- Back to Home »
- análise , especificações , g4 , lg , preços , smartphones »
- LG G4 - análise
segunda-feira, 12 de outubro de 2015
A LG é hoje uma marca claramente distinguida no segmento topo de gama do mercado dos smartphones. A evolução dos seus modelos tem vindo a ser notória e sem dúvida que são o design, a ergonomia, o ecrã e as câmaras que mais o distinguem.
O LG G4 foi a última grande aposta da LG e, depois de algumas semanas de utilização, apresentamos-lhe toda a análise em pormenor.
Aspectos positivos
- Desempenho
- Aplicações e funcionalidades pré-instaladas
- Qualidade e resolução do ecrã
- Design e ergonomia
- Câmaras
Aspectos negativos
- Autonomia
- Problemas de som reproduzido durante chamadas de voz (normal e alta voz, apenas por rede móvel 2G)
1 – Características Gerais
O LG G4 vem equipado com o SoC Qualcomm MSM8992 Snapdragon 808 que inclui dois CPUs, um Dual-core Cortex-A57 a 1,82 GHz e um quad-core Cortex-A53 a 1,44 GHz, com um GPU Adreno 418. A versão do Android é a Lollipop 5.1 com interface LG Optimus UX 4.0 UI.
Este modelo distingue-se dos anteriores por ter disponíveis capas tanto em plástico como em pele, que lhe dão um toque bastante elegante, mais do que se poderia imaginar. O G4 está disponível em branco, dourado e prateado, para as capas em plástico, e em preto, bordeaux e camel para as capas em pele. Tal como o seu antecessor, tem um ecrã de 5,5 polegadas com uma resolução de 1440 x 2560 píxeis.
O novo LG G4 vem com uma câmara principal de 16 MP, mantendo a tecnologia de foco a laser, e uma secundária de 8 megapíxeis, uma clara evolução face ao LG G3.
O modelo cedido pela PCDIGA é o de capa em pele Camel e traz uma capa adicional dourada, em plástico. A caixa traz ainda o carregador AC, o cabo USB/microUSB, os auriculares e ainda os manuais de instruções rápidas.
Ecrã
- IPS Quantum de 5.5″, resolução QuadHD 1440 x 2560 (~538ppp)
- Protecção Corning Gorilla Glass 3
Processador
- Qualcomm MSM8992 Snapdragon 808, Quad-core 1,44 GHz Cortex-A53 & dual-core 1,82 GHz Cortex-A57
- GPU Adreno 418
Rede
- GSM / HSPA / LTE
Sistema Operativo
- Android 5.1 (Lollipop)
Memória
- Memória RAM: 3GB
- Memória interna: 32GB
- Memória externa: cartão microSD até 128GB
Câmara
- Principal (traseira): 16 MP estabilizador óptico de imagem, Flash dual-LED, Laser de foco automático de 0,18 segundos
- Secundária (frontal): 8 MP com capacidade de gravação de vídeo Full HD @30fps
Funcionalidades da câmara
- Dual Shot, gravação de vídeo e captura de fotografia em simultâneo, geo-tagging, detecção de rosto, HDR (High Dynamic Range), captura por voz e gesto
Vídeo
- Gravação: UltraHD (2160p@30fps), FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps), HDR, estabilizador de vídeo, gravação de vídeo dupla
Funcionalidades adicionais
- Modo convidado
- Sessão para diferentes utilizadores
- Operação uma mão
- Gestos inteligentes
- LG Health
- Teclado inteligente
- QuickCircle, QRemote, QSlide, QuickMemo+, Miracast, SmartShare Beam
- Dividir ecrã
Sensores
- Acelerómetro, giroscópio, proximidade, bússola
Dimensões e peso
- 148,9 x 76,1 x 6,3 – 9,8 mm, 155g
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
- GPS / GLONASS
- NFC, Bluetooth® 4.0 (LE)
- IR LED (controle remoto)
- USB: microUSB v2.0 (SlimPort 4K), USB Host
Bateria
- 3000 mAh Li-Ion
Cores
- Branco cerâmico, Cinza metálico, Dourado brilhante, Pele bordeuax, Pele camel, Pele preta
2 – Hardware e Design
Estamos, mais uma vez, perante um smartphone simples em termos de design mas, ao mesmo tempo, inovador. As curvas, o adaptar à mão do utilizador, foram novamente a preocupação da marca e, nesta nova versão, incluiu capas em pele genuína para lhe conferir um aspecto ainda mais elegante e sofisticado.
A LG é conhecida também pela produção de smartphones com ecrã curvo e, apesar do G4 não apresentar uma curva tão acentuada quanto os LG G Flex, a verdade é que este ecrã de 5,5 polegadas é ligeiramente curvado. As dimensões, de uma forma geral, são quase idênticas às do LG G3: volume de 148,9 x 76,1 x 6,3 a 9,8 mm e 155g de peso.
Tal como os antecessores, o LG G4 não traz qualquer botão nas laterais, sendo os habituais botões de Volume e Power deslocados para a traseira.
