Qual é o tamanho de Ecrã (tela) ideal para um smartphone?
Quem acha que tamanho não importa obviamente nunca tentou manejar um Galaxy Note 3 com apenas uma mão. Está claro que cada um tem as suas preferências no que diz respeito às polegadas que deve ter o seu celular ou phablet, e tudo dependerá do uso que se dá ao dispositivo.O que se quer saber ..... qual é o tamanho de Ecrã (tela) ideal para um smartphone?
A tendência é clara, os fabricantes gostam dos grandes (refiro-me aos smartphones, não pense palhaçadas). A cada ano, vemos como o tamanho dos ecrãs (telas) cresce mais um pouco e já não sabemos se a metade dos carros-chefe são smartphones ou phablets. Além disso, de mini não têm nada as versões mini dos high ends.
Das 3 às 4 polegadas
As 3,5 polegadas são muito raras atualmente. Nessa categoria encontramos telemóveis que nem sempre têm as melhores especificações técnicas. Eles são bem leves, mas as (ecrãs)telas deixam a desejar. Claro, eles também costumam ser bem baratos. Um exemplo mais recente seria o LG L40. Com respeito às 4 polegadas, a variedade de dispositivos é maior e melhor. De toda forma, a diferença com relação aos outros tamanhos continua sendo abissal. Exceções de qualidade podem ser, nessa categoria, o Galaxy S3 mini ou o iPhone 4S, por exemplo.
Das 4 às 4,5 polegadas
Chegamos ao padrão. A grande maioria dos telemóveis está entre esses dois limites de tamanho. A partir das 4,3 do HTC One mini ou do Xperia Z1 Compact às 4,5 polegadas que para mim são a perfeição. Os dispositivos com esses (ecrãs) telas não são tão pequenos que se perdem as melhores funções dos smartphones nem tão grandes que se perca a praticidade de um aparelho que por natureza deve ser “móvel” e de bom manejo. Com efeito, existem modelos realmente bons nessa categoria de 4,5 polegadas: o Moto G, o HTC One mini 2, etc.
Das 4,5 às 5 polegadas
Chegamos às telas maiores (ecrãs maiores ). Das já mencionadas telas de 4,5 polegadas passamos a outras dimensões difundidas, as 4,7 polegadas e sobretudo as 5 polegadas. Já se torna difícil manejar com uma só mão o dispositivo, e o que a maioria das fabricantes tenta fazer é minimizar as bordas. Ao mesmo tempo, encontramos melhores resoluções e podemos notar a fluidez do Android em todo o seu esplendor. Alguns exemplos são o Xperia Z, o Nexus 5, o Galaxy S4 e o HTC One M8.
Mais de 5 polegadas
Em teoria, mas só em teoria, quando um dispositivo supera as 5 polegadas deve ser chamado de phablet. Os últimos lançamentos das fabricantes, sobretudo em 2014, nos ensinam que as categorias se tornaram fluidas. O Xperia Z2 tem 5,2 polegadas, o LG G3 tem 5,5 polegadas e apenas quando saltamos ao Galaxy Note 3, de 5,7 polegadas, entramos no terreno híbrido. Nem falo do Xperia Z Ultra, de mais de 6 polegadas, um autêntico mastodonte, incómodo até para o bolso da Mary Poppins.