- Back to Home »
- análise , especificações , lumia 830 , Microsoft , Nokia , preço , smartphones »
- Nokia Lumia 830 - análise ao último Nokia da Microsoft
Venha conhecê-lo!
Há pouco menos de um mês foi confirmado pela Microsoft o abandono da marca Nokia dos seus futuros smartphones Lumia e a marca não tardou para apresentar o Microsoft Lumia 535. Mas antes de findar este ciclo que durou cerca de um ano, a Microsoft lançou ainda dois últimos Nokia, o Lumia 830 e o Lumia 730.
Depois de algumas semanas de utilização, mostramos-lhe todos os pormenores relativos a um destes smartphones, ao Nokia Lumia 830.
1 – Características Gerais
O Nokia Lumia 830 tem um ecrã de 5 polegadas com uma resolução HD de 720 x 1280 píxeis, que se reflecte numa densidade aproximada de 294 pontos por polegada. Este não é um smartphone de topo, estamos perante um equipamento de gama média/alta, com um processador Qualcomm Snapdragon 400 Quad-core a 1.2 GHz Cortex-A7 e com um GPU Adreno 305. Traz 1 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno expansível através de microSD até 128 GB.
O smartphone vem disponível em quatro cores distintas, o branco, preto, verde e laranja, com a moldura em metal prateado, e ainda há disponível o modelo preto com a moldura também ela em preto.
A caixa vem simplesmente com o Nokia Lumia 830, com o carregador, o cabo USB/microUSB, a bateria e o manual de instruções
Ecrã
- 5″, resolução 720 x 1280 píxeis (~294 ppp)
- Protecção Corning Gorilla Glass 3 e ecrã ClearBlack
Processador
- Qualcomm Snapdragon 400, Quad-core 1.2 GHz Cortex-A7
- GPU Adreno 305
Rede
- 2.5G (GSM/ GPRS/ EDGE): 850 / 900 / 1800 / 1900 MHz
- 3G (HSPA+ 42Mbps): 850 / 900 / 1900 / 2100 MHz
- 4G (LTE): 800 / 900 / 1800 / 2100 / 2600 MHz
Sistema Operativo
- Windows Phone 8.1
Memória
- Memória RAM: 1 GB
- Memória interna: 16 GB
- Memória externa: MicroSD até 128 GB
Câmara
- Principal (traseira): 10 MP com lente óptica Carl Zeiss, tecnologia PureView, estabilizador óptico de imagem, Flash LED
- Secundária (frontal): 0.9 MP com capacidade de gravação de vídeo em HD
Vídeo
- Gravação: FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps), estabilizador de vídeo, gravação de som em stereo
Funcionalidades adicionais
- Área dos Júniores
- Área de trabalho
- Teclado inteligente
- Poupança de Bateria
- Partilha de Internet
- Skype
- Rádio FM
- Here Drive+, Here Maps, Here Transit
- App Social
Sensores
- Acelerómetro, giroscópio, proximidade, bússola
Dimensões e peso
- 139,4 x 70,7 x 8,5 mm, 150 g
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
- GPS / GLONASS / Beidou
- NFC, Bluetooth® 4.0 (LE)
- USB: microUSB v2.0/li>
Bateria
- 2200 mAh Li-Ion
- Autonomia: 528 h em stand-by, 14 h 48 min em conversação (3G)
Cores
- Laranja florescente, verde florescente, banco e preto
Preço (médio)
2 – Hardware e Design
Em termos de design, o Lumia 830 apresenta uma construção não tão robusta como seria de esperar dos smartphones da Nokia, uma vez que a capa traseira removível tem uma pequena folga, perceptível junto à câmara, e o seu encaixe parece ser um pouco frágil.
Ainda assim, os restantes acabamentos são perfeitos e a qualidade dos materiais não deixa margem para dúvidas onde, durante o tempo de testes, não há vestígio de qualquer risco ou mossa.
A espessura e o peso, que eram apontados como um factor negativo ao Lumia 930, estão agora mais harmonizados com o Lumia 830 a ter apenas 8,5 mm de espessura e a pesar 150 g.
Na lateral direita estão incluídos todos os botões físicos do Lumia 830: em cima, o de Volume, logo a seguir o de Power e abaixo encontra-se o obturador para a câmara fotográfica.
Com um clique longo no obturador, a aplicação Câmara é ligada e com um clique no botão para aumentar o volume e no botão de Power, em simultâneo, são capturadas imagens do ecrã. De notar que no lado esquerdo não existe qualquer botão ou porta.
Em cima encontra-se a entrada para os auscultadores de 3,5 mm e a porta micro-USB 2.0. As laterais esquerda e de baixo não têm qualquer botão ou porta.
