O Samsung Galaxy Note 4 será o próxima grande novidade da empresa...
Cada apresentação de um dispositivo da família Note tem sido um grande evento para a Samsung, quase tão importante quanto o lançamento de um carro-chefe da série Galaxy S. A linha Note tem uma legião de fãs, especialmente pelo seu formato, funções e, claro, pelo stylus S Pen. O Samsung Galaxy Note 4 será o próximo high end da sul-coreana, e ele promete trazer o melhor que a tecnologia atual tem a oferecer. Reunimos aqui todas as notícias e rumores sobre o phablet divulgados até agora.
Data de lançamento do Galaxy Note 4
Essa é talvez a informação mais sólida de que dispomos até agora. Aqui nos baseamos nos hábitos de lançamento da Samsung. Até agora, todos os Notes foram apresentados nos mese de agosto ou setembro:
Galaxy Note N7000: setembro de 2011;
Galaxy Note 2 N7100: agosto de 2012;
Galaxy Note 3: setembro de 2013;
Galaxy Note 4: agosto/setembro de 2014?
A nossa aposta é de que, como no caso do Note 3 no ano passado, o Galaxy Note 4 seja apresentado no evento especial dentro da feira de tecnologia de Berlim, a IFA 2014 (entre 5 e 10 de setembro).
Ecrã(Tela) do Galaxy Note 4
Especula-se que finalmente o display flexível YOUM será integrado ao Galaxy Note 4. Essa seria a sua estreia comercial, e tecnologias semelhantes já foram introduzidas no mercado com o LG G Flex e o Galaxy Round, este último vendido na Coreia. Com base em alguns vazamentos, bem como em testes de benchmark e em fontes internas, a Samsung irá lançar um dispositivo com “novo formato” no segundo semestre de 2014. Esse novo display teria uma resolução QHD e a tecnologia OLED. Também existem rumores de uma digonal de tela de 5,7 polegadas ou de 5,9 polegadas, e o consumidor também poderia escolher entre uma versão com ecrã( tela) convencial e outra com tela curva. Se nos basearmos nesses rumores, o Note 4 teria uma densidade de pixels de 515 ppi, menos, por exemplo, do que o último carro-chefe da LG, o LG G3, lançado no Mobile World Congress 2014 de Barcelona.
Alguns esperam também que a Samsung amplie a tela para as laterais do dispositivo, como vem mostrando em protótipos (foto abaixo). O display flexível, ou ao menos curvado, iria possibilitar a criação de atalhos para notificações e status na lateral do Note 4, e dessa forma a tela inteira não precisaria ser ativada.
Especificações técnicas do Galaxy Note 4
A Samsung tem o hábito de anunciar suas novas tecnologias de ponta independentemente dos eventos de apresentação dos carros-chefe. Esse foi o caso com os últimos processadores Exynos octa-core, com o ecrã( tela) flexível YOUM e também com o display QHD. Dessa forma, podemos especular que o Note 4 se beneficie das tecnologias anunciadas antes do dispositivo em si.Também sabemos que a Samsung planeja aumentar a memória interna dos seus aparelhos, e por isso acreditamos que o Note 4 possa ser lançado com 128 GB. A Samsung também tem trabalhado numa tecnologia de 64 bits para seu próximo processador Exynos, que tem todas as chances de ser integrado ao Note 4. Além disso, uma versão do dispositivo também poderá contar com oSnapdragon 805 da Qualcomm (igualmente com tecnologia de 64 bits), que viria com a GPU Adreno 420 para gráficos melhores e consumo de memória e energia otimizados.
Cada nova edição de um dispositivo Note com frequência traz um novo marco quando o assunto é a memória RAM. Será que o Note 4 será o primeiro a contar com 4 GB? De toda forma, 3 GB são mais do que suficientes para os smartphones atuais. Um novo processador de gráficos pode chegar, levando-se em conta que o Adreno 330 veio integrado à geração prévia de dispositivos Samsung.
Sem dúvida, a bateria também será melhorada no Note 4, e com as otimizações possibilitadas pela LucidLogix, o display QHD provavelmente não irá sobrecarregar o consumos de energia do próximo phablet da Samsung.
Funções do Galaxy Note 4
Scanner de íris
Um tuíte recente da Samsung Exynos pode indicar que o Note 4 virá com um scanner ocular. Nada foi especificado, mas apostamos num sensor de íris e não de retina . Como este rumor vem circulando há algum tempo, e levando em conta que a função não foi integrada ao Galaxy S5, é provável que vejamos um sensor ocular no Note 4.
Security can be improved using features unique to us. That's what we envision. What would you use? #ExynosTomorrow
No tuíte acima, a imagem poderia muito bem ser a de um Note 4, mas o botão de início é estranhamente redondo. Ao contrário do sensor de digital, com essa nova função de segurança a Samsung seria a pioneira no lançamento comercial da tecnologia para dispositivos móveis.
Nova versão da TouchWiz
A Samsug prometeu uma “volta ao básico” com o Galaxy S5, e a empresa com efeito cumpriu a promessa, ao menos no que diz respeito à TouchWiz. Muitos consideram que o último carro-chefe da sul-coreana não trouxe inovações tecnológicas, mas a maioria também vê com bons olhos a revisão (mesmo que um tanto incipiente e parcial) da interface do aparelho. Espera-se que a reformulação avance com o Galaxy Note 4, com mudanças visando à simplificação da interface.
Duas mudanças muito bem-vindas seriam, em primeiro lugar, a eliminação do bloatware excessivo que a UI traz (os apps poderiam ser de download opcional) e, em segundo, uma maior influência da (até onde conhecemos) bem-sucedida linguagem visual do Android L.
Câmera do Samsung Galaxy Note 4
O site coreano etnews aposta numa câmera de 20 megapixels para o novo phablet, mas não acreditamos que essa fonte seja a melhor no que diz respeito à confirmação dos rumores. Apesar disso, deve-se notar que a Samsung sempre foi um competidora ferrenha na parcialmente inútil corrida de megapixels. Se a câmera do Galaxy S5 contou com 16 MP, é no mínimo plausível que o Note 4 traga 20 MP, obviamente com a opção de vídeo em 4K.
Outros rumores mencionam um sensor da Sony de 16 MP, já usados nos carros-chefe de 2014. Também é quase certo que o Note 4 venha com estabilizador ótico de imagem integrado à sua câmera traseira. Quanto À câmera frontal, especular-se que tenha 3,7 MP.
Preço do Galaxy Note 4
Nos Estados Unidos, ele deverá custar por volta de 700 dólares .