segunda-feira, 14 de abril de 2014

A Kaspersky Lab elencou os seis indícios que podem revelar que uma conta bancária online foi atacada por hackers ou… pelo menos, já se encontra identificada como um potencial alvo de ataque.


E se um desconhecido lhe telefonar a informar que o nome de utilizador e a password da conta bancária online têm de ser alterados?


Através destes seis sinais indiciadores de ataque, é possível chegar a uma regra de ouro: nunca fornecer os dados pessoais que dão acesso à conta bancária a desconhecidos que lhe enviam e-mails ou lhe telefonam.
Convém nunca esquecer as boas práticas… e as boas práticas dizem: os bancos nunca lhe telefonam ou enviam e-mails a solicitar as credenciais de acesso à conta bancária. A esta norma junta-se uma rotina que deve ser respeitada: verifique se o site bancário que usa nas diferentes operações bancárias é igual ao que foi indicado pelo banco.
Eis os seis sinais identificados pelos peritos da Kaspersky Lab:
  1. Acompanhe de perto a evolução da conta bancária; verifique se as saídas e entradas de dinheiro correspondem aos gastos e receitas pessoais. Mesmo uma quantia ínfima pode ser reveladora de um ataque – e prenunciar um desfalque maior monta no futuro.
  2. Tenha atenção a qualquer notificação ou mensagem a confirmar que as credenciais de acesso à conta bancária foram alteradas. Essa notificação pode indiciar uma de duas coisas: um hacker alterou as suas credenciais de acesso; ou alguém está a tentar descobrir quais são as suas credenciais de acesso.
  3. Desconfie dos telefonemas que garantem vir do seu banco. Eis a recomendação da Kaspersky Lab: «Se alguém lhe ligar de um número desconhecido e alegar ser do banco onde tem a conta, é sempre mais seguro que lhe ligue de volta para o número de contacto habitual e, assim, comprovar a veracidade da chamada».
  4. O quarto tipo de ocorrência é similar ao terceiro: se receber SMS ou chamadas telefónicas de números que não costumam ser usados pelo seu banco, desconfie – e evite dar qualquer dado pessoal que possa ajudar a descobrir os dados de acesso à conta bancária.
  5. As boas práticas dizem que os bancos nunca enviam e-mails a solicitar dados pessoais ou a propor a alteração das credenciais da conta bancária. Ignore qualquer e-mail de proveniência desconhecida – ou que garanta que é do seu banco - com este tipo de solicitação. Caso a dúvida persista, contacte o seu banco. Mas nunca (NUNCA significa mesmo NUNCA) envie as credenciais de acesso à conta bancária, em resposta a um e-mail que anuncia uma renovação de sistema, anuncia uma promoção, ou apenas diz que é necessário alterar passwords-
  6. Clique apenas em links de confiança: os hackers já forjam links e sites (para se parecerem com sites legítimos) com o objetivo de infetar computadores ou intercetarem as comunicações do internauta com o seu banco. 

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