- Back to Home »
- Apps , polémica , youtube kids »
- YouTube Kids- causa polémica com publicidade infantil
terça-feira, 7 de abril de 2015
Quando o aplicativo YouTube Kids foi lançado, acreditava-se que seria um ambiente seguro para que os pais se sentissem tranquilos enquanto os seus filhos simplesmente fossem protegidos ao mesmo tempo que desfrutassem de programação infantil.
Porém, não é o que grupos de vigilância acreditam que ocorre na prática. Uma denúncia foi feita ao Federal Trade Commission (FTC), alegando que o app da Google abusa de comerciais. Segundo as acusação, as práticas de marketing do YouTube Kids são desleais e não seriam permitidas em um canal de televisão a cabo.
Os pais que buscam distinguir o marketing imparcial de produtos infantis se preocupam não apenas com as propagandas que aparecem necessariamente entre uma atração e outra, mas estão insatisfeitos com o fato de que nos próprios apresentadores infantis endossam produtos às crianças, em seus programas.
Há algum tempo que foi estabelecida uma série de regulamentos para publicidade infantil, diante a afirmativa de que as crianças são mais susceptíveis a determinadas abordagens de marketing. Os grupos acreditam que o YouTube Kids não respeita esses regulamentos.
As denúncias alegam ainda que o YouTube contraria suas próprias diretrizes de publicidade. "Produtos relacionados com alimentos e bebidas de consumo são proibidos, independentemente do conteúdo nutricional", segundo constaria na página sobre as políticas do aplicativo, e ainda assim, entre os vídeos infantis, está incluso um canal do McDonald's com conteúdo sobre alguns de seus alimentos.
Reguladores tornaram-se cada vez mais preocupados com a publicidade online dirigida às crianças. Em setembro passado, Yelp e TinyCo pagaram US $ 450.000 devido a uma queixa à FTC, alegando que eles teriam violado o Ato de Proteção de Privacidade de Crianças, estabelecido em 1998.
Um porta-voz do YouTube disse apenas que “ao desenvolver YouTube Kids consultamos inúmeros parceiros e grupos de defesa de privacidade da criança. Estamos sempre abertos a comentários sobre formas de melhorar o aplicativo”.
O YouTube Kids está disponível para Android e iOS desde o final de fevereiro.