- Back to Home »
- Apps , cortana , phone companion »
- Phone Companion- app da Microsoft revela Cortana para Android e iOS
terça-feira, 26 de maio de 2015
Depois de muitas especulações sobre a chegada da assistente pessoal Cortana a dispositivos com Android e iOS, tendo o próprio diretor da Microsoft Research confirmado o assunto em uma entrevista recentemente. Isto é algo que certamente incomoda muitos usuários do Windows Phone, já que demonstra a forma como a Microsoft está bastante interessada em levar todos os seus serviços para o máximo possível de pessoas ao redor do mundo, não importando se elas estão utilizando seu sistema operacional para dispositivos móveis ou não.
Agora, a companhia resolveu dar um passo além, liberando o vídeo de lançamento do seu novo software chamado Phone Companion, que servirá basicamente para sincronizar o seu smartphone com um desktop que esteja utilizando o Windows 10. Com ele, poderá organizar facilmente suas listas de reprodução de músicas e fotos presentes no OneDrive, fazendo com que o seu dispositivo reconheça as modificações feitas através do desktop e faça o mesmo.
Devido a isto, teremos uma integração muito semelhante ao que foi divulgado entre o Windows 10 Mobile e a edição para desktops, porém estando disponível também para usuários de aparelhos Android e iOS, o que significa que a plataforma da própria Microsoft "perdeu" um de seus grandes diferenciais, que era o total sincronismo com outros dispositivos que utilizassem o Windows 10.
Como se não bastasse, a empresa demonstrou ainda o uso da Cortana em um smartphone Android, revelando que a assistente poderá ser usada sem qualquer problema por quem possuir um produto com o sistema do robozinho verde, estando presentes até mesmo as notificações e alertas da assistente.
Estas novidades certamente irão agradar bastante a milhões de pessoas ao redor do mundo, porém da mesma forma irão criar uma grande interrogação sobre o sistema da Microsoft para dispositivos móveis, pois cada vez mais vemos as exclusividades antes presentes sendo deixadas para trás pela companhia, enquanto Google e Apple recusam-se a fazer o mesmo quando se fala do Windows Phone.
Isto provavelmente fará com que a gigante de Redmond consiga disponibilizar os seus serviços ao máximo de pessoas possível, permitindo assim que todos possam escolher a plataforma que mais lhe agrade e continuar a utilizar os seus produtos, porém ao mesmo tempo fará com que muitos pensem duas vezes antes de adquirir um aparelho da linha Lumia, o que significa que a empresa terá que trabalhar muito mais para levar outros atrativos aos seus smartphones.