- Back to Home »
- criador , foto , Mais , windows xp »
- Quer conhecer o autor da Foto mais famosa do Windows XP
sábado, 12 de abril de 2014
Um dos papeis de parede mais famosos, e sem dúvidas a foto mais vista em todo o mundo, é a imagem padrão do Windows XP com um belo relvado verde e céu azulado.
![O fotógrafo da National Geographic Chuck O’Rear](http://exame3.abrilm.com.br/assets/images/2014/4/486048/size_590_fotografo-bliss-windows-xp-chuck-o-rear.png?1397256629)
Até pouco tempo, acreditava-se que a imagem, batizada de “Bliss”, era uma montagem. Mas a foto é verdadeira e segundo seu autor, o fotógrafo da National Geographic Chuck O’Rear, não houve nenhum tipo de manipulação da mesma.
Como parte das celebrações do fim do Windows XP, aMicrosoft divulgou um vídeo onde o fotógrafo explica como foi o processo de criação da imagem e como ela chegou até a empresa.
Segundo O’Rear, a foto foi feita na região de Napa Valley, ao norte de São Francisco, no mês de janeiro de 1996, que, por ser período de inverno, deixa a grama mais verde e o céu mais claro e azulado.
O fotógrafo estava na estrada Highway 12 (coordenadas 38.248966, -122.410269) indo visitar sua namorada na época, quando se deparou com um cenário perfeito de paisagem e iluminação.
Encostou seu carro, montou o tripé e capturou quatro imagens similares no local. Para fotografar utilizou uma câmera analógica de médio formato Mamiya RZ67 com filme colorido da Fujifilm.
“O tamanho do formato da câmera em conjunto com o tipo do filme fizeram a diferença e acredito que ajudaram a fotografia do ‘Bliss’ se sobressair ainda mais. Acho que se tivesse utilizado um filme de 35mm não teria alcançado o mesmo efeito”, disse O’Rear.
Após capturar a imagem, O’Rear entrou em contato com a Microsoft para oferecê-la, mas sem nem mesmo saber se a empresa procurava por uma fotografia.
Mas, para sua surpresa, a Microsoft retornou alguns anos depois — o Windows XP foi lançado no final de 2001 — e negociou a compra dos direitos totais da foto.
Um acordo entre O’Rear e a Microsoft não permite que ele divulgue quanto a empresa pagou pela imagem. Mas segundo o fotógrafo, o valor foi “extraordinário”.
De acordo com O’Rear, trata-se da segunda foto mais cara paga para um fotógrafo vivo — a primeira foi a imagem do ex-presidente americano Bill Clinton abraçando sua ex-secretária Monica Lewinsky.
Para se ter uma melhor dimensão do valor pago pela imagem, O’Rear afirmou que quando tentou enviar a foto para a Microsoft utilizando um serviço de correio, a mesma não pode ser aceita devido ao seu alto valor. A solução? A empresa precisou pagar uma passagem de avião para que o fotógrafo fosse pessoalmente levar a foto.
![A fotografia "Bliss", usada no sistema Windows XP, da Microsoft](http://exame0.abrilm.com.br/assets/images/2014/4/486046/size_590_bliss-windows-xp.jpg?1397256448)