A novela do update do OS do Nexus 5 teve fim com a publicação das imagens de fábrica da nova versão do OS do Nexus 5. De acordo com a Google, o Android 5.0 Lollipop deveria começar a ser distribuído OTA (Over-The-Air) no dia 3 de novembro, mas devido a problemas com a bateria a entrega foi postergada para 12 de novembro. Abaixo, relacionamos tudo o que precisa saber sobre este update.
A certeza do início efetivo da liberação do Lollipop para a linha Nexus chegou com a confirmação da operadora norte-americana Sprint, em nota oficial, informando que a atualização OTA do Nexus 5 aconteceria em algum momento do dia 12 de novembro. Além disso, já sabíamos que o número de compilação seria o LRX21O, que datava de 21 de outubro, indicando que, apesar da demora, não teríamos uma grande mudança com relação ao que já havia sido publicado anteriormente.
Quando o update OTA chega para o seu Nexus 5
A primeira coisa que deve ter em mente é que o update será distribuído aos poucos, por isso, é possível que seu Nexus 5 só o receba daqui a algumas semanas. Para conferir se o seu dispositivo pode receber o update, acesse Configurações > Sobre o telefone > Atualizações de sistema > Verificar".
Como instalar as imagens de fábrica do Android 5.0 Lollipop no Nexus 5
A nova versão do sistema operacional é a que traz mais mudanças desde o Ice Cream Sandwich, e também a que mais demorou a chegar. As imagens de fábrica para o Nexus 9 já foram disponibilizadas no início de novembro, mas a atualização do Nexus 5 e companhia para o Android 5.0 Lollipop demorou mais que o combinado e, com isso, gerou certa incerteza sobre o update de dispositivos de outras fabricantes.
Levando em consideração que o código-fonte do Android 5.0 Lollipop já havia sido disponibilizado, e que tínhamos uma ROM customizada lançada com base no novo SO antes de um carro-chefe do Google ser atualizado, podemos dizer que a equipa do Android comeu bola desta vez. Entretanto, mesmo que a notificação com a atualização ainda não tenha chegado ao seu Nexus 5, pode fazer o flash do novo firmware e começar a usar o Lollipop agora mesmo. Para isso, siga o tutorial abaixo:
O que muda com o Android 5.0 Lollipop
Como dito acima, o Lollipop é certamente uma das versões que mais novidades trouxe ao sistema operacional Android. O novo software vem com um modo nativo de economia de bateria, oferece as notificações ativas a partir do ecrã de bloqueio, introduz as novas diretrizes visuais do Material Design e oferece uma capacidade de personalização da interface do usuário e funções ainda mais intuitiva