Depois da Google disponibilizar a versão prévia do Android L para desenvolvedores, foi a vez de colocarmos as mãos sobre o novo firmware e desvendarmos o que o "L" nos reserva. Tenha em mente que está não é a versão final do OS, que deverá, inclusive, mudar de nome. Abaixo, confere vídeo hands-on do Android L para desenvolvedores.
Como anunciado durante o Keynote do Google I/O 2014, os desenvolvedores do OS Android e Chrome trabalharam em cima de uma nova diretriz de design, denominada "Material". Com essa nova orientação, a ideia é integrar todas as plataformas de serviços da Google e é este o sentimento com relação ao Android L. Instalamos a nova versão do OS em um Nexus 5 e em um Nexus 7 e, pela primeira vez podemos ver uma UI específica para cada um dos gadgets.
Abaixo, você confere um hands-on do Android L para desenvolvedores no Nexus 5. Perceba que agora tanto os botões de navegação quanto a barra já não possuem o efeito gradiente do Android KitKat. Porém, os ícones ainda não aparecem como aqueles apresentados como a versão final do Android. Aliás, o desenho dos botões na barra de navegação também foi modificado. Ainda existem bugs relacionados à barra de status e a grande maioria dos aplicativos ainda não está otimizada para o "L", com exceção do Discador, da Calculadora e o Teclado.
Além disso, uma coisa que chamou a atenção até o momento é que a Galeria foi removida e o Fotos passou a ser o aplicativo oficial para armazenamento das imagens. Outra característica é a mudança quase que completa do menu de configurações e a introdução de um modo de economia de bateria nativo do Android. Além disso, temos agora um serviço multitarefas e multijanelas unificado.
Por fim, vale dizer que as mudanças nas notificações e nas configurações rápidas trouxeram uma nova experiência de uso do aparelho e, especialmente, da tela de bloqueio que lembra recursos como os do iOS. Enfim, confira abaixo o que podemos perceber de novo no OS dando uma olhada na versão para desenvolvedores do Android L:
Como mencionei no início, é fácil perceber as melhorias na interface do usuário advindas do "Material Design", pois pegando como exemplo as capturas de tela abaixo, onde vemos como aparecem o menu de configurações no Nexus 5 e no Nexus 7, podemos dizer que a integração entre plataformas vai funcionar muito bem.