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sábado, 3 de agosto de 2013
Saiba mais sobre as consolas que possuem como base o sistema operacional para dispositivos móveis da Google
Após o surgimento do OUYA e o grande sucesso obtido durante o seu período de arrecadação de fundos no Kickstarter, as consolas com Android ganharam certa atenção por parte de alguns fabricantes. De certa forma, é possível dizer que uma parcela disso está no fato de o SO oferecer uma plataforma aberta para o desenvolvimento.
Esse fato, inclusive, atraiu muitos programadores independentes para desenvolver produtos para essa plataforma, resultando em diversos jogos e aplicações compatíveis com tablets e smartphones lançados nos últimos anos. Assim, essa facilidade para disponibilizar vários títulos (e com valor mais acessível), despertou o interesse de quem quer fazer a ligação entre os dispositivos móveis e a TV da sala de estar.
Dessa maneira, nos últimos meses foram anunciados vários produtos portáteis e rodando o Android. Como o foco dos fabricantes varia, alguns ainda apostam em consolas para você utilizar em qualquer lugar, com display e controles no mesmo produto. Outros já buscaram fazer a ponte entre o aparelho móvel e a televisão.
Abaixo, você pode conhecer os principais modelos e protótipos da consola presentes no mercado até o momento.
OUYA
O OUYA foi o primeiro projeto no que diz respeito as consolas com Android. O protótipo foi divulgado há pouco mais de um ano no Kickstarter com uma meta inicial de US$ 950, que foi alcançada em aproximadamente 8 horas. No final do prazo, a companhia responsável pelo video jogo obteve mais de US$ 8 milhões.
Tal sucesso pode ser explicado facilmente, visto que a grande ideia por trás do projeto era trazer uma consola baseado no Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) com um hardware de qualidade e preço acessível. Além disso, qualquer pessoa pode programar jogos para o OUYA: não é necessário comprar licenças, e o SDK pode ser baixado no site da companhia.
Outro ponto interessante é que a política de garantia da empresa também oferece muita liberdade com relação aos seus termos de uso. Com relação ao formato, a consola é pequeno, com o objetivo de ser levado facilmente para onde você quiser, e conta com portas HDMI, USB e micro USB. O hardware também é atraente, contando com recursos como processador Tegra 3 quad-core da NVIDIA, 1 GB de RAM, 8 GB de armazenamento interno, WiFi 802.11 b/g/n e Bluetooth 4.0.
(Fonte da imagem: Divulgação/OUYA)
Como um padrão, ao adquirir o produto ele vem acompanhado por um controle semelhante ao modelo do Xbox 360. Atualmente, ele pode ser comprado na Amazon (para consumidores que não residam nos Estados Unidos) por US$ 99. Você também pode optar pela aquisição de controles adicionais pelo valor de US$ 49,99 cada.A consola já conta com uma série de jogos disponíveis, mas entre os destaques podemos citar Final Fantasy III e You Don't Know Jack.
Além desses títulos, há também Towerfall e o Bombsquad, que estão entre as preferências de quem já testou o OUYA. Infelizmente, apesar da ideia genial e da consola que encoraja o desenvolvimento, até o presente momento há muitas críticas com relação ao desempenho da consola, bem como reclamações de atraso na resposta por parte dos controles.
GameStick
O GameStick foi outro consola baseado no Android que apareceu no começo de 2013 no Kickstarter. O objetivo da PlayJam era obter US$ 100 mil em fundos, porém, a meta atingida ao final do prazo de captação de recursos foi de mais de US$ 600 mil (ou seja, seis vezes o que foi solicitado).
Um aspecto positivo apresentado pelos desenvolvedores do GameStick foi o fato de eles solicitarem o feedback das pessoas e sugestões para o design durante o período no qual o projeto foi lançado no Kickstarter. Com relação ao produto, trata-se de uma consola pequena e portátil que pode ser conectado à entrada HDMI da sua TV.
