- Back to Home »
- android 5.0 lollipop , atualização , update , zenfone 5 »
- Zenfone 5 - início da atualização Android Lollipop
terça-feira, 5 de maio de 2015
Zenfone 5 é o primeiro a receber o Android Lollipop.
A Asus iniciou a distribuição do Android 5.0.2 Lollipop para o Zenfone 5 (versão comercializada em alguns países com processador Snapdragon 400). Junto com o anúncio, a empresa aproveitou para divulgar o cronograma de atualizações que devem acontecer a partir desse mês. Confira mais detalhes no abaixo.
Segundo a empresa, o modelo A500KL será o primeiro a receber o Android Lollipop, versão embalada pelo processador Snapdragon 400. O modelo nacional do Zenfone 5 (Z2560), com processador Intel Atom, deve receber as primeiras notificações via OTA durante o primeiro semestre ainda sem data definida. A Asus divulgou um cronograma preliminar para alguns dispositivos que devem receber a atualização nos próximos dias. Confira abaixo:
ZENFONE 5 LTE (A500KL) | Começo de maio |
---|---|
ZENFONE 4 (A400CG/A450CG) | Meio de maio |
ZENFONE 5 (A500CG) | Meio de maio |
ZENFONE 6 (A600CG) | Meio de maio |
PADFONES (PF500L) | Começo de junho |
Para os proprietários do modelo A500KL, a empresa disponibiliza a instalação manual do firmware V12.4.5.21. O arquivo possui 820MB e pode ser baixado através da página de suporte da empresa.
Veja como será o Android Lollipop no Zenfone 5
A Asus conseguiu atrair todas as atenções quando lançou o Zenfone 5. O dispositivo apresenta um ótimo custo-benefício e especificações que o fizeram concorrer com o Moto G 2014, até então unânime em sua faixa de preço. Contudo, um requisito em comum entre esses dispositivos ainda não compete em pé de igualdade: a atualização de software. Durante a CES 2015conseguimos testar o Zenfone 2, uma das grandes surpresas do evento. O dispositivo da Asus já vinha com o Lollipop embarcado de fábrica, então resolvemos compará-lo com o Android KitKat presente no atual dispositivos da empresa.
A Zen UI é uma interface completa, e recebeu pequenos refinamentos em seus contextos e menus. A home se manteve com a mesma característica da versão anterior. Os ícones, a fonte dos textos e a barra superior de notificação, não passaram por grandes mudanças.
A mesma característica podemos observar na bandeja de aplicativos, que não apresenta nenhuma mudança. As atuais opções de configuração no canto superior direito permitem ajustar a ordem e a quantidade de ícones que o usuário deseja exibir no menu. Esse ajuste pode ser encontrado atualmente no Zenfone 5.
- Moto E 2015 vs. Zenfone 5: Qual você deve comprar?
O multitarefa segue todas as diretrizes introduzidas no Android Lollipop. Diferente da versão anterior, não encontramos uma opção para fechar todas as janelas abertas de uma só vez. Algumas fabricantes como a Sony, incluíram essa ferramenta que otimiza o trabalho do usuário que precisará fechar um aplicativo de cada vez.
A Asus conseguiu mesclar as características da Zen UI e do Android Lollipop, sem deixar a interface irreconhecível aos usuários da marca. A nova barra de notificações ocupa menos espaço do que a versão anterior que preenchia a tela por completo. O ícone que alternava entre a barra de atalhos rápidos e a área de notificações foi substituído pelo ícone do usuário, indicando a conta do Google que está logada no dispositivo.
O painel de configurações passou por leves melhorias e não incorpora a cor do menu com a barra superior de ícones. Para preencher o espaço que era colorido, a Asus incluiu uma lupa para busca de informações entre as configurações do dispositivo.
No geral, as mudanças são sutis e provavelmente não receberão alterações até que a atualização chegue no Zenfone 5. Recentemente a Asus adicionou dois novos aplicativos na Play Store, que estão disponíveis para download por usuários de dispositivos da empresa. Veja quais são abaixo.
O Mini Movie é um pequeno editor de vídeos que utiliza os arquivos salvos no dispositivo, e oPhoto Collage cria apresentações de fotos com opções de efeitos e trilha sonora. Esses dois aplicativos estão embarcados de fábrica no Android Lollipop que roda no Zenfone 2, deixando a entender que a grande atualização está chegando.