- Back to Home »
- Cortana chega ao Android
sexta-feira, 17 de julho de 2015
A versão do assistente pessoal da Microsoft para Android era esperada para esse mês, mas o APK não aguentou esperar e acabou aparecendo antes. O Cortana para Android está em beta, mas completamente funcional. Infelizmente, assim como a versão para Windows, ela não fala português e várias funções não funcionam no Brasil e Portugal. Conheça um pouco do Cortana para Android.
O aplicativo, como é de se esperar, requer diversas permissões para ser instalado: fazer ligações, editar SMS e MMS, gravar voz, localização, ler contatos, editar eventos do calendário, editar conteúdo do microSD, definir alarme, criar contas e senhas, parear com Bluetooth, acesso completo à rede, entre algumas outras. Após instalado, o usuário tem que aceitar os termos de serviço e privacidade e dizer à assistente o nome pelo qual quer ser chamado. Depois dá para entrar com uma conta Microsoft, se o usuário possuir uma.
ANÁLISE
Cortana tem semelhanças grandes com o Google Now, com alguns cards pre-determinados: previsão do tempo, histórias trending, artigos recomendados, principais histórias do dia, "trailer que pode gostar de assistir", restaurante perto e sugestões baseadas no Foursquare. Além disso, há um menu lateral que concentra as principais seções do app.
Assim como no Google Now, há dois modos de entrar com as questões: falando com o aplicativo ou digitando no campo de busca. Infelizmente, Cortana só entende inglês no momento e não tem a função sempre ligado do Now. Fora esses dois grandes empecilhos, o reconhecimento de voz e muito bom e rápido, com uma ou outra exceção, Cortana sempre entendeu perfeitamente o que eu disse, mesmo com bastante barulho de fundo.
O assistente da Microsoft realiza diversas funções no Android, mas ainda está muito longe do Now: o app não abre outros aplicativos, não escreve mensagens que não sejam SMS e parece não compreender muito bem onde está: quando perguntado sobre as condições de tráfego para o aeroporto mais próximo, disse-me que provavelmente eu não conseguiria chegar no JKF de carro.
Além disso, todas as medidas estão no sistema imperial, ou seja, graus Fahrenheit, milhas e libras. Várias vezes, apesar de entender o que eu disse, a Cortana apenas apresentou resutados no Bing. Entretanto, toda e qualquer pergunta mais engraçadinha sempre recebeu uma resposta à altura.
Sabemos que a Microsoft quer levar elementos do Windows para todas as plataformas móveis possíveis, e o assistente pessoal Cortana é provavelmente um dos passos mais importantes (agora que já temos o Office), pois promete integrar toda a suite de aplicativos da empresa de Redmont como um hub central.
O aplicativo ainda está em beta, tem algumas poucas falhas crucias, ocupa cerca de 70MB de espaço e ainda não chegou oficialmente à Play Store. Para os mais apressados, o APK está disponível no APKMirror aquiapesar da assinatura do desenvolvedor ser verificada pelo site, instale por sua própria conta e risco.
Levando em conta todos os problemas, é realmente bom ver que a Microsoft está investindo em várias plataformas, e a Cortana parece um ótimo meio termo entre a Siri e o Now, só espero que o desenvolvimento continue e seja rápido, porque a Microsoft tem um longo caminho a percorrer.