O ecrã de 5 polegadas, além da protecção Gorilla Glass 3, vem ainda com a habitual tecnologia ClearBlack já conhecida dos Nokia, que torna o ecrã totalmente preto enquanto este está desligado e melhora a utilização à luz solar eliminando reflexo externo e aumentando o contraste da imagem exibida.
Em baixo no ecrã vêm incluídos os botões tácteis de Pesquisa, Windows e Retroceder. Com um clique longo no botão de Pesquisa é activado o comando de voz (que não é o assistente pessoal Cortana, que só está disponível mediante troca de região) e com um clique longo no botão retroceder são mostradas as várias aplicações abertas, permitindo assim uma troca mais rápida entre aplicações ou simplesmente desligá-las. Em baixo, perfurado no vidro do ecrã, ainda se encontra um dos três microfones.
Na parte superior estão os sensores de luminosidade e de proximidade, o altifalante de chamadas e a câmara de 0.9 megapíxeis.
Na traseira, estão colocados mais dois microfones, a câmara de 10 megapíxeis com tecnologia PureView e estabilizador automático, flash LED e, em baixo, o altifalante.
A capa traseira, que representa um dos pontos negativos do Lumia 830, é toda ela em plástico, mais ou menos flexível, contudo, os encaixes são rígidos e de difícil encaixe, sendo que alguns acabaram por se degradar ligeiramente, além da pequena folga já referida.
Acessível com a retirada da tampa traseira, encontra-se a bateria removível de 2200 mAh, o slot para o cartão microSD e o slot para o cartão nano SIM.
4 – Windows Phone 8.1
Quando se liga o ecrã do Lumia 830 é claramente perceptível o facto de estarmos perante uma resolução HD ao contrário de uma FullHD, já que os píxeis são perceptíveis a olho nu, ainda assim, não é de todo um ponto negativo. De uma forma geral, toda a experiência de visualização é muito boa. Perante o brilho e as cores do ecrã o único factor menos favorável são os brancos, que na verdade são um pouco amarelados.
Interface
No último Nokia da Microsoft voltou a ser incluído, finalmente, o ecrã de relance que vem substituir a inexistência de um LED de notificações.
O ecrã de relance é activado sempre que o telefone está em espera e, por omissão, apresenta as horas, bem como notificações, compromissos do calendário e ainda pode apresentar o widget da meteorologia, algo que não era possível anteriormente. Contudo, este ecrã pode ser desligado ou utilizado apenas quando detecta movimento sobre o sensor de proximidade. Caso o modo nocturno esteja ligado, o brilho do ecrã é reduzido.
Já no ecrã de bloqueio, além das horas, podem ser definidas uma série de informações nomeadamente as notificações de uma aplicação, como do Calendário, por exemplo, e informações rápidas como o número de SMSs ou e-mails por ler.
No ecrã de bloqueio é possível aceder à barra de notificações, contudo para alterar algumas das definições rápidas e para ter acesso às aplicações com notificações no painel, poderá ser necessário a marcação do código de acesso, assim ele esteja definido.
O Windows Phone está a adaptar-se cada vez melhor às necessidades dos utilizadores. Apesar de algumas das suas limitações, os esforços para se tornar um sistema operativo cada vez mais eficiente e atraente são visíveis, contudo, estão a surgir de forma lenta, talvez o Windows 10 venha revolucionar o sistema operativo da Microsoft.
A personalização dos mosaicos está ainda mais produtiva com a possibilidade de poderem ser criadas pastas. Apesar disso, tudo o resto se mantém mais ou menos igual aos modelos anteriormente testados.
Aplicações e Funcionalidades
O Lumia 830 não traz novidades face aos seus antecessores. Mais uma vez, de uma forma simples e produtiva, este smartphone vem equipado com quase tudo o que o utilizador necessita, desde que não seja um utilizador dependente dos serviços Google.
Navegação Offline: as aplicações HERE Drive+ e HERE Maps podem ser utilizadas em modo offline, basta que para tal sejam descarregados os mapas pretendidos, de uma vasta oferta de mapas por todos os continentes, evitando desta forma o gasto com os dados móveis.
MixRadio: esta aplicação funciona como uma espécie de Spotify, onde podem ser pesquisados os artistas, podem ser escutadas listas de reprodução automáticas que vão sendo criadas consoante as preferências dos utilizadores, podem ser adquiridas faixas de músicas ou álbuns completos, para ouvir offline, entre outras opções.
Podcasts: através de uma pesquisa simples terá acesso aos Podcasts que desejar, criar listas de favoritos e ter acesso a pesquisas recentes. Muito útil para quem utiliza o serviço com frequência.
Saúde e Bem-Estar: esta é a aplicação da moda, contudo, das várias que já tive oportunidade de experimentar esta é das melhores. Além da monitorização do exercício físico e da alimentação, ainda podem ser seguidos planos de treino devidamente explicados, planos alimentares e ainda pesquisar alguns sintomas de doenças, como se de uma consulta se tratasse.
