- Back to Home »
- Android , android auto , automóveis , google , i/o »
- Google leva o Android para o carro com o Android Auto
Tudo sobre o Android Auto ....
A Google está finalmente a desvendar as suas intenções e quer colocar o Android em todo o seu dia-a-dia, até no seu meio de transporte. Agora coloca o Android no seu carro como o Android Auto.
A nova interface pretende facilitar a interacção com o mundo sem que a atenção seja desviada do essencial, a condução.
No início deste ano, o Google e vários parceiros fabricantes de automóveis anunciaram o Open Alliance Automotive, uma colaboração importante para os desígnios da Google para entrar no segmento auto. O grupo afirmou que a sua missão era “levar ao automóvel tecnologia mais segura, mais transparente e mais intuitiva para todos”. Obviamente que o Android é o ponto central em todo esse plano. “Acreditamos que uma plataforma comum ajudará conduzir à inovação”, referiu o Open Alliance Automotive em Janeiro. Hoje fica marcado o primeiro dia em que se vê o caminho real para onde está a ir o projecto.
A tecnologia “Google’s in-car” ou Google no carro é um rival directo do CarPlay da Apple, que oferece aos proprietários do iPhone uma interface familiar com acesso a funcionalidades permitidas enquanto conduzem.
O CarPlay permite, sem utilizar as mãos, ter acesso ao iOS e permite utilizar as mensagens as funcionalidades de navegação e ter acesso a funcionalidades de aplicações de terceiros, como o Spotify, Beats Music e mesmo MLB.TV, em países onde esses conteúdos estão disponíveis.
Há um pormenor que ambas as tecnologias têm em comum: as duas estão dependentes do smartphone para funcionar. Nenhum funciona de forma independente. Existe já um grande números de fabricantes de automóveis que estão a integrar o CarPlay nos seus veículos, não encontrará em todos os carros, assim ainda há marcas que poderão adoptar o sistema da Google e não o da Apple.
Mas esta tecnologia ainda está a dar os primeiros passos e ainda vamos ouvir falar muito dela, os próximos meses serão muito interessantes, principalmente na guerra das marcas.