- Back to Home »
- gadgets , lg g2 , smartphones , techonlline »
- LG G2- Apresentação
quinta-feira, 8 de agosto de 2013
O LG G2 deve chegar a Portugal em Outubro, embora ainda não se conheça o preço.
Ouvir os consumidores e oferecer a eles as melhores características possíveis, visando tornar um smartphone uma ferramenta cada vez mais personalizada para o uso no dia a dia. Foi com esse objetivo que a LG apresentou nesta quarta-feira (7), em Nova York, o LG G2, modelo que agora ocupa o posto de principal smartphone da companhia.
Ouvir os consumidores e oferecer a eles as melhores características possíveis, visando tornar um smartphone uma ferramenta cada vez mais personalizada para o uso no dia a dia. Foi com esse objetivo que a LG apresentou nesta quarta-feira (7), em Nova York, o LG G2, modelo que agora ocupa o posto de principal smartphone da companhia.
O lançamento reuniu cerca de 500 jornalistas de diversas partes do mundo e esta foi a primeira vez que a companhia sul-coreana revelou ao público um dos seus produtos em uma cerimonia realizada em outro país que não a Coreia do Sul.
Como não poderia deixar de ser diferente, a expectativa era grande. Afinal, tirar a conterrânea Samsung da posição cómoda em que se encontra,praticamente metade do mercado de smartphones, não é (e não será) uma tarefa fácil. Contudo, pela primeira vez, é possível que a LG tenha os ingredientes para caminhar um pouco mais firme sobre esse terreno.
LG G2: especificações
- Sistema operacional: Android Jelly Bean 4.2.2
- Tela: 5,2 polegadas
- Resolução: 1080x1920 Full HD IPS
- Densidade de pixels: 423 ppi
- Processador: Qualcomm Snapdragon S800 de 2,26 GHz
- RAM: 2 GB
- Armazenamento: 16 GB e 32 GB
- Câmera traseira: 13 megapixels (com OIS)
- Câmera frontal: 2,1 megapixels
- Bateria: 3.000 mAh
- Tamanho: 13,8 cm x 7,09 cm
- Espessura: 0,89 cm
- Cores: preta e branca
- Preço: não informado
Tecnicamente entre os melhores do mercado
Se analisarmos friamente as configurações do G2, certamente é possível colocá-lo entre os melhores do mercado na atualidade. O processador, por exemplo, é o Snapdragon S800 quad-core, modelo mais recente apresentado pela Qualcomm e que deverá surgir nas lojas pela primeira vez embutido no smartphone da LG.
A tela de 5,2 polegadas, com resolução Full HD e display IPS, da mesma forma, resulta em uma alta densidade de pixels, de 423 pontos por polegada, ficando abaixo apenas da do HTC One e do Samsung Galaxy S4. Entretanto, o modelo pode ser colocado no mesmo nível nesse requisito.
No que diz respeito à câmera, novo ponto positivo para a LG. A versão embarcada no modelo tem resolução de 13 megapixels e conta com um sistema de ajuste de estabilização de imagem (OIS). Como a própria empresa deixou claro em sua apresentação, não se trata de um recurso inovador, já que outros aparelhos também contam com ele. Mas é a primeira vez que ele aparece em uma câmera de 13 megapixels.
LG G2 na prática: design e display
Logo após o evento de lançamento, a LG disponibilizou o produto para que pudéssemos conhecê-lo de perto. À primeira vista, é impossível não olhar para ele e não lembrar do Samsung Galaxy S4, mas não se trata de uma cópia ou algo assim.
Alguns recursos de design utilizados no produto mostram que ele é capaz de oferecer alguns diferenciais que outros modelos não têm, ao menos por enquanto. É o caso das bordas de apenas 2,65 milímetros, que denotam um uso inteligente de toda a superfície frontal. Essa novidade se mostra eficiente durante a exibição de vídeos, uma vez que a sensação de imersão no conteúdo é maior. Com menos distrações, é fácil se encantar com o brilho das imagens em Full HD proporcionadas pelo display IPS.
A ausência de botões nas laterais é outro aspecto curioso. Os tradicionais controles de volume foram deslocados para parte de trás do aparelho, mais especificamente logo abaixo da lente da câmera. Se em um primeiro momento o posicionamento pode parecer estranho, basta utilizá-lo por alguns instantes para perceber que a escolha é anatomicamente bastante agradável.
Indo além dessa modificação, a LG optou ainda por eliminar o botão físico de ligar e desligar o aparelho. Para fazer esse procedimento, tudo o que você precisa fazer é dar dois toques na tela do smartphone desligado para ligá-lo ou dois toques em qualquer ponto da tela quando ele estiver ligado para que seja encerrado.
Entre todas as novidades, essa é a que causa mais estranhamento. Afinal, estamos acostumados a desligar o que quer que seja pressionando um botão e não com dois toques na tela. Talvez seja uma questão de tempo para se habituar, mas em um primeiro momento não é algo muito agradável ou prático.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Câmera e áudio
Os 13 megapixels de resolução não proporcionam resultados muito diferentes do que já estamos acostumados em aparelhos similares, ao menos em um teste inicial. Contudo, é no recurso de estabilização de imagens que reside uma boa aposta do modelo da LG.
Colocado lado a lado em um teste cego com outros dois concorrentes, (não identificados, mas claramente o Samsung Galaxy S4 e o iPhone 5) foi possível perceber que em termos de correção de movimentos, o modelo da LG se sai nitidamente melhor.
A qualidade de áudio, também apontada como um dos diferenciais, não nos surpreendeu tanto assim. Sim, se trata de um modelo cujo áudio é de ótima qualidade, mas ao menos em nossa experiência, feita em um ambiente com muito ruído e muito amplo, não foi possível comprovar, de fato, um acréscimo significativo.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Chegou a hora da LG?
Ainda é cedo para responder a essa pergunta, em especial por conta de duas dúvidas que ainda ficam no ar. Ainda não se sabe por qual preço o produto chegará ao mercado e não se sabe quando o modelo estará disponível nas lojas.
Conversando com os executivos da LG, pudemos antecipar as seguintes informações: o LG G2 estará disponível ainda no mês de Agosto nas lojas sul-coreanas e em no máximo oito semanas nos Estados Unidos e no Canadá. Em seguida, o produto será lançado em outros 130 países .
As negociações com as operadoras norte-americanas é que vão determinar o preço do produto nos Estados Unidos.
Caso a empresa consiga trazer o produto para o mercado por um preço no mesmo patamar dos seus concorrentes, por conta das suas especificações técnicas certamente a LG conseguirá ingressar na luta pelos consumidores dos smartphones tops de linha.
Em outras palavras, é como se a LG tivesse agora uma Ferrari nas mãos e precisasse acelerar o máximo possível para tirar a diferença em relação aos outros modelos potentes que já estão na estrada há um bom tempo. É a aceitação do público nesta geração de smartphones que vai definir se a empresa poderá mesmo lutar em condições de igualdade na próxima.