Em baixo encontra-se a porta microUSB v.2.0 (SlimPort 4K), a entrada para os auriculares de 3,5 mm e o microfone principal. Em cima vem ainda colocado o sensor de infravermelhos, essencialmente para suportar a função de Quick Remote do equipamento.
A frente é também ela muito simples: em baixo não existe, mais uma vez, qualquer botão físico, os comuns do Android encontram-se no ecrã, e em cima, além do altifalante, encontra-se o LED de notificações, a câmara de 8 megapíxeis e os sensores de proximidade e luminosidade.
O modelo em testes, cedido pela PCDIGA, vem com uma capa em pele de cor Camel e dentro da embalagem vem ainda com uma capa dourada brilhante. Numa primeira impressão, as capas em pele parecem pouco atractivas, tornado o smartphone pouco elegante, mas “ao vivo” dá-lhe um toque requintado e diferenciador. Hoje em dia as marcas são acusadas de se “imitarem umas às outras” e a LG tem vindo a saber destacar-se na perfeição, sem imitações.
A capa em pele não tem só vantagens, já que tem alguma tendência a riscar-se, apesar da capa de teste não ter sofrido qualquer dado (devido ao cuidado adicional de utilização). Quanto à capa em plástico, essa é bastante resistente. Durante quase um mês de testes, essa foi a capa que utilizei mais intensivamente e não ficou com qualquer arranhão nem perdeu brilho nas zonas de contacto.
Ao retirar a tampa traseira tem-se acesso à bateria de 3000 mAh e aos slots para cartão micro SIM e microSD.
A câmara fotográfica de 16 megapíxeis, colocada na traseira do smartphone, vem auxiliada pelo estabilizador óptico, por um flash de dois tons e por um laser de foco automático. Ainda na traseira do equipamento foi colocado o altifalante onde o som não fica nada comprometido quando assente numa superfície graças à curva da capa traseira.
3 – O que distingue o LG G4
Ecrã
O LG G3 foi um dos primeiros smartphones a incluir a super resolução de 1440 x 2560 píxeis no seu ecrã. Desde então que os topo de gama já só fazem sentido se forem lançados com resolução semelhante. Por um lado, a visualização de conteúdos melhora bastante, mas por outro a autonomia é quem mais sofre com todos estes píxeis a serem processados.
No LG G4, o ecrã Quad HD é baseado na tecnologia IPS Quantum, em comparação com tecnologias Retina, presente no iPhone 6, ou Super AMOLED (QuadHD), presente o Galaxy S6, a IPS Quantum apresenta resultados de reprodução de cores mais reais, o que realmente se verifica. Poderá ver aqui uma breve explicação em vídeo sobre esta tecnologia pelo PhoneArena.
Esta qualidade de ecrã vem ainda reforçada com uma ligeira curva no ecrã. Uma curva quase imperceptível, mas que supostamente melhora a qualidade de visualização dos conteúdos. Sinceramente, não consegui perceber em que aspecto é que é melhorada face ao seu antecessor, por exemplo.
O ecrã é bastante resistente a dedadas e gorduras e a sensibilidade ao toque é muito boa.
Interface
O LG G4 vem com a nova versão do Android Lollipop 5.1, com a interface LG Optimus UX 4.0 UI. É muito fluido, rápido e sem bloqueios.
A forma como as opções das definições vêm organizadas é muito intuitiva e de fácil acesso. Tudo o resto é muito semelhante ao Android comum.
Tal como o LG G3, ao deslizar o ecrã para a esquerda, o utilizador encontra o Smart Bulletin, que é basicamente um agregador de várias aplicações úteis ao utilizador, como o LG Health, que indica o número de passos dados até ao momento, oCalendário, que indica os próximos compromissos em agenda para o dia, a Música, onde se tem acesso a uma série de acções de controlo a lista de música, ou o Smart Settings, onde o utilizador pode definir várias definições inteligentes, como alterar o perfil de som quando está em casa.
Existem ainda outras aplicações associadas ao Smart Bulletin como as Smart Tips e o QuickRemote.
Outras Aplicações e Funcionalidades
Em termos de aplicações e funcionalidades o G4 mantém grande parte das aplicações dos modelos anteriores, nomeadamente o Quick Remote, QSlide, Quick Memo+, Dual Window, Smart Notice, Smart Keyboard e LG Health.
- Quick Remote: é a aplicação destinada ao Controlo Remoto Universal, ao qual se pode ligar uma série de aparelhos desde TVs, ar-condicionado, projectores, leitor de DVD e Blu-Ray.
- QSlide: permite a gestão de múltiplas tarefas, sendo que pode ser movido, redimensionado ou tornado transparente.
- Quick Memo+: através desta aplicação é possível tirar notas rápidas por cima do ecrã que se está a utilizar, ou escolher uma “folha em branco”.
- Dual Window: não é mais do que a possibilidade de trabalhar em simultâneo em duas aplicações no mesmo ecrã.
- Smart Notice: através desta nova funcionalidade são recebidas algumas recomendações de acções que são executadas de forma regular no smartphone, baseadas no estado do telefone, comportamento e localização.