O objetivo é que ele fosse o mais portátil possível para uma consola: cabendo dentro de um controle. O sistema operacional é o Android 4.2 (Jelly Bean) e o hardware inclui processador Amlogic 8726-MX. Além disso, a consola conta com 1 GB de RAM, 8 GB de armazenamento (que pode ser aumentada a até 32 GB via micro SD) e WiFi 802.11n.
(Fonte da imagem: Divulgação/PlayJam)
Adicionalmente, o dock do produto adiciona mais espaço de armazenamento, carregamento sem fio e conexão Ethernet. O aparelho conta com uma loja de software interna na qual podem ser adquiridos jogos, e os títulos disponíveis para o GameStick contam com nomes como Shadowgun, Riptide GP e Ski Safari. Segundo os desenvolvedores, muitos outros ainda estão por vir e a empresa já conta com parcerias com estúdios famosos.
O GameStick tem previsão oficial de lançamento para Agosto, mas já se encontra em pré-venda na Amazon por US$ 79,99, incluindo um controle. Os controles adicionais são vendidos por US$ 39, que também é o valor para quem quiser adquirir o dock da consola e uma capa protetora. Outro ponto interessante no produto é que dispositivos com Android e iOS também poderão ser utilizados para controlar o aparelho.
NVIDIA Shield
O NVIDIA Shield é uma consola portátil que possui como sistema operacional o Android 4.2 (Jelly Bean). Com relação ao seu formato, trata-se de um display (que é o aparelho rodando o SO da Google) que possui um controle acoplado cuja aparência, inclusive, lembra o modelo do Xbox 360, porém com o logo da NVIDIA.
Além da manipulação pelo controle propriamente dito, a consola conta com uma tela sensível ao toque para você realizar ações como efetuar o download de um app. O "monitor" do aparelho possui cinco polegadas e é de LCD com resolução de 720p. Com relação ao hardware, ele possui como processador o Tegra 4 quad-core.
Adicionalmente, a consola possui 2 GB de memória RAM, armazenamento de 16 GB, saída de vídeo mini HDMI, conexão WiFi 802.11 e Bluethooth. O produto é capaz de rodar jogos desenvolvidos para Android bem como fazer o stream de títulos que foram criados para computadores.
(Fonte da imagem: Divulgação/NVIDIA)
Porém, para aproveitar esse recurso, o seu PC deve ser compatível com o Shield – em outras palavras, ele precisa estar equipado com qualquer GPU da série GeForce GTX. Em seguida, é preciso ativar o modo de sincronia via rede WiFi para que a consola reconheça ojogo e passe a ser o seu joystick para o jogo de PC.
Outro diferencial, é que além dos jogos, o NVIDIA Shield possibilita, também, o uso de apps variados da plataforma Android. Você pode obter jogos diretamente no Google Play e na TegraZone ou fazer o stream direto do seu computador por meio do Steam. Entre os títulos disponíveis é possível citar o Borderlands 2,Dishonored e Skyrim.
O NVIDIA Shield foi apresentado ao público durante a CES 2013, e o lançamento oficial estava previsto para o final de junho de 2013, mas foi adiado para ajustar detalhes técnicos.
GamePop
O GamePop é a consola da BlueStacks que adota como sistema operacional o Android 4.2 (Jelly Bean). O principal objetivo desse projeto é permitir que você possa jogar os seus games favoritos de plataforma móvel na sua televisão. Ao contrário de outros produtos dessa linha, a empresa possui um sistema de assinatura mensal em vez de cobrar os jogos individualmente.
No catálogo estão incluídos mais de 500 títulos, como os famosos Fruit Ninja e Jetpack Joyride. Além disso, a BlueStacks também desenvolveu um programa chamado "Looking Glass", que possibilita rodar os jogos do iOS no GamePop, permitindo que games que eram exclusivos dessa plataforma possam funcionar no Android.
(Fonte da imagem: Divulgação/BlueStacks)
O produto é conectado à sua televisão por meio de um cabo HDMI que acompanha o aparelho. Outro diferencial da consola é que ele conta com duas versões, uma delas com um hardware mais poderoso e chamada GamePop, custando US$ 129 e o modelo mais simples, o GamePop Mini, que é completamente gratuito.
