- Back to Home »
- Apps , dicas , jelly glutton , jogar , Jogos »
- Jelly Glutton... Gosta Candy Crush Saga e Farm Heroes Saga então vai adorar este jogo
sábado, 7 de junho de 2014
É muito parecido com mega sucessos...
Jelly Glutton é um jogo de combinar peças, de estilo match-3, bastante semelhante aos games Candy Crush Saga e Farm Heroes Saga. No título, deve juntar três ou mais comidinhas (que podem ser frutas, biscoitos, sorvetes e outras delícias) e cumprir o objetivo proposto com uma quantidade limitada de movimentos.
No começo, os objetivos são extremamente simples, assim como a tela de jogo. Há poucos elementos para combinar e a pontuação alvo é bastante fácil de ser alcançada. Com o tempo, o desafio vai aumentando e novas propostas vão surgindo. Em alguns momentos, é preciso concentrar esforços para pegar um só tipo de fruta, ou então, quebrar geléias que ficam grudadas nas peças, como em Candy Crush Saga.
O mapa de fases do jogo é distribuído em dez mundos, cada qual com um universo particular de alimentos. Depois do planeta das frutas, é a vez de biscoitos como donnuts, cookies e tortinhas darem trabalho ao jogador. Para desbloquear os planetas, basta vencer as fases com, pelo menos, uma estrela de classificação.
Para que evolua rápido, o aplicativo traz itens especiais que limpam partes do cenário ou fazem verdadeiras explosões, pondo (quase) tudo pelos ares. Para consegui-los, basta combinar quatro ou mais delícias ou unir dois tipos diferentes de powerup. Itens bónus também podem ser comprados com as moedas de ouro conquistadas nas fases.
O aplicativo Jelly Glutton é um jogo, para Facebook onde o usuário tem de fazer combinações com três ou mais peças. Parece-lhe familiar? Pois é, Jelly Glutton, não é muito criativo, pelo contrário, ele vai buscar imensas coisas do seu género de jogo, ao imensamente popular e esmagador Candy Crush. No entanto o aplicativo Jelly Glutton consegue variar um pouco na sua linha de design. O usuário vai jogar com frutas (isto pode soar-lhe a Papa Pear Saga ou até a Farm Heroes Saga, mas não). Há uma espécie de animal, na parte inferior da tela de jogo de Jelly Glutton, parecido com Om Nom de Cut the Rope Free. Ele vai apanhar os pontos que o usuário vai conseguindo fazer com os frutos, que estão dentro do quadrado na tela de jogo. Há muito objetivos diferentes para completar cada nível, que vão desde a obtenção de um resultado específico num determinado número de movimentos até limpar toda a geleia que esteja dentro do quadrado, preenchendo cada fruto.
À medida que o usuário progride através dos níveis, eles também vão avançando através de vários mundos, com diferentes temas, (pode ver cada mundo no menu principal) os quais são baseados em alimentos: o primeiro em frutos, o segundo em bolachas, etc. Isto dá um certo grau de variedade na estética do jogo, isto se não mudar o jogo por completo, dando-lhe um toque único de originalidade.
Como jogar Jelly Glutton
A jogabilidade básica em Jelly Glutton é, como seria de esperar do género: fazer troca de objetos. Isto é conseguido quando o usuário tem em dois objetos iguais e um próximo a eles. Por exemplo se tiver dois morangos juntos na vertical e por baixo deles tiver uma laranja mas de seguida outro morango, o usuário pode arrastar o morango para cima, fazendo uma combinação de três morangos. Você pode fazer combinações de três ou mais objetos numa linha horizontal ou vertical, fazendo com que elas desapareçam e somem pontos. Se combinar quatro ou mais objetos iguais isto vai dar-lhe vários tipos diferentes de energização (dependendo de quantos objetos conseguiu combinar) e esse tipo de energização é uma coleção desses frutos, que fica com um símbolo diferente, ocupando, só uma casa no tabuleiro de jogo. Se mover essa energização, eles vão conseguir eliminar, por exemplo: uma linha horizontal ou vertical de frutos, somando muito mais pontos para o usuário. Basicamente, são efeitos que tendem a eliminar grandes proporções de objetos.
À medida que o usuário atinge níveis mais altos do jogo, vão-se tornando disponíveis, também, vários upgrades compráveis. Pois no final de cada nível, o usuário recebe moedas consoante os pontos que fez. Aqui está uma excelente novidade, que nenhum outro aplicativo do género tinha. Por isso o usuário, tem um excelente pretexto para conseguir cada vez mais pontos em cada nível e se conseguir atingir as três estrelas melhor. Pois, também, e à semelhança de outros aplicativos, o usuário tem de conseguir pelo menos uma estrela para passar de nível e em cada jogo há no máximo três. Por isso, tente chegar sempre às três estrelas. Será muito melhor para si, pois no final ganha mais moedas e poderá gastá-las em equipamento e powerups. Quanto aos upgrades e boosters, eles fornecem um bônus permanente em troca de dinheiro real.
Conclusão/ Opinião
O aplicativo para Facebook Jelly Glutton é um jogo de quebra-cabeça perfeitamente competente e muito divertido, podendo até, por ser tão semelhante a outros jogos viciantes, ser extremamente aditivo. Porém, mais uma vez, é um exemplo de design de jogo um pouco aborrecido. Há demasiados jogos semelhantes a este no Facebook. Jelly Glutton é apenas mais um no mercado. Há cada vez mais jogos do género, que não acrescentam nada particularmente significativo ou interessante à mistura. Assim, apesar do fato de que não há nada fundamentalmente de errado com o jogo em si, é difícil recomendá-lo de consciência limpa. Especialmente quando outros títulos do género, tais como Candy Crush Saga, estão a dominar este mercado tão abrangente. No entanto, se está cansado de alguns outros aplicativos com o mesmo género deste, aconselho-o a experimentar e a dar-nos a sua opinião!