- Back to Home »
- Apps , comparação , mensageiro , telegram , whatsapp »
- 5 funções do Telegram que o WhatsApp não tem
quarta-feira, 6 de maio de 2015
Não vamos tentar convencê-lo a mudar seu aplicativo de mensagem, e sim mostrar características únicas e verdadeiramente muito interessantes de um app decididamente menos conhecido do que o WhatsApp: falamos do Telegram! Em pouco tempo esse messenger ganhou milhões de usuários, graças às ótimas funcionalidades e à ausência de publicidade ou pagamentos de qualquer tipo. Abaixo você confere as 5 melhores funções do Telegram que o WhatsApp não oferece.
1. Stickers
Não estou falando aqui de simples emojis, mas de verdadeiras imagens que podem ser usadas para exprimir os mais diversos sentimentos, distinguindo-se pelos gráficos mais elaborados.
Usar um sticker no Telegram é muito fácil! Os stickers estão associados a um ou mais emoticos: selecionando um deles, veremos a prévia de seus stickers correspondentes. Basta então ecolher um e enviar no chat. O número de stickers aumenta constantemente, e neste link pode ver os mais interessantes.
2. Citar as mensagens
Durante qualquer conversa, seja em chats privados ou em grupos, poderemos selecionar qualquer mensagem e aparecerá um menu em que está presente a opção “responder”. Clicando nela, criaremos uma mensagem em que na primeira parte aparecerá o nome do remetente e o texto da mensagem a que estamos respondendo, e abaixo o texto da nossa resposta.
Desse modo poderemos nos concentrar nas discussões mais importantes, na verdade o ideal em grupos lotados, ou mesmo mostrar imediatamente a que nos referimos bem depois da mensagem original.
3. Mencionar os contatos
Nas nossas mensagens com o Telegram podemos usar o símbolo “@” antes do nome de usuário para criar um link para determinada pessoa. Clicando no nome de usuário o perfil da pessoa será aberto, mas não apenas isso.
De uma só vez mostraremos a que pessoa estamos nos referindo e chamaremos a sua atenção: mesmo se ela tiver silenciado as notificações provenientes do chat, ela será marcada pela nossa mensagem. Muito útil para momentos importantes.
4. Hashtag
Como no Twitter, o Telegram também permite a utilização da hashtag (#) para criar seções virtuais em que são reagrupadas todas as mensagens referentes a um assunto. Bastará digitar # e escrever o tema para criar uma nova hashtag, ou então selecionar uma pré-existente entre as que aparecem na prévia (logo depois de inserido o #).
5. Chats secretos e auto-destruição
Abrindo o menu do Telegram ou diretamente no perfil de um contato e selecionando a opção “Novo chat secreto” criaremos um diálogo com propriedades singulares: protegido por criptografia, ele não deixará rastros nos servidores do Telegram, além de ser permitido configurar um timer para auto-destruição. Ele pode ser configurado de um segundo até uma semana. No final do período estipulado, a mensagem enviada será apagada automaticamente.
Outra função muito útil: qualquer operação efetuada num chat secreto será mostrada ao destinatário (será informado por exemplo se você fez um screenshot ou se mudou o tempo de auto-destruição).
TelegramINSTALAR