Ambos vêm acompanhados com um controle, porém também é possível utilizar o seu smartphone com Android ou iPhone para jogar. Independente do modelo que você deseje adquirir, é preciso fazer a assinatura mensal da empresa, que custa US$ 6,99. A BlueStacks tem como única restrição para quem quiser adquirir o GamePop Mini que esse valor seja pago pelo período mínimo de um ano.
O modelo maior já é pequeno, mas o mini tem as dimensões de uma caixa de chicletes, de acordo com o desenvolvedor. No momento, a consola ainda está em pré-venda no site da companhia responsável pelo seu desenvolvimento, e o lançamento está previsto para ocorrer entre o final de 2013 e o início de 2014.
Mad Catz M.O.J.O.
A Mad Catz, uma empresa popular no ramo de acessórios para video jogos, também entrou no mundo das consolas de Android com o seu novo projeto, chamado M.O.J.O. Até o presente momento, embora a companhia afirme que o seu produto utilize o SO para dispositivos móveis da Google, a versão exata dele ainda não foi revelada.
A aparência da consola é de uma pequena caixa preta com um pequeno LED indicando o seu funcionamento, e o controle (chamado CTRLR) é semelhante ao do Xbox 360. Quanto ao hardware, o dispositivo conta com um processador Tegra 3 e 16 GB de espaço para armazenamento (podendo ser aumentado por cartões de memória micro SD).
O consola possui saída HDMI para o vídeo, suportando a resolução de 1080p, duas portas USB e uma micro USB. O controle é alimentado por pilhas e utiliza Bluetooth 4.0 para a transmissão de dados para o video jogo. Um ponto interessante do produto é que você pode utilizar a sua conta da Google e acessar facilmente jogos previamente adquiridos para o seu smartphone ou tablet.
(Fonte da imagem: Divulgação/Mad Catz)
É possível, também, obter novos títulos por meio do Google Play, mas de acordo com a Mad Catz o sistema é completamente livre, suportando a instalação de jogos de outras fontes. O controle possui três modos de funcionamento: o "Game Smart Mode", o "Mouse Mode" e o "PC Mode".
O primeiro seria o sistema para operar com a plataforma Android. O segundo deve ser utilizado para jogos que possuam um mecanismo de funcionamento baseado em telas sensíveis ao toque. O último seria para implementar padrões de comandos utilizados em computadores.
No entanto, a companhia também deixa claro que você pode utilizar controles de outras companhias sem restrições. Outro ponto interessante da consola é que ela pode ser utilizado como um centro de multimédia, permitindo fazer o streaming da programação de TV a cabo e de serviços como o Netflix.
O lançamento do M.O.J.O. está previsto para o final de 2013, mas ainda não houve qualquer anúncio oficial com relação ao preço. O pacote acompanha a consola e um controle.
Green Throttle
O Green Throttle não é necessariamente uma consola, mas sim um controle que pode ser utilizado em conjunto com um smartphone ou tablet rodando Android. A companhia ainda oferece um aplicativo chamado Green Throttle Arena, para que você possa conectar o dispositivo a um aparelho de televisão e aproveitar ainda mais os jogos.
Dessa forma, o conjunto funciona, de certa forma, como um “adaptador” para que você possa utilizar o seu aparelho com Android como uma espécie de “consola portátil”. O controle da Green Throttle em aparência também é muito semelhante ao modelo do Xbox 360, porém com um design que proporciona destaque ao logo da empresa.
(Fonte da imagem: Divulgação/Green Throttle Games)
Uma vez que a companhia não oferece uma consola propriamente dito, o principal objetivo para atrair consumidores é a ideia de que você pode manter esse sistema de video game funcionando por anos. Isso porque, mesmo que você troque o seu smartphone ou atualize o sistema, basta refazer o emparelhamento com o controle e ele estará pronto para o uso.
O sistema pode ser utilizado para você jogar com até quatro pessoas, desde que cada uma possua um controle. Com relação aos jogos, até o momento a empresa ainda conta com uma lista limitada de títulos compatíveis, porém, aparentemente, muitas novidades estão por vir.