Viagens: para quem gosta de viajar esta aplicação é bastante interessante. Podem ser consultados horários e preços de Voos e de Hotéis, pontos de interesse dos vários locais a visitar, visualizar fotografias desses mesmos locais, restaurantes com opiniões de clientes e muito mais.
Partilha de Internet: permite fazer do Lumia um “hotspot” de partilha de Internet tanto de dados móveis como da rede Wi-Fi a que está ligado.
Projeta o meu ecrã: poderá ligar e projectar os conteúdos do smartphone numa TV, monitor ou projector.
Área de trabalho: qualquer empresa, organização ou universidade pode criar uma área de trabalho o Windows Phone e fornecer aplicações e informações que podem facilitar o trabalho do utilizador.
Área dos júniores: é uma área criada para proteger as informações do utilizador dos mais novos. Assim, é criado um espaço dedicado aos mais novos onde o proprietário do smartphone é que define o tipo de aplicações que podem ser acedidas. Apesar de se esperar que a activação desta área proteja de forma segura a área de acesso normal, muitas vezes o código de segurança não é accionado.
Existem muitas outras aplicações pré-instaladas e existem tantas outras da Microsoft disponíveis na loja de aplicações de excelente qualidade, basta recorrer à pesquisa.
De uma forma geral, o desempenho não desilude, mas fica aquém daquilo que era esperado. Além de alguns pequenos “bugs”, de bloqueio de aplicações quando estavam várias (cerca de 7) em segundo plano abertas, assisti a alguma lentidão a executar simples tarefas, como seleccionar um contacto no Messenger do Facebook, a escrever um e-mail, ou navegar na Internet.
Em breve apresentaremos um vídeo que demonstra o desempenho deste Lumia 830 em tarefas utilizadas no dia-a-dia!
5 – Câmara
A câmara de 10 megapíxeis faz inveja a câmaras de muitos smartphones topo de gama em qualquer um dos ambientes capturados.
Além do estabilizador óptico de imagem e da tecnologia PureView com lente Carl Zeiss, esta câmara principal conta com todas as funcionalidades já conhecidas do Nokia Lumia 930, nomeadamente a captação de clips de fotografias que, basicamente, captura um vídeo de 500ms no período que antecede a captura da foto, reproduzindo-o depois em slowmotion durante 1 segundo.
Já a câmara frontal, de apenas 0.9 megapíxeis, é excelente em situações de vídeo-chamada e ideal para as selfies da moda.
A gravação de vídeos em ambientes mais escuros não é de todo surpreendente, já em ambientes luminosos os resultados são bastante satisfatórios. A inclusão de dois microfones na traseira do smartphone, permitem uma gravação de som bastante límpida e livre de ruídos. A inexistência de foco manual durante a gravação continua a ser um factor negativo nas câmaras dos Lumia.
A panóplia de aplicações da Microsoft dedicadas à captura de imagens continua a ser um ponto forte da marca face a qualquer outro sistema operativo.
Confira alguns exemplos de imagens capturadas em diferentes situações e ambientes com o Lumia 830.
6 – Autonomia
O Lumia 830 tem uma bateria removível de 2200 mAh que dura perfeitamente para 2 dias de utilização normal, tendo em conta a utilização que lhe dei enquanto smartphone principal.
Mais especificamente, a autonomia reflecte-se em cerca de 15 horas e meia de conversação em 3G, 6.4 horas de reprodução de vídeo em Full HD com luminosidade máxima, 6.3 horas com o ecrã ligado com luminosidade a 100% e cerca de 5 horas em navegação no browser.
7 – Veredicto
Dos vários Nokia Lumia, das várias gamas que já tive oportunidade de analisar, este, o último “Nokia da Microsoft”, foi o que menos me agradou.
Apesar do seu design e autonomia serem dois factores bastante positivos e de a câmara fotográfica de 10 megapíxeis bater de longe as câmaras de smartphones topo de gama com mais tecnologias e megapíxeis, fazendo jus ao nome que enverga, a qualidade de construção da capa traseira, o desempenho e alguns bugsque foram surgindo serviram de mote para esta opinião final.
Há que ter em conta que não estamos perante um smartphone topo de gama, que se encontra à venda por um preço médio de 373 euros (informação recolhida no comparador de preço KuantoKusta), mas vindo da Microsoft esperava-se que nem o desempenho nem a qualidade de construção estivessem a representar os aspectos negativos desta análise.
Aspectos positivos
Autonomia suficiente para dois dias
Câmara fotográfica
Sincronização de tarefas entre Windows e Windows Phone
Aspectos negativos
Qualidade de construção da capa traseira
Desempenho
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot; GPS / GLONASS / Beidou; NFC, Bluetooth® 4.0 (LE); USB: microUSB ... ebosesoundlink.blogspot.com
ResponderEliminar