Todo ano, mesmo horas antes do 1° de abril começar, já rolam soltas na web as famosas pegadinhas do dia da mentira. Aliás, a tendência é encontrar cada vez mais brincadeiras sobre novos produtos e recursos, ou até "revelações bombásticas" – e foi isso que aconteceu em 2014. Confira a lista que preparamos com as melhores mentiras do mundo da tecnologia. Tome cuidado, várias delas podem ser verdadeiras.
É mentira? Tenha um detector de mentiras em seu telemóvel
Pokemon Master Challenge é uma das brincadeiras do Google no dia da mentira
Desafio Pokémon
O Google é sempre muito ativo nesta data, e começou já no 31 de março com uma brincadeira que convida os candidatos a Ash do mundo real a visitarem o Google Maps para iOS e Android em busca de Pokémons. Embora lembre o finado jogo para Game Boy, o objetivo é somente pegar os bichos e colecioná-los. Para participar, basta abrir o app do Maps, tocar em “Pesquisar” no topo da tela e “Pressionar Start” ao lado da Pokébola azul.
Desafio do Maps lembra jogo de Pokémon do Game Boy
Selfie no Gmail
Em comemoração aos 10 anos do Gmail, o Google anunciou um novo recurso que promete agradar os entusiastas das selfies. Tomando para si a invenção da moda, o Gmail atrela a popularidade do autorretrato digital aos seus temas personalizados – há até um gráfico “demonstrativo”. A novidade, portanto, é a oferta de temas do Gmail com selfies como papel de parede. Nada mais convidativo, não?
Gmail 'comemora' 10 anos com tema de selfie
Tradução em Emoji no Chrome
“Gastamos 80% do nosso poder de processamento para decodificar aqueles pequenos símbolos que chamamos de letras”, explica um engenheiro do Google para explicar o novo recurso de tradução simultânea do Google Chrome, totalmente baseado em emojis. Segundo a “equipe envolvida”, as figurinhas já podem ser usadas em receitas médicas e documentos legais – apesar de ser brincadeira, é fácil ver utilidade prática nesses casos.
Samsung Fli-Fy
Enquanto o Facebook vai usar drones para levar Wi-Fi para o mundo inteiro, a Samsung tem uma ideia diferente: usar pombos. A brincadeira da fabricante coreana para o Dia Mentira contou com a divulgação de um novo projeto que pretende acoplar “micro-roteadores leves e à prova d’água” em 50 pássaros para levar Internet à Londres inteira. No Brasil, seria fim certo a alguns planos de dados baratos mas ordinários.
Roteadores em pombos é a aposta da Samsung para o dia da mentira
Nokia 3310 Pureview
Os fãs da Nokia certamente lembram do antigo modelo 3310, que ganhou neste 1º de abril uma versão ‘renovada’ com Windows Phone 8 e câmera de 41 megapixels Pureview. “Estou muito animado por termos encontrado um caminho para casar nossa tecnologia PureView inovadora com um dispositivo tão amado”, disse um representante da Nokia em uma nota “oficial”.
3310 Pureview foi a 'novidade' da Nokia no dia da mentira (Foto: Divulgação/Nokia)
Virtual Bay
Perseguido por onde tenta instalar seus servidores, o Pirate Bay disse ter encontrado uma maneira de inserir o conteúdo inteiro do site dentro das mentes das pessoas. Batizado de Virtual Bay, o novo produto se conectaria ao cérebro por meio de um plugin (?) e poderia enviar imagens realísticas aos olhos e sons perfeitos aos ouvidos. “Você não só será capaz de ver e ouvir um filme, um jogo ou qualquer coisa que você quiser. Você vai ser capaz de vivê-lo”, promete o site.
Pirate Bay brincou sobre conteúdo na mente
Encontros no Waze
O famoso serviço de navegação GPS social também entrou na onda do 1º de abril, criando uma versão do aplicativo para a marcação de encontros amorosos no trânsito. O melhor da brincadeira é a maneira de identificar pessoas solteiras. Afinal, o serviço seria capaz obter a informação medindo o tamanho da porção de comida pedida no delivery ou pela recorrência de compras de acessórios para gatos e cachorros – por mais que seja pegadinha, esses métodos aparentam ser tão eficazes quanto observar o status do Facebook.
WazeDates promete encontrar o parceiros ideal para os usuários no trânsito
Toshiba com o Digit
Uma das melhores piadinhas que apareceram neste 1º de abril foi o inovador produto "lançado" pela Toshiba: o Digit. A mentira foi tão bem contada que muitos internautas caíram na brincadeira. O dispositivo ganhou vídeo de divulgação e página oficial no site da empresa, que só denuncia a piada no último link. O gadget nada mais é do que um par de luvas inteligentes. Com elas é possível tirar fotos, atualizar status de relacionamento com a união das mãos, tem super câmera 4K, além de integração com diversos recursos. Muito bom para ser verdade, certo?
Digit é um produto fake "lançado" pela Toshiba no 1º de abril
Motorola "boot" com nova animação
A Motorola também entrou na lista das piadinhas de 1º de abril e chamou a atenção de internautas na rede. O inicializador (boot) padrão foi atualizado para uma animação bem especial. Na tela aparecem personagens ficcionais como o monstro do Lago Ness, um UFO, além do Pé Grande. O recurso foi disponibilizado para aparelhos como o Moto X e Moto G, e para funcionar é preciso atualizar o Motorola Boot Services no Google Play. Assim, os usuários também podem entrar na brincadeira.
Virais no YouTube
O YouTube finalmente assumiu a autoria de todos os virais que já surgiram na rede de compartilhamento de vídeos desde 2005. Para “provar”, ofereceu trechos dos conteúdos que ainda vão viralizar em 2014. A lista inclui um clipe á là Gangnam Style e vários outros hilários, incluindo um que mostra a dificuldade de passar manteiga gelada no pão. Algo nos diz que alguma coisa mostrada ali vai realmente viralizar.
A imprensa portuguesa está a deixar de lado o primeiro de abril e cada vez mais as mentiras escasseiam ou são menos elaboradas, mas gigantes da comunicação como o Google teimam em manter a tradição.
Google mantém tradição do Dia das Mentiras
No passado, o «dia das mentiras», que se assinala na terça-feira, chegou a ter honras de primeira página nos jornais mas, nos últimos anos, tem escasseado a imaginação. Ao contrário, o motor de pesquisa mais conhecido, o Google, tem surpreendido.
Nos últimos anos, tem «brindado» o mundo com inovações surpreendentes: começou com o «mental plex» (leitura dos pensamentos, pelo que não é necessário escrever o que se quer pesquisar) e seguiu pelo Google Nose (pesquisa por cheiros), pelo Google Romance (pesquisa da «alma gémea») ou pelo Google Translate For Animals, uma ferramenta de tradução dos pensamentos dos animais domésticos.
Na última década e meia, tem sido a empresa quem mais tem surpreendido pela imaginação: Que usava pombos para aumentar a rapidez das buscas, que ia criar um centro de pesquisa na Lua, que conseguia enviar «emails» para o passado, que ia usar as sanitas para fornecer internet de banda larga, ou que conseguia fazer buscas em páginas antes de elas existirem.
Há quatro anos, também o YouTube dizia comemorar o seu centenário e, no ano seguinte, que estaria à venda todo o conteúdo da página, em DVD.
No passado também a imprensa portuguesa foi imaginativa. Autocarros com três pisos estavam a chegar, o Centro Cultural de Belém estava a afundar ou a Câmara de Lisboa estava a mudar-se para um hotel. Mais recentemente foi noticiado que a «troika» exigia que a velocidade da internet baixasse.
No estrangeiro sobressai o «humor britânico». Em 1981, o diário «The Guardian», do Reino Unido, dizia que cientistas tinham «dominado» o tempo e garantido um dia radioso para o casamento de Carlos e Diana (29 de julho desse ano) e chuva torrencial para zonas menos «leais» à coroa.
Mais recentemente, «The Sun» noticiou que o clube de futebol «Arsenal» ia lançar um perfume com cheiro a estádio e a BBC mostrou imagens «inéditas» de pinguins voadores, com a ajuda do «Monty Python» Terry Jones.
Tudo em nome de uma tradição de contar mentiras no 1.º de abril. E tudo com origem provável em 1564, quando o rei francês Carlos IX, ou a sua mãe, fez publicar um decreto alterando a data de início do ano civil, que passou de 01 de abril para 01 de janeiro.
Como na altura do ano novo se costumavam trocar presentes, os adeptos do novo calendário mudaram a tradição para janeiro, mas mantiveram subtilmente o costume de abril, desta vez, porém, com presentes falsos e falsas mensagens de felicitações, que resultaram depois em partidas e mentiras.
A tradição foi posteriormente alargada a toda a Europa, com a difusão da cultura francesa, ao continente americano e ao resto do mundo, acabando por se contar mentiras em toda a parte.
Pokémon invadem Google Maps para o Dia das Mentiras
Se há empresa que gosta de celebrar o Dia das Mentiras, essa empresa é a Google. Todos os anos a tecnológica cria partidas de proporções gigantescas e este ano uma delas envolve a famosa série Pokémon.
Num vídeo publicitário a Google mostra a sua visão de como seria um jogo de realidade aumentada que fundisse os conceitos de Pokémon e Google Maps. Os utilizadores podiam andar pelo mundo a capturar as diferentes criaturas com o objetivo de se tornarem o maior dos mestres de Pokémon.
Apesar do conceito ser mentira, mesmo a calhar para o dia que se festeja amanhã, 1 de abril, a Google preparou uma pequena surpresa para os utilizadores. Quem aceder ao Google Maps na versão iOS e Android vai poder durante as próximas horas poder navegar pelo mapa e apanhar até 150 criaturas diferentes.
Ao que tudo indica - isto é, se também não for mentira - os utilizadores devem esperar por uma atualização nas apps. Em Portugal a atualização ainda não está disponível, mas o mesmo pode só vir a acontecer às 00 horas de amanhã. Ou nunca.
Há ainda a promessa de que o maior mestre de Pokémon vai ser contratado pela empresa. Será?
A Google é das empresas que mais tem apostado no desenvolvimento de conceitos de realidade aumentada. Depois da aplicação Google Goggles, surgiram recentemente os óculos inteligentes Glass e o projeto de mapeamento de edifícios com o smartphone.
A gigante dos motores de busca tem ainda o jogo Ingress, que funciona um pouco como o exemplo dado com os Pokémon, mas que se baseia antes na conquista de território e de pontos de controlo no mundo real.
Mais sobre o jogo
Se acompanha as notícias sobre o mundo da tecnologia há algum tempo, sabe que não é de hoje que a Google lança alguns easter eggspara celebrar datas comemorativasA novidade da vez é o fato de que a gigante de Mountain View se preparou para comemorar o 1º de abril de maneira um tanto quanto especial.
Assim como pode conferir no vídeo acima, a companhia criou um jogo do Pokémon para comemorar o dia dos tolos. No entanto, a Google aproveitou a data para mostrar que também está focando parte dos seus esforços em sistemas e tecnologias de realidade aumentada, o que resultou em um game que deve chamar a atenção de muitas (muitas!) pessoas ao redor do mundo.
Interagindo de uma forma diferente...
O novo título, chamado de “Pokémon Challenge”, é integrado de maneira especial com o Google Maps. Ao acessar o aplicativo de mapas em algum aparelho iOS ou Android, vai poder dar zoom em algumas áreas do planeta e encontrar alguns pokémons esperando para batalhar ou para fazer parte do seu time — a mecânica deste jogo é bastante parecida com as versões de Pokémon feitas para consolas portáteis ao longo dos anos.
Assim que você chegar no local em que há uma criaturinha, é necessário utilizar a câmera do seu smartphone ou até mesmo do seu tablet para achá-lo e capturá-lo de alguma maneira. Tudo vai depender de qual pokémon quer para o sua equipa, sendo que um de água talvez seja conquistado com uma vara de pescar, por exemplo.
Aventuras em todos os lugares
Dessa maneira, pode encontrar pequenos ou grandes animais enquanto passeia pelo centro da sua cidade ou até mesmo em aventuras pela natureza. No entanto, é sempre bom ter cuidado, pois andar apontando o seu celular no meio de uma rua movimentada pode ser realmente perigoso.
A novidade está sendo liberada aos poucos. No Japão, o 1º de abril já chegou, sendo que é necessário abrir o aplicativo de mapas da Google e tocar em “Search” normalmente. Com isso, um novo botão definido como “Press Start” vai aparecer para que você inicie o jogo. Você vai poder capturar 150 monstrinhos (são seres de várias gerações diferentes e você tem a possibilidade de montar sua própria Pokédex).
Ainda segundo o que foi divulgado, até o dia 2 do próximo mês o jogo deve estar disponível para entusiastas do mundo todo — e é claro que a Nintendo está trabalhando em parceria com a Google. Além disso, no mês de setembro deste ano, a companhia vai identificar qual jogador é o verdadeiro Mestre Pokémon.