- Back to Home »
- android l , comparação , kitkat , sistemas operacionais »
- Android L.... veja o que muda em relação ao KitKat
quinta-feira, 26 de junho de 2014
As diferenças, entre os dois sistemas operacionais...
O Android L, provavelmente Lollipop, foi apresentado finalmente pelo Google nesta quarta-feira (25). A nova versão do sistema mobile chega com uma reformulação na interface, batizada de Material Design. Além disso, a plataforma deve ganhar uma melhoria no desempenho e no consumo de bateria. Confira o que mudou desde o KitKat.
O Android L, provavelmente Lollipop, foi apresentado finalmente pelo Google nesta quarta-feira (25). A nova versão do sistema mobile chega com uma reformulação na interface, batizada de Material Design. Além disso, a plataforma deve ganhar uma melhoria no desempenho e no consumo de bateria. Confira o que mudou desde o KitKat.
Android L levará novo design e mais novidades a tablets e smartphones com o sistema (Foto: Reprodução/Google)
Material Design: leve como papel
O Android L apresenta uma interface redesenhada que recebeu o nome de Material Design. O interessante do novo design é que há uma simulação do papel, incluindo efeitos de “dobrar” e o uso de sombras para dar a impressão de diferentes alturas, como se um elemento estivesse flutuando sobre o outro.
Nova interface do Android L ficou mais minimalista e leve (Foto: Reprodução/Google)
Assim como o iOS 8 e o Windows Phone, o Android L abusará das cores e do visual mais minimalista, mas com maior efeito de profundidade. O sistema ganhou ainda novas animações e interações baseadas em gestos. Nos apps demonstrados pelo Google, por exemplo, o sistema terá uma espécie de botão flutuante na tela, no qual os usuários conseguirão acessar o teclado numérico, no discador, ou criar um novo e-mail, no Gmail.
Google apresentou diferenças entre Android KitKat e Androdi L (Foto: Reprodução/Google)
O Android L investirá no uso de cards na interface, com uma aparência bastante similar à das live tiles do Windows Phone. Os cartões estarão presentes, por exemplos, no Widgets, e no novo discador, com fotos dos contatos na área de atalhos do sistema.
Android L poderá ter botões animados que reponde aos toques do usuário (Foto: Reprodução/Google)
O sistema ganhou ainda um redesign no botões virtuais: agora, eles terão um design minimalista, baseado em formas geométricas e não mais em figuras, como no KitKat. Outro recurso que chamou a atenção foi a possibilidade de incluir animações em respostas ao toque, como botões que piscam e mudam de cor ao serem pressionados pelos usuários.
Android L terá notificações na tela de bloqueio como o iOS da Apple (Foto: Reprodução/Google)
Já no(ecrã) tela de notificações, haverá uma estruturação semelhante ao iOS 8. Ao clicar sobre um alerta, ele pulará sobre as demais e exibirá mais detalhes. As notificações do Android ganharam ainda a possibilidade de interação, como responder ou não uma chamada, de forma semelhante às recem-apresentadas no iOS 8.
Android L também permitirá respostas diretamente nas notificações do sistema (Foto: Reprodução/Google)
Performance
O Google também promete uma grande otimização na nova versão do Android. Durante a apresentação, foram demonstradas um grande avanço de performance no Nexus 5 em aplicativos como o Google Maps. Em alguns casos, o consumo de recursos chegou pela metade. A expectativa é que o sistema gerencie melhor a memória e os outros componentes do dispositivo.
Project Volta promete reduzir o consumo de bateria no Android L (Foto: Reprodução/Google)
A versão do Android suportará ainda processadores com arquitetura 64 bits, como o Apple A7 utilizado no iPhone 5S. Com isso, o sistema operacional deve se tornar capaz de gerenciar mais memórias RAM, abrindo espaço para dispositivos mais poderosos.
Google demonstrou a diferença entre o consumo de bateria no Android KitKat e L (Foto: Reprodução/Google)
Outro assunto aguardado pelos milhões de usuários do Android é o consumo de bateria pelo sistema. Para a área, o Google apresentou o Project Volta: uma série de medidas e melhorias que promete melhorar a autonomia do sistema. A novidade, no entanto, foi ofuscada por um protesto de uma pessoas da plateia. Será uma usuária do Android revoltada porque o telefone desligou no meio do evento?
Segurança
O Google aproveitou a conferência para mostrar os esforço da empresa contra os ataques virtuais: um dos grandes problemas do Android. Segundo a empresa, 93% dos usuários roda a última versão do Google Play Services, pacote de aplicativos da companhia.
Android L foi apresentado pelo Google com novidades no design e segurança (Foto: Reprodução/Google)
Segundo o Google, o novo sistema trará alguns reforços na segurança, como a verificação contra malware em todos os aplicativos da Google Play Store. Além disso, os aparelhos receberão pacotes de segurança diretamente do Play Services e ainda terão uma função para restaurar o telefone em caso de ataque.
Disponibilidade
O Android L estará disponível primeiramente em uma versão de testes para desenvolvedores, como o iOS e o Windows Phone. No entanto, não foram informados quando o sistema começará a chegar aos usuários finais.