O produto pode ser comprado pela Amazon e o valor para um controle é de US$ 49,95, incluindo os cabos necessários para conectar o seu Android à televisão. Caso queira, também pode adquirir o kit para dois jogadores por US$ 89,95.
ARCHOS GamePad
No final do ano passado, a ARCHOS lançou o ARCHOS GamePad no mercado europeu, rodando o Android 4.1 (Jelly Bean). Trata-se de uma espécie de produto híbrido que mistura um tablet com uma consola portátil. Ele possui um display de 7 polegadas, um processador ARM Cortex A9 dual-core de 1,6 GHz e uma GPU quad-core Mali 400mp especializada na reprodução de jogos com gráficos complexos.
O espaço de armazenamento é de 8 GB e o peso do aparelho é de aproximadamente 330 gramas, sendo mais leve do que o NVIDIA Shield. Para a conexão, o aparelho utiliza WiFi 802.11B/G/n. Uma das vantagens do aparelho é que ele conta com certificação oficial da Google, garantindo o acesso a todos os conteúdos disponíveis na loja virtual Google Play.
(Fonte da imagem: Divulgação/Amazon)
Além disso, diferente do que acontece com as outras consolas com Android, segundo a fabricante, o ARCHOS GamePad conta com uma tecnologia inédita que garante a compatibilidade de todos os games feitos para a plataforma portátil com os botões físicos que estão disponíveis no aparelho. O produto já pode ser adquirido na Europa e no mercado norte-americano, com o valor de US$ 162,51 pela Amazon.
Magic Media i5
Assim como o Android está entrando no mercado das consolas, há também projetos de video jogos portáteis rodando o sistema operacional, como é o caso do Magic Media i5. O protótipo é da empresa chinesa MUCH, e em aparência, é possível dizer que o produto parece uma mistura entre o visual do PSP da Sony e do ARCHOS GamePad.
O aparelho possui uma tela de cinco polegadas (com resolução de 1280x720 pixels) e um case com os botões usados para controlar o jogo nas laterais do display. Com relação ao hardware, o produto conta com um processador Media Tek ARM Cortex-a7 de 1,2 GHz, 1 GB de memória RAM e 4 GB de armazenamento.
(Fonte da imagem: AndroidPC)
O Magic Media i5 possui duas câmeras (uma frontal e outra traseira) e também conta com uma entrada para cartão micro SD, que pode ser utilizado para aumentar o espaço de armazenamento. Como sistema operacional, foi empregado o Android 4.2.2 (Jelly Bean). Um aspecto interessante desse aparelho é que ele também possui conexão 2G e 3G.
Até o presente momento não houve qualquer anúncio oficial referente à previsão de lançamento da consola portátil para o mercado estrangeiro, sendo que possivelmente ele esteja nas lojas chinesas ainda em 2013. Da mesma forma, não foi divulgada uma média de preço oficial, entretanto, o esperado é que o produto não custe mais do que U$ 200,00 na China.
A Google também vai lançar o sua consola?
Embora a Google até agora não possua uma consola própria, segundo rumores em breve esse cenário deve ser modificado. Em Junho deste ano, o The Wall Street Journal publicou um artigo relatando que, de acordo com suas fontes, a empresa de Mountain View está ativamente desenvolvendo um produto dessa categoria, baseado no Android.
Ainda segundo os rumores, o projeto inclui um dispositivo para o pulso além da consola, e um anúncio oficial sobre o conjunto pode ocorrer ainda em 2013. Ao mesmo tempo em que há poucas informações sobre o suposto produto, analisando o sucesso obtido pelos protótipos das consolas de Android faz todo sentido que a Google também queira entrar nesse mercado.
Além de ser um ótimo movimento para expandir a sua área de atuação, a companhia já pode estar dando os primeiros passos para essa ideia com o Chromecast, que pode vir a transmitir o áudio e o vídeo direto dos dispositivos móveis para as telas grandes. Dessa forma, a Google já estaria pronta para enfrentar a concorrência caso a Apple pretendesse desenvolver algo nesse sentido a partir da Apple TV.