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- Os maiores sucessos de 2014
Ao nível nacional...
Já ficámos a saber que a queda da Portugal Telecom, o bloqueio da plataforma informática Citius e o Galaxy S5 marcaram o ano pela negativa. Descubra aqui quais as tecnologias e tendências que ajudam a suplantar as desilusões do ano.
Dos fracos não reza a história. Apesar de ser impossível ignorar os maus momentos que marcaram 2014, há uma forma de os mitigar: olhando para os equipamentos, para os momentos e para os anúncios que marcaram o último ano no segmento das tecnologias.
A palavra tecnologia está associada a um sentimento positivo pois por norma as inovações acontecem para ajudar e facilitar a vida das pessoas em vários segmentos. Ainda que estejamos a viver uma fase de grande consumismo encabeçado por smartphones e tablets, abaixo dos anúncios que todos querem saber é possível encontrar notícias de tecnologias promissoras, com capacidade para mudar o futuro.
Difícil não foi escolher os 11 maiores de sucesso de 2014. Difícil foi deixar de fora muitos acontecimentos e gadgets que marcaram o ano pela positiva e que também mereceram um lugar neste grupo restrito.
Tendência emergente em 2013, tendência confirmada em 2014. Os drones vieram para ficar e além do interesse crescente por parte dos consumidores, também empresas como a Amazon começam a olhar para os drones como mão de obra. Outras organizações, como a GoPro, também querem lucrar com os drones. O tema fica ainda marcado pela falta de regulação em Portugal.
Fabricantes chineses de smartphones
Mais do que nunca a frase "Made in China" faz sentido. Agora até no mercado de smartphones. Em causa está o bom momento de forma de marcas como a Huawei, Xiaomi, Oppo e Lenovo que conseguem aliar características interessantes a preços acessíveis. Nem mesmo marcas como a LG e a Sony parecem ter pedalada para os chineses neste momento.
Febre do WhatsApp
O messaging não é novo, mas continua a crescer a bom ritmo. Entre o Skype, Facebook Messenger, WhatsApp e Viber são trocadas biliões de mensagens diaramente. O Facebook pagou inclusive 18 mil milhões de dólares pelo WhatsApp e os seus 600 milhões de utilizadores, naquele que é um dos negócios do ano. Com as novas tecnologias só não é social quem não quer.
Impressão 3D
A impressão 3D já tinha impressionado no ano passado, mas em 2014 o destaque vai para o facto de a tecnologia ter ficado mais acessível do que nunca. Uma impressora "monte você mesmo" custa agora 500 euros e por cerca de 100 euros pode levar uma réplica sua para casa. Há também cada vez mais lojas que fazem impressões esporádicas. Portugal está representado pela Beeverycreative que tem recebido várias distinções internacionais.
iPhone 6
Pode não ser o mais inovador e pode não ser o melhor do mercado, mas o iPhone continua a ser de longe o equipamento que mais mexe com a cabeça dos consumidores. A Apple fez bem em aumentar o tamanho do ecrã pois assim respondeu às novas exigências dos consumidores. Resultado: o maior lançamento de sempre e quem sabe o maior sucesso comercial da Apple até à data. E com o início de 2015, já sabem, começam a chegar os primeiros rumores do próximo iPhone. Preparados?
Nascimento da marca NOS
A ZON e a Optimus fundiram-se, mas a transformação para uma nova marca não foi imediata. No início aconteceu o que acontece sempre: críticas negativas ao nome e à marca - houve até quem comparasse a NOS a um prato de loiça. Mas ao fim de alguns meses a marca já estava na cabeça dos consumidores e o patrocínio de grandes eventos também ajuda. E a nova marca surgiu numa altura em que outra bem conhecida - a PT Portugal - perdeu alguma força.
Realidade virtual
Cansado de ver todos os dias os mesmos cenários e as mesmas pessoas? Experimente uma realidade alternativa, como a virtual. 2014 foi o ano em que a tecnologia ficou mais acessível e ganhou apoiantes de peso como a Google, a Samsung e a Carl Zeiss. Agora por 40 é possível encomendar um kit de realidade virtual em cartão para usar com o telemóvel. Mas não foi só a tecnologia que evoluiu, também a indústria dos conteúdos mostrou mais movimentações do que nunca.
Rosetta e a conquista de um cometa
Um dia para mais tarde recordar. A 12 de novembro de 2014 pousava no cometa 67P uma sonda de pequenas dimensões, a Philae. Tal nunca tinha acontecido, mas a forma como se concretizou também foi única: dez anos de perseguição feitos pela sonda Rosetta. A acometagem pode não ter corrido como esperado, mas o nome dos investigadores da Agência Espacial Europeia vai ficar para sempre na História.
Smartphones cada vez maiores
Há quem lhes chame phablets, há quem lhes chame monstros. Gostos não se discutem, mas os números são como o algodão: não enganam. Cada vez mais os consumidores estão interessados em smartphones com ecrãs acima das cinco polegadas, de tal forma que até a "teimosa" Apple quis entrar neste mercado. O consumo de conteúdos está a crescer, o design dos equipamentos está a melhorar e o fenómeno é de tal forma acentuado que muitos consumidores já só associam smartphones premium
Relógios e pulseiras inteligentes
As pessoas podem não reparar, mas ao longo do dia consultam o smartphone dezenas de vezes, muitas das quais sem terem recebido uma notificação. É esta a tarefa que os relógios inteligentes querem facilitar, ao disponibilizar a informação crítica no momento e de forma intuitiva. Mas os relógios não vão ter vida fácil pois as pulseiras fitness estão também a conquistar o mercado e algumas delas prometem além de notificações, informação muito precisa sobre indicadores de saúde.
Surface Pro 3
Como tablet é um exagero ao nível de potência, mas acompanhado de um teclado envergonha muitos dos computadores que existem no mercado. O Surface Pro 3 pode ter sido o momento de viragem da Microsoft neste mercado pois pela primeira vez a empresa acertou em cheio nas necessidades dos utilizadores - como o suporte adaptável em múltiplas posições. A qualidade de construção e a capacidade de "transformação" fazem do Surface Pro 3 um dos dispositivos do ano.