“L is for Later”: essa frase resumiu o recente anúncio da equipa do CyanogenMod.
Mesmo com a divulgação dos códigos para a prévia do Android L no AOSP, uma implementação não será feita de imediato. Deveremos esperar mais um pouco, portanto, pelo CM 12.
Os desenvolvedores do CyanogenMod não estão com pressa. Eles sabem que muito ainda pode ser alterado na base do Android L. No blog da ROM customizada (fonte abaixo), podemos ler a prudente afirmação: “O mais novo lançamento do Google é algo que ele nunca fez antes, e irá ajudar imensamente a adoção da nova plataforma L; é empolgante ver isso acontecer. Contudo, é fato que o código, sendo uma prévia, não é final e provavelmente irá mudar. Ninguém fora do Google sabe o quanto [...]”.
O Android L já pode ser instalado no Nexus 5, mas ainda faltam funções básicas.
Mais uma razão para cautela é o fato de o Android L ainda não ser uma plataforma de desenvolvimento propriamente dita. Funções básicas como o botão de “apagar tudo” nas notificações ainda estão ausentes.
A boa notícia é que, tão logo a versão final do Android L esteja disponível, a equipe do CM trabalhará com a dedicação conhecida para lançar a nova versão da ROM, com as funções completas e as conhecidas otimizações. Por enquanto, o trabalho será concentrado nas versões mensais do CM 11, particularmente no M8, que trará os consertos de bugs do Android 4.4.4 à ROM.