- Smart Keyboard: o teclado é bastante simples, personalizável, vai sugerindo novas palavras e permite a função de escrita através do deslizar do dedo pelo teclado. No fundo, é um teclado bastante comum e que ainda não é capaz de competir directamente com o SwiftKey.
- LG Health: a aplicação destinada à monitorização da actividade física está mais completa, com o layout mais atractivo, permitindo monitorizar não só os passos diários o utilizador bem como uma vasta série de exercícios físicos.
Segurança
A segurança sempre foi uma prioridade para a LG. No ano passado apresentou uma nova forma de desbloqueio dos seus smartphones, o Knock Code que permite criar um padrão através de toques no ecrã como forma de segurança, e ainda as funções Kill Switch e Content Lock, que permitem desactivar o smartphone remotamente e manter ficheiros pessoais escondidos, respectivamente.
No LG G4, ao invés do modo de convidado existe uma segunda conta de utilizador, que pode receber uma nova conta Google, onde o utilizador dessa segunda conta não terá acesso a qualquer conteúdo da conta principal e vice-versa.
4 – Câmara
Mais uma vez, a LG apostou fortemente na qualidade das suas câmaras fotográficas. Temos uma câmara frontal com qualidade superior à de muitas câmaras traseiras desmartphones de gama média e a câmara traseira está muito ao nível da câmara do Samsung Galaxy S6, essa considerada a melhor câmara de smartphone da actualidade.
A câmara traseira conta com 16 megapíxeis auxiliados por um laser de foco que permite a focagem de vários pontos em simultâneo, com grande velocidade de captura. O duplo flash de dois tons é também um forte auxílio, principalmente, para as fotos capturadas em ambientes mais escuros.
As imagens capturadas com esta câmara podem ir desde as imagens e vídeo em HD até UltraHD, ou mesmo em câmara lenta. Os modos de captura são muito simples e o modo automático é suficiente para umas fotos perfeitas.
A câmara frontal é agora de 8 megapíxeis e inclui mais uma vez o modo de captura através do gesto de fechar a mão, ideal para que as selfies não fiquem tremidas. Mas este modo de captura ganhou uma nova acção, e ao fechar 2 vezes a mão, a câmara irá capturar 4 fotos seguidas. As selfies ficam muito boas e em ambientes muito escuros os resultados são bastante satisfatórios.
Em vídeo, a qualidade de captura de imagem é muito boa, mas a de som, em ambientes com algum ruído ou som de intensidade elevada, não é de todo o melhor qualidade para esta gama.
Veja abaixo outros exemplos de imagens capturadas com o LG G4 em diferentes ambientes.
5 – Autonomia
Tal como já assistimos no LG G3, a autonomia foi o que mais sofreu com a inclusão de um ecrã QuadHD num smartphone com uma bateria de 3000 mAh e desta vez a situação repete-se.
Com uma utilização diária normal, incluindo o brilho automático, o Wi-Fi sempre ligado, sincronização automática, utilização da câmara fotográfica e alguns jogos, algumas pesquisas no browser e redes sociais, o LG G4 apenas tem autonomia para um dia (cerca de 18 horas) ou nem isso.
Ainda assim, se formos mais comedidos na forma de utilização, tendo o cuidado de desligar o Wi-Fi quando não é necessário, de ter os dados móveis desligados e o brilho do ecrã num nível mais baixo, e até tirar partido do modo de poupança de energia incluso, é possível uma utilização diária sem problemas.
De uma forma mais concreta, o ecrã com brilho no máximo consome a totalidade da bateria em cerca de 8,5 horas, em navegação no Google Chrome, através de Wi-Fi e com o brilho do ecrã no máximo, a bateria dura em média 5,6 horas e a visualizar vídeos no YouTube a 1080p, a autonomia é de cerca 4,3 horas.
7 – Veredicto
Mais uma vez o LG G4 é uma aposta ganha pela marca. É detentor de um design simples e marcante, é um equipamento ergonómico, não tem sensores desnecessários que encarecem os equipamentos e que acabam por não ser utilizados, tem um poderoso ecrã e uma excelente capacidade de processamento.
Em termos de desempenho, o LG G4 não apresentou quaisquer problemas de processamento da informação, nem falta de fluidez nas transições ou bloqueios de aplicações. No Benchmark AnTuTu consegui uma pontuação 48233, muito próximo do Samsung Galaxy Note 4.
Um dos problemas do LG G4 é a qualidade de chamadas em 2G, ouve-se algum ruído e existe dificuldade em ouvir quem está do outro lado do telefone. Em 3G ou através do Skype, por exemplo, a chamada é realizada sem quaisquer problemas.
O LG G4 pode ser adquirido por um preço de 579,00 € com capa normal ou de 599,00 € com capa em pele, ambos os preços encontrados na PCDIGA.
Did you know that you can earn cash by locking premium pages of your blog or website?
ResponderEliminarSimply open an account with Mgcash and add their content locking tool.