de um novo logótipo quis marcar um ponto de viragem na estratégia da Yahoo, refletindo as mudanças de que foi alvo o seu negócio nos últimos meses, desde a entrada de Marissa Mayer como CEO, no verão de 2012.
A mudança não será tão ousada como alguns poderiam esperar, um facto que se adivinhava pelas 29 versões que antecederam a derradeira, e que puderam ser acompanhadas numapágina dedicada ao assunto.
As ideias ficaram, com certeza, aquém da maior parte das propostas que surgiram numconcurso promovido pela 99designs, a propósito do anúncio da Yahoo.
Mas poderá julgar as diferenças entre “velho” e “novo” por si próprio. Há 30 dias atrás o logo da Yahoo era assim:
E agora está assim:
Mais:
A CEO Marissa Meyer está revolucionando o Yahoo!, criticado por muita gente por ter “parado no tempo” na internet. Ela assumiu a empresa, cortou serviços, comprou uma série de pequenas empresas, recuperou financeiramente a companhia e, agora, apresenta a nova logo.
O clipe acima mostra lentamente o processo de confecção: o símbolo do Yahoo! agora está mais moderno, fino e com uma cor mais voltada para o azul, ao contrário do roxo de tonalidade forte do ícone anterior – mas o ponto de exclamação inclinado continua por lá.
(Fonte da imagem: Divulgação/Yahoo!)
Segundo a CEO, a logo não possui linhas retas, porque elas são incomuns na vida real. A espessura indica objetividade, e a ideia era combinar consistência matemática e fidelidade à marca. No Tumblr dela, há todo o processo de criação.
E fica a dica de um easter egg: quando você abre a página inicial do Yahoo! em inglês, o tal ponto de exclamação possui uma rápida animação antes de se posicionar à direita do nome do site.