- Back to Home »
- Microsoft , negócios , Nokia »
- Microsoft finalizou negócio e Nokia é comprada em definitivo por US$ 7,2 biliões.
Nokia e Microsoft
Em um comunicado oficial anunciado hoje, a Nokia concluiu a venda de substancialmente todos os seus dispositivos e serviços de negócios para a Microsoft. Na transação, foi feito um acordo onde a Microsoft pode licenciar as patentes da empresa finlandesa. O valor total da compra foi fechado em US$ 7,2 biliões.
O valor da compra sofreu um pequeno aumento, com ajustes positivos para a Nokia, segundo a própria. Assuntos pendentes e que eram entrave, como as instalações da Nokia em Chennai na Índia e uma outra na Coreia do Sul também já tiveram solução.
Tanto a fábrica da Nokia em Chennai quanto a localizada na cidade sul-coreana Masan, ficarão ainda sob a tutela da Nokia. No caso da de Chennai, que foi extremamente comentada nos últimos dias e onde os funcionários reclamavam da venda para a Microsoft, ela ficará com produção e lançamentos fiscais congelados por parte das autoridades fiscais da Índia, até que se chegue a uma decisão final. Mesmo após a conclusão, a fábrica ainda vai fazer parte da Nokia, mas produzindo dispositivos móveis para a Microsoft.
Em relação a fábrica de Masan, que era de menor porte, a solução tomada foi o fechamento. O local abrigava cerca de 200 funcionários. A Nokia se comprometeu a alocar alguns dos seus funcionários desta fábrica, e dar um programa de apoio financeiro.
Executivos da Nokia como Stephen Elop, Chris Weber e outros agora farão parte do time da Microsoft, mas ainda com suas respectivas responsabilidades e cargos acordados com a Nokia em 2013. A Nokia espera divulgar seus balanços finais de transição de compra e dados referente suas vendas no primeiro trimestre deste ano até o dia 29 de abril.
A compra da Nokia pela Microsoft foi uma das mais bombásticas aquisições do mercado tecnológico dos últimos anos. Ao que parece, aMicrosoft não tem intenções de “engolir” a Nokia assim como fez a Sony com a Ericsson. Provavelmente ambas as empresas continuarão com o plano atual, que é a Nokia lançando seus smartphones linha Lumia sob a alcunha da Microsoft, sendo estes os grandes carros-chefes do Windows Phone, assim como a produção de modelos da linha Asha e outros de entrada mais simples irão continuar normalmente.[nokiablog]