segunda-feira, 15 de julho de 2013
O iTunes é um aplicativo disponível para download gratuito nas plataformas Windows e Mac. Ao fazer o download, você poderá organizar sua biblioteca de mídia digital, como músicas, vídeos e livros. Além disso, é possível fazer a transferência de arquivos entre o computador e dispositivos móveis.
A principal função do programa é a interface entre os dispositivos da Apple, Macs e PCs. Por exemplo, para configurar seu iPod Touch, iPad, iPhone, dentre outros, torna-se necessário configurá-los com o iTunes para permitir a transferência e sincronização de músicas, vídeos, livros e aplicativos.
O tocador do iTunes permite que você ouça todas as suas músicas, veja filmes e shows de TV diretamente do seu computador. Você não precisa mais perder tempo buscando por CDs ou canais de TV.
Basta abrir o iTunes e utilizar o menu de busca para encontrar o que você busca em sua biblioteca. Além disso, você pode facilmente criar listas com suas músicas favoritas, sincronizá-las com seus dispositivos iOS e gravá-las em alguma mídia externa.
Integração iCloud
A nova versão do iTunes possui integração com iCloud. Agora você pode ouvir suas músicas e comprar outras ou até mesmo um álbum inteiro sem sair da sua biblioteca.
A nova ferramenta permite também começar a ver um vídeo em um dispositivo e terminar em outro, e o iCloud irá avisar o momento em que foi pausada a exbição.
Up Next
O utilitário permite criar uma lista com as próximas músicas a serem tocadas. Além disso, você seleciona um disco ou artista e o iTunes sugere músicas similares para reprodução.
Isso tudo em um miniPlayer ainda menor e mais organizado. É só clicar no botão "seguinte" para ver as próximas músicas da lista e você pode escolher aleatoriamente qual voce quer ouvir sem ter que abrir a biblioteca.
Genius
Um dos recursos mais interessantes do iTunes é a ferramenta Genius. O Genius cria listas de reprodução com as músicas de sua biblioteca. E o mais incrível é que essas listas são feitas de acordo com as músicas que combinam entre si.
Desta forma, o iTunes seleciona dentre as suas músicas, quais são as mais semelhantes e cria listas de acordo com o gênero por exemplo, pop/rock, música punk, new wave, etc.
Rádio on line
Além de ouvir músicas de sua biblioteca, o iTunes permite que você acesse rádios online do mundo inteiro. Pode-se buscar por categorias e estilos de música como Blues, Classic Rock, Jazz, entre outros estilos. Para aproveitar bem este recurso, é necessário ter uma internet de boa qualidade.
iTunes Store
O iTunes Store é uma loja que permite que você consuma conteúdo de mídia diretamente de seu aplicativo. Através dele, podem-se comprar músicas, shows, filmes, aplicativos para iOS, livros, entre outros.
Você pode comprar um aplicativo feito para a plataforma iOS, e ao ligar seu dispositivo como o iPad e iPhone, o iTunes sincronizará e transferirá o aplicativo para o seu dispositivo.
Transferência de conteúdo
As versões mais novas do iTunes incluem o suporte a plataforma iCloud da Apple. Através da plataforma, torna-se possível transferir, com a tecnologia sem-fio (ou pela Wi-Fi ou pela rede celular), todo o seu conteúdo de mídia para seus dispositivos da Apple. Todos os seus aplicativos, músicas, livros e vídeos aparecerão automaticamente no seu iPad, iPhone, etc.
E uma grande vantagem é que um backup de todas suas mídias fica salvo na nuvem. De forma que caso aconteça algum problema e você perca todos seus aplicativos e músicas, basta se conectar na iCloud e recuperar o conteúdo.
Assim, o iTunes é um aplicativo bem completo que apresenta muitas funcionalidades associadas com a gerência, organização e reprodução de mídias digitais.
Pode-se consolidar toda a sua biblioteca de CDs e DVDs, organizá-la com fotos de álbuns musicais, comprar músicas novas, encontrar músicas novas associadas com o seu gosto musical, etc.
AirPlay
E no AirPlay, o iTunes vai ainda mais longe, permitindo tocar sua música favorita em qualquer sala ou lugar de sua casa. Sem um fio sequer. AirPlay tecnologia sem fio chega dentro de caixas acústicas, receivers AV, e acessórios para iPod, tornando possível desfrutar de toda a sua biblioteca iTunes em todos os ambientes, com muita qualidade e sem qualquer limitação.
Navegação
A exploração do conteúdo presente na biblioteca de áudio e vídeo do iTunes pode ser feita de várias maneiras.O Coverflow, um dos recursos mais interessantes, coloca a capa dos álbuns uma ao lado da outra, criando um efeito tridimensional bastante agradável que difere do que normalmente aplicativos de mídia oferecem.
Mas não para por aí. O iTunes dá ao usuário a opção de filtrar o conteúdo por artista, álbum, gênero musical e compositor.
Aliada a esses filtros, a busca do aplicativo gratuito é extretamente poderosa: ela pesquisa a palavra inserida no campo de busca por toda a biblioteca e normalmente retorna resultados corretos.
iTunes LP e Extras
O iTunes LP tenta reproduzir o que os vinis já foram um dia: criar uma interface única para cada álbum, com informações como as dos encartes dos discos antigos, letras de músicas e fotos dos artistas. Não é qualquer álbum, no entanto, que é vendido na versão LP.
Já os Extras trazem para o iTunes o que durante muito tempo foi exclusividade dos DVDs: vídeos adicionais que não estavam disponíveis para quem assistiu ao filme no cinema ou na TV, como cenas de bastidores e erros de gravação. Assim como no caso do iTunes LP, o iTunes Extras é oferecido somente para alguns filmes selecionados.
Playlists inteligentes
Um dos trunfos do iTunes é a ferramenta que cria playlists de acordo com informações predeterminadas pelo usuário.
Considerando-se que a biblioteca de áudio esteja com os dados das músicas e álbuns devidamente inseridos, as playlists inteligentes poderiam, por exemplo, criar uma nova lista de reprodução somente com músicas de Michael Jackson lançadas entre 1970 e 1980 e com 4 estrelas ou mais.
Compartilhamento de músicas
Faz tempo que o iTunes oferece a possibilidade de um usuário acessar as músicas salvas na biblioteca de outro usuário, desde que ambos estejam na mesma rede. Isso acontecia viastreaming, quando a música não é armazenada no computador de quem quer ouvir a música mas não a tem.
Com o novo iTunes a Apple mudou seu posicionamento acerca desse compartilhamento de músicas, permitindo que uma mesma música seja distribuída para até cinco máquinas, desde que estejam na mesma rede de computadores.