- Back to Home »
- ciência , kepler-452b , nasa , planeta »
- Kepler-452b -NASA descobre um planeta semelhante com a Terra
quinta-feira, 23 de julho de 2015
A NASA anunciou há pouco uma descoberta fantástica. Depois de várias imagens captadas pelo telescópio Kepler, os astrónomos descobriram um planeta semelhante em tamanho à Terra, com a distância ideal de uma estrela maior, um sol, que poderá permitir a existência de água líquida e, por consequência, vida tal como a conhecemos.
Poderá ser o “primo mais velho da Terra” que se imaginava haver.
A descoberta foi conseguida graças ao telescópio Kepler e o novo planeta já foi baptizado de Kepler-452b. Segundo informações da agência espacial norte-americana, o planeta fica a 1400 anos luz da Terra e situa-se na constelação Cygnus, no sistema Kepler. A sua órbita contempla uma estrela bem menor que o nosso Sol, tem metade da massa e do tamanho.
Pelas características da estrela, trata-se de uma estrela anã vermelha, muito comuns na Via Láctea, são cerca de 70% deste tipo as estrelas existentes. O Kepler-452b, não está sozinho constelação Cygnus, existem outros quatro planetas em volta da mesma estrela, contudo são planetas muito quentes o que não possibilitaria a existência de vida, com as condições ideais que sabemos serem necessárias.
Ainda não existem muitos dados sobre o Kepler-452b. Sabe-se que tem um tamanho idêntico ao nosso planeta Terra mas não há dados sobre a sua massa, composição ou tipo de atmosfera. Segundo a NASA, a duração da sua órbita em torno do seu “Sol”, leva cerca de 130 dias, o que lhe permite apenas receber um terço da energia que a Terra recebe do Sol. Isto diz-nos que em termos de luz é muito fraca, como se o pico do sol deles fosse igual ao nosso entardecer.
Portanto, não é um planeta gémeo, mas sim primo, isto nas palavras de Thomas Barclay, investigador envolvido no telescópio Kepler, o próprio afirma que “a temperatura do planeta depende muito do tipo de atmosfera que ele tem”.
Vamos ver se já existe lá vida ou poderá ser um dia casa “de férias” dos